terça-feira, 1 de março de 2011

A história dos cidadãos unidos versus corporações

Porque a democracia só funciona quando os cidadãos participam? Porque é que o povo perdeu o controle da democracia? Porque as mega corporações económicas e financeiras - sim, as grandes sociedades anónimas, aquelas que não têm rosto nem culpa -  mandam no mundo e nos políticos? 

Veja e ouça as explicações de Annie Leonard no mais recente vídeo de "The Story of Stuff", lançado hoje, ou leia o artigo no The Huffington Post. A história é contada para os americanos, onde os "lobbies" das corporações são "legais". Nos Estados Unidos, as grandes sociedades anónimas gastam centenas de milhões de dólares em propaganda eleitoral para influenciar os cidadãos a votar nos candidatos que os protegem. Nos Estados Unidos, podem gastar o que quiserem, porque o Supremo Tribunal assim o decidiu. Annie Leonard apela aos cidadãos para exigirem a mudança da constituição, que deve diferenciar pessoas reais de empresas.  Mais que óbvio - porque as pessoas são movidas por uma multiplicidade de interesses, necessidades e expectativas. E essas empresas, só as move uma coisa: maximizar o lucro!

Por cá, a história não é muito diferente: os "lobbies" não são permitidos, mas são como as bruxas: lá que existem, existem! E o pior, é que as grandes empresas anónimas são multinacionais, não actuam só nos Estados Unidos! E muitas delas actuam das maneiras mais sórdidas!



Com legendas em espanhol aqui

12 comentários:

  1. Manuela querida, o Sustentabilidade consegue ficar cada vez melhor. É um prazer visitá-lo. Forte abraço. Liete.

    ResponderEliminar
  2. E assim se percebe que a Monsanto mande na UE e os ponha a banir sementes que não as deles... :-S

    Quando é que será que as pessoas vão perceber o seu poder?!?

    Haja esperança Manuela.
    Bjnhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Liete

    Muito obrigada :)
    O mesmo se pode dizer do seu
    Minha Casa Meu Mundo, pois você continua desencantando textos excelentes.

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  4. Sónia

    Quem estiver atento e/ou interessado, entende. Se calhar, bastaria abrir os olhos, porque não é nada difícil!

    Haja esperança, Sónia

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  5. é mesmo isso Manuela: "Se calhar, bastaria abrir os olhos, porque não é nada difícil!"

    Eu não me considero uma pessoa MUITO inteligente, mas por vezes desconfio que devo ter um QI brutal - de que outra forma seria possível explicar que a maior parte das pessoas não perceba aquilo que para mim, que até nem vejo televisão nem notícias regularmente, salta à vista?!?

    Não percebo, mas tenho fé que isto vai endireitar por nossa vontade antes que a isso sejamos obrigados petrolificamente.

    ResponderEliminar
  6. Colocando o problema desta maneira, as corporações são como como uma matilha de lobos quando caça, são poucos mas trabalham em conjunto, lutam por o mesmo interesse que no caso são lucros financeiros, nós pessoas somos um rebanho de ovelhas quando atacadas foge cada uma para o seu sitio, e aquelas que estão no meio do rebanho estando mais protegidas continuam a comer a sua erva como se nada se passa-se.
    Quanto aos presidentes dos E.U.A, depois de JFK todos os presidentes dos E.U.A foram "colocados"no poder, por poderes ocultos de corporações e banqueiros, incluindo o Obama, o seu discurso da mudança, não passou de propaganda, visto que na essência não mudou nada, dando como sempre a mão aos banqueiros e corporações.

    ResponderEliminar
  7. Pois é Sónia, eu também não me considero muito inteligente... se calhar é por isso que não percebemos por que é que a maioria não percebe...

    Bem, estava a brincar, na realidade, nós sabemos porque é que a maioria não sabe ou não abre os olhos: porque não quer saber, é muito mais confortável não saber, não ter de agir ou de mudar o seu modo de estar na vida.

    Por exemplo, não querendo ser injusta, mas se calhar sendo: praticamente todos os meus amigos, familiares e colegas sabem que eu me dedico a divulgar assuntos relacionados com o ambiente e sustentabilidade; uma parte deles raramente vai à internet, mas muitos a frequentam. E tenho a certeza que a grande maioria raramente ou nunca visita este blogue (ou este ou outro do género) - contam-se pelos dedos de uma mão os que aqui vem ler ou ver algo de vez em quando. Por vezes até me dá vontade de parar (sim, que isto dá trabalho, bem sabes), mas depois lembro-me das cerca de 300 visitas por dia, e das pessoas que, como a Sónia, se dão ao trabalho de comentar e enriquecer o blogue, e ganho logo ânimo.

    :)

    ResponderEliminar
  8. Carlos

    Quanto ao Obama, ainda tenho uma réstia de esperança que ele faça algo, mas sinceramente, não muita...

    Gostei da imagem da alcateia e do rebanho: muito eficaz, mesmo!

    Esperemos que cada vez haja mais ovelhas "ranhosas" a berrar contra a alcateia, a ver se as outras ficam atentas.

    ResponderEliminar
  9. Manuela:
    Apesar de não ser tão activa como tu, também sofro desse mal de "quem mais perto está, menos me percebe"...
    Mas orgulho-me de ser ovelha ranhosa (óptimo exemplo Carlos!!!) e de ter uma outra ovelha que me compreende e, se tudo correr bem, daremos ao mundo mais duas ovelhas das que olham o lobo nos olhos e se juntam para se defenderem.

    Não precisas de dar graxa porque já me sabes fã incondicional, apesar de não andar a comentar tanto como mereces... Mas leio tudo, não penses que te safas! ;-)

    ResponderEliminar
  10. Eu sempre achei o Obama muito populista apesar de no principio da candidatura dele, acreditar que ele podia mudar alguma coisa, depois o discurso foi sempre sendo o mesmo, quando ele foi eleito já não acreditava muito nele. E agora acredito que foi um fracasso autentico, mas acredito que mudar os E.U.A não será fácil. Ao que parece a próxima esperança dos E.U.A será Ron Paul, que pelo menos apresenta ideias concretas , e não está a fazer grandes amigos entre o os grandes Midia e corporações , o que é bom.

    ResponderEliminar
  11. Enquanto a maioria das pessoas achar que não depende delas a mudança, a engrenagem continuará a ser a mesma até á completa bancarrota.
    Só com a pressão da maioria, que é a classe trabalhadora (escravos), é que lá vai.
    Até lá, não acredito que alguma coisa mude, pois a pressão a que eles tb estão sujeitos é enorme.
    Terá que haver uma batalha em que nós, a maioria só poderá vencer, exactamente por sermos a maioria.
    Aposto que todos nós quisemos acreditar que o Obama iria fazer alguma diferença. E essa foi a parte melhor, fez-nos ter esperança (durante muito pouco tempo, é um facto), mas mais nada.

    ResponderEliminar
  12. Posso deixar isto?

    É um presente para todos!

    http://www.youtube.com/watch?v=Ri9PpFVyVhE&feature=email

    beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.