quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Ernst Gotsch - Agricultura que cria recursos em vez de explorá-los

 Chamam-lhe agricultura natural, agricultura ecológica, agroecologia, agrofloresta, ou mesmo permacultura. No fundo, os objectivos são os mesmos - aproveitar a terra o melhor possível sem o recurso a químicos sintéticos e venenos, respeitando a natureza, a biodiversidade e o solo, e minimizando a necessidade de trabalho humano. Não, o objectivo não é o lucro, mas uma vida melhor!

Já aqui apresentamos Sepp Holzer, o australiano que esteve cá em Dezembro passado e nos explicou como consegue ter a quinta mais produtiva da Áustria com os seus métodos naturais e de respeito pela natureza.

Hoje chegou a vez de apresentar Ernst Götsch, nascido na Suíça em 1948, vive no Brasil há mais de 25 anos. Nos anos 70 trabalhou no melhoramento genético de espécies vegetais, mas chegou à conclusão que "em vez de adaptar as plantas cultivadas, obteria melhores resultados se criasse agroecossistemas em que as plantas, num sistema de cooperação, se desenvolveriam vigorosamente sem adição de químicos". Os Sistemas Agroflorestais da sua fazenda na zona cacaueira da Bahia, transformaram uma terra considerada totalmente improdutiva numa das terras mais ricas da Mata Atlântica. Reflorestou mais de 300 ha de áreas degradadas, criando matas altamente produtivas sem adubos químicos ou agrotóxicos e fazendo ressurgir 17 nascentes. Sua visão pioneira da evolução e função das espécies, bem como os princípios da sua práticas, são aplicáveis em qualquer ecossistema. Ele é uma referência internacional no desenvolvimento de Sistemas Agroflorestais - uma nova visão da agricultura que reconcilia o ser humano com o meio ambiente." Fontes: Tibá, Sítio

De 26 de Abril a 6 de Maio, Ernst Götsch estará em Portugal a ministrar dois workshops em Agrofloresta (Iniciação e Avançado), em Mangualde, Viseu. organizados pelo Sítio, "uma cooperativa dedicada ao desenvolvimento de economias locais". Veja na respectiva página mais informação sobre estes workshops.

Foi também ao site do Sítio que fui buscar os vídeos abaixo incorporados sobre o seu trabalho, donde retirei as seguintes frases, que destaco:

 "O Roundup é o espelho do completo ignorante"

"Agricultura que respeita a natureza - criando recursos, e não explorando recursos"




6 comentários:

  1. Manuela, gostei tanto.
    Engraçado, no dia anterior a este post, estive a ver exactamente este documentário e encheu-me de alegria. Tb quero aprender, apesar de viver rodeada de pastagens que levam com os "idas" todos. Espero ter chance de me inscrever no workshop.
    Que linda maneira semear vida!

    ResponderEliminar
  2. Ana Teresa

    Eu ainda não sei se vou poder ir ao primeiro workshop, para iniciados, por questões de "agenda", mas sei que não posso ir ao "avançado". Mas inscreva-se e venha cá ao continente aprender com esse senhor, que julgo que não se irá arrepender. E vagas ainda há :)

    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Os cursos de Agrofloresta no Sítio, em Mangualde, Viseu, foram adiados para Outubro, por motivos de saúde de Ernst Gotsch

    ResponderEliminar
  4. Vocês viram os novos vídeos?
    https://vimeo.com/56463668

    ResponderEliminar
  5. http://edsonjnovaes.wordpress.com/2014/12/14/neste-chao-tudo-da/

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.