domingo, 13 de fevereiro de 2011

Defendendo o Rio Xingu da barragem de Belo Monte

Imagem de Papel Social
mais de 20 anos que dura a polémica sobre a construção da  barragem de Belo Monte na bacia do Rio Xingu, na Amazónia, Brasil,  que obteve licença ambiental em Fevereiro de 2010.
Para além dos efeitos nefastos no equilíbrio dos ecossistemas da região, na biodiversidade e nas populações locais,  dezenas de especialistas  apontaram falhas nos estudos de impacte ambiental e lançaram dúvidas sobre a eficiência económica e energética daquele que o governo do Brasil quer que seja a terceira maior barragem do mundo.



"O Complexo Hidrelétrico de Belo Monte pode vir a ser um dos maiores desastres sociais e ambientais da história da Amazônia
Se construído, vai desviar e secar o Rio Xingu em um trecho de 100 quilômetros, conhecido como a Volta Grande, deixando o rio seco e povos indígenas, ribeirinhos, populações extrativistas e agricultores familiares sem água, peixe e meios de transporte. Além disso, vai inundar uma área de 668 quilômetros quadrados, inclusive parte da cidade de Altamira, contribuindo para a perda da biodiversidade, o aumento de doenças como a malária, emissões de gases de efeito estufa e outros graves problemas socioambientais.

Economistas, engenheiros e outros especialistas têm demonstrado que Belo Monte, cujo custo pode chegar a mais de R$30 bilhões, não é um projeto economicamente viável. Mesmo assim, o governo federal  tem pressionado o BNDES a utilizar dinheiro do contribuinte brasileiro e de fundos de aposentadoria de empresas estatais para bancar um empreendimento como este, que é altamente arriscado.

Existem caminhos muito melhores para promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia, com respeito e envolvimento das populações locais e para atender às legitimas necessidades de energia do país, como investimentos em eficiência energética e fontes verdadeiramente limpas, como solar e eólica."

Fonte: Movimento Xingu Vivo para Sempre



A petição referida no vídeo já não está activa, mas está a petição da Avaaz contra a construção desta barragem:

"Para Presidente Dilma Rousseff:
Nós pedimos que a senhora impeça a construção do Complexo Hidrelétrico de Belo Monte. Ao invés deste projeto desastroso, do ponto de vista ambiental, social e econômico, por favor, invista em eficiência energética e fontes verdadeiramente limpas e renováveis; proteja os direitos de populações indígenas e comunidades locais; e apoie o desenvolvimento sustentável que protege vidas e ecossistemas."

8 comentários:

  1. É estranho! Sentimos esta necessidade de impedir esta catástrofe de ocorrer lá para aquelas bandas, e BEM.
    O estranho é que quando é cá neste pedaço de Terra não ligamos puto e até achamos bem (ver aqui)
    Estranho no mínimo...

    ResponderEliminar
  2. Os Governos Brasileiros parecem fortemente empenhados, uns após outros, em ajudarem a acabar com a Amazónia, e com isso a acelararem também, quem sabe, o fim do Mundo que todos conhecemos.

    Esperemos que a Dilma tenha outra sensibilidade e inteligência.

    ResponderEliminar
  3. Gostei bastante do blog.Acredito que as pessoas devem cada vez mais aprender sobre o assunto e ampliar os conhecimentos relacionados à sustentabilidade.Afinal,acho que cada um é capaz de fazer sua parte,basta termos comprometimento!
    Estou seguindo o blog!

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Sucesso para o seu blog também...
    Ah e por falar em ADM e Sustentabilidade,acho que hoje em dia as duas coisas devem andar de mãos dadas,afinal é o desafio enfrentado pelos empresários desta "nova era".
    abçs
    Nathália/admherdor

    ResponderEliminar
  5. Voz
    Eu publico aqui no blogue o que posso dentro da disponibilidade e informação que disponho. Não quer dizer que não haja muitos mais assuntos que caberiam aqui, se eu tivesse tempo, disponibilidade, informação ou vontade. Não ganho dinheiro com isto, o meu trabalho não é nesta área, e perco muito da minha vida privada e do descanso para poder ir partilhando a informação que aqui vou divulgo.
    Sabe bem que assim é, pois também tem um blogue em temáticas semelhantes.
    Além disso este blogue não é só para portugueses. O nº de visitas do Brasil é pouco inferior ao de Portugal e a cidade que mais o visita é São Paulo.
    Por isso, peço que respeite a minha liberdade de escolher os assuntos, sabendo que não posso abranger nem uma centésima de milionésima parte do que precisa ser divulgado.
    Mas felizmente, hoje, e também em Portugal, há muitos mais blogues sobre temas similares do que há dois anos, quando arrancámos...

    ResponderEliminar
  6. Eduardo

    Eu gostaria muito que tivesse razão, e que a Dilma tivesse sensibilidade, mas infelizmente desconfio que também ela só vê $$$, e quando assim é, tudo o resto é sacrificado... Mas resta-nos a esperança!

    Pelo menos no Equador, um Tribunal defendeu a Amazónia, tendo condenado a Chevron a pagar 6 mil milhões de euros pelos danos na Amazónia.

    Não deve pagar uma pequena parte dos prejuízos, até porque a biodiversidade, o ambiente, a saúde e a vida não têm preço, mas pelo menos a Chevron perdeu e foi dada razão àquele povo. Espero que o recurso não venha estragar esta vitória!

    ResponderEliminar
  7. Olá Nathália

    A sustentabilidade devia estar no pensamento de todos em todas as áreas, mas a maioria nem tem consciência do que é, e já há muitos meios onde se usa essa palavra só porque "virou" moda. Mas alguma coisa lá se vai evoluindo.

    Obrigada pelas palavras amáveis e pela visita, abraço e sucesso para o seu jovem blogue :)

    ResponderEliminar
  8. Anda muito sensível!

    Não estava a criticar... Eu próprio também já anunciei esta petição!

    Estava/estou apenas a constatar um facto... cá em Portugal quando foi anunciado o PNB... nem o vento se ouviu!

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.