sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A Ascensão da Ecologia - documentário essencial!

Passou mais uma vez na RTP2, no dia 7/02 (já tinha passado em 2009), o excelente documentário "A Ascensão da Ecologia", de Virginie Linhart e Alice Le Roy e realização de Virginie Linhart.

"Este documentário mostra como os desastres relacionados com o ambiente têm um papel preponderante na ecologia do mundo inteiro. Desde 1945 que a industrialização e a agricultura intensiva causaram danos em termos ecológicos o que levou homens e mulheres a iniciarem uma luta a fim de protegerem o ambiente. Este documentário inclui excepcionais imagens de arquivo, entrevistas a famosos ambientalistas e peritos." Fonte: RTP2

Mas mais importante que conhecer o papel dos desastres ambientais no aparecimento e crescimento de movimentos ecologistas e de defesa do ambiente, é perceber o que esteve na razão desses desastres, e verão que os motivos se repetem: a ganância do lucro aliada a um total desrespeito pela vida humana e pela natureza.











9 comentários:

  1. Marcado para ver....

    :))

    (a sua dica funciona lindamente, obrigado)

    ResponderEliminar
  2. Rogério

    É de facto, imperdível. Só é pena que a qualidade dos filmes do youtube não seja boa como da transmissão na TV, mas dá perfeitamente para apanhar o conteúdo.

    Ainda bem que o código html funcionou, porque foi dica de leiga :)

    ResponderEliminar
  3. Parabens pelo seu blog, otima iniciativa!!! Comecei a fazer um blog tbm sobre tematicas ambientais o meu é: http://paixaopelomeioambiente.blogspot.com/

    Estou começando agora...

    ResponderEliminar
  4. E que conteúdo! Apesar de ser desmoralizante, ver que continuamos a fazer as mesmas coisas, mesmo havendo sempre pessoas a combatê-las...mas é o que se terá que continuar a fazer, é preciso que mais as pessoas acordem. O que falta perante tantas evidências, de que a única coisa que o sistema se interessa, são os grandes lucros???
    É aonde chega a ganância, a desonestidade, a mentira e a completa falta de ética dos "grandes".
    E quem paga por isso?
    Os mais "pequenos" para não variar.
    E isto tb acontece, PORQUE TODOS DEIXAMOS E FAZEMOS PARTE DISTO, de uma maneira ou de outra.
    Já conhecia este documentário e acho lamentável o Al Gore ter ganho o prémio Nobel...
    E por isso mesmo: VIVA A VIDA!

    ResponderEliminar
  5. "O MUNDO TORNOU-SE PERIGOSO,PORQUE OS HOMENS ACHAM QUE APRENDERAM A DOMINAR A NATUREZA ANTES DE SE DOMINAREM A SI MESMOS."

    "Uma ética que nos obrigue somente a preocupar-nos com os homens e a sociedade não pode ter significado. Somente aquela que é universal e nos obriga a cuidar de todos os seres nos põe de verdade em contacto com o Universo e a vontade nele manifestada."

    Albert Schweitzer

    O Prof. Albert Schweitzer (1875-1965), ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1952, músico, filósofo, teólogo, médico e missionário, foi um dos precursores da Bioética

    ResponderEliminar
  6. Priscila

    Obrigada pelas palavras e pela visita, e parabéns pelo seu blogue, gostei muito, e já está ali na página d"Mais Blogues e Redes".

    Continuação de bom trabalho, quando puder, vou visitar, muito sucesso :)

    ResponderEliminar
  7. Ana Teresa

    Este documentário mostra em 10 casos que deram que falar, mas soube-se muito menos na altura... e quanto mais casos não há, quantos venenos não nos impingem todos os dias, sempre, sempre para que alguns possam ganha muito $$$ à custa de quem puder ser, ou seja de todos...

    Mas, como em tudo, ninguém consegue enganar toda a gente durante todo o tempo... o pior é que conseguem enganar gente demais por tempo demais.

    Mas cá vamos tentando acordar tantos quantos pudermos...

    Tem tanta razão, Albert Schweitzer!

    ResponderEliminar
  8. Façamos uma revolução a partir das mídias sociais! Convido todos a curtir o instituto Repensar Brasil no face! Brasil e Portugal tem uma história social, economica e cultural juntos... Construamos uma cultura da sustentabilidade juntos também... Forte abraço, CE

    ResponderEliminar
  9. Obrigada, Carlos Eduardo

    Vou visitar essa página.

    Um abraço e bem vindo a este blogue!

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.