sábado, 1 de janeiro de 2011

Tudo está interligado!

Porque o Cosmos quis, aqui o Sustentabilidade é Acção chegou às 100 mil visitas algures entre ontem e hoje, na passagem para o ano de 2011.
Para agradecer as 100 mil visitas ao blogue, que ainda não completou 2 anos, e para vos desejar um bom ano de 2011, deixo aqui uma mensagem de 4 cientistas do século XX: Carl Sagan, Richard Feynman, Neil deGrasse Tyson e Bill Nye


Um vídeo que agradeço à Ana Teresa, que mo enviou por e-mail, originário daqui e cuja tradução pode ser lida aqui.  Uma resposta à (triste) constatação de que a história da humanidade tem sido a história da sua cisão com a natureza, que António Carlos Valera, doutorado em arqueologia pré-histórica, tão bem sistematizou num texto que ainda está no prelo ("A “vaca de Almada” e o problema das relações Homem / Animal na Pré-História Recente") e que gentilmente me enviou, do qual transcrevo uma pequena parte:

"a) A ideia de destacamento da humanidade relativamente à natureza não é um universal cultural ahistórico, mas essencialmente uma expressão historicamente construída, particularmente vinculada ao Mundo Ocidental e às suas raízes clássicas, cristãs, humanistas e cientistas.
b) Daqui decorre que as ideias de humanidade são, no espaço e no tempo, plurais e contingentes e a visão da Natureza como um recurso passivo à disposição da acção dominadora do Homem, com base numa racionalidade economicista, não o é menos.
c) A ideia que o Homem faz de si próprio e da forma como se relaciona com o mundo que o rodeia interfere profundamente na acção humana e essa ideia não foi sempre a mesma.
d) Existe, pois, a necessidade de contemplar, no problema em análise, concepções ontológicas (do humano e de outros elementos do mundo) diferentes da que domina o nosso contexto social
."

Assim, porque existe mesmo essa necessidade de o homem se sentir parte da natureza,  realço as ideias de Carl Sagan:
 "O Cosmo também está em nós: somos feitos da mesma matéria que as estrelas. Nós somos uma forma do Cosmo se autoconhecer

"Estamos todos conectados; uns aos outros, biologicamente; à Terra, quimicamente; ao resto do Universo, atomicamente."


Pensem nisso, e sejam felizes, ligados e inspirados em 2011.

15 comentários:

  1. Olá Manuela,
    Parabéns pelas 100 mil Visitas!!
    Feliz 2011 e muita sorte para o blog!
    um abraço,
    Mab

    ResponderEliminar
  2. Que a esperança de uma sociedade mais equilibrada, continue viva, porque sem ela o nosso (meu, pelo menos) espírito morre.
    A constatação do que estes cientistas nos dizem, a qual acredito e sinto profundamente, revela-nos a nossa natureza mais básica, estamos todos interligados, a natureza da qual dependem todos os sistemas de vida.
    Desejo a todos nós, seres que raciocinam, um ano de mais consciência.

    VIVA A VIDA!!!

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Manuela! Quanto mais elevados e menos egoístas forem os nossos ideais, mais o Universo se mostra a favor da sua concretização. A prova está aqui em que tudo, de facto, se conjugou.
    A interligação existente entre todos os seres e a tudo o que existe é algo que deverá estar sempre presente nas nossas mentes. Muito obrigada por tudo o que nos oferece e... Venham mais 1000000! Um ano muito feliz para si.

    ResponderEliminar
  4. Obrigada, Manuela, por permitir-me oferecer aos outros nossos amigos, que com nós partilham o espaço que nos foi dado podermos ocupar, neste Planeta, coisinhas simples, de tão grande importância, pela mensagem que transmitem.
    Obrigada, também, pelas visitas que fez aos meus blogs.
    Bem Haja!

    ResponderEliminar
  5. Felicitaciones por las 100.000 visitas, muy buen comienzo de año para un blog muy importante y necesario en estos tiempos en que es urgente la toma de conciencia y la participación para remediar un daño que nos involucra a todos los habitantes del planeta.
    Muy buen 2011 Manuela!

    ResponderEliminar
  6. Olá, Manuela,
    Não podia deixar de aqui passar. Deixar-lhe um Feliz 2011 e agradecer o espaço que continuamente tão nos apresenta. A propósito do texto de António: Tales de Mileto estará a sorrir :)

    (quanto às 100.000 visitas...que grande privilégio).

    ResponderEliminar
  7. Muitos parabéns pelas 100 mil visitas Manuela!
    É sinal que todo o teu esforço vale a pena!!!

    Adorei o vídeo e já está guardado à espera de partilhanço. ;-)

    Beijinhos e que sejam mais 100 milhões!

    ResponderEliminar
  8. Olá. Manuela!

    Obrigado pelo votos de ano novo, que retribuo com muito gosto e prazer, ainda que com indesculpável atraso...
    Feliz Ano Novo! Que ele lhe lhe possa dar tudo o que deseja, mais a energia para manter viva a chama que alumia este blog - pelo qual está de parabéns.
    Vi o vídeo, levezinho,com muitas dicas sensatas,de que gostei, ainda que essencialmente dirigido ao público Americano - que , no fundo, são os que mais necessitam de o escutar, e mudar de vida...
    Obrigado,de novo; Bom 2011.
    Abraço amigo.
    Vitor

    http://vitorchuvashortstories.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  9. Caro Vitor,
    como acredito ser verdade (não absoluta) o que este video nos diz, gostaria, se pudesse, é claro, me explicasse o seu ponto de vista. A ser verdade, o que eles nos dizem, não é nada leve, muito pelo contrário e tb não percebi o por quê de ele ser essencialmente dirigido ao público americano, pois todos os países ditos desenvolvidos consomem e desperdiçam recursos em demasia.
    E por fim, não são dicas o que eles nos estão a dar e sim a explicação do nosso sistema de sustentação da vida.
    Não tomo tudo como verdade absoluta e é por isso que fiz este comentário.
    Gostaria muito que me respondesse, para o meu melhor entendimento.
    Obrigada! :)

    ResponderEliminar
  10. Mab, Ana Teresa, Optimismo em construção, Maria Letra, Cris, Juene Dame, Sónia, Vítor:

    Obrigada pelos vossos gentis comentários, mas é a vocês, que visitam este blogue, que devo os agradecimentos. "Sem vocês, o blogue até poderia existir, mas não era a mesma coisa".

    Bem hajam, e muito obrigada a todos.

    Abraços :)

    ResponderEliminar
  11. Ana Teresa

    Quanto ao vídeo de que o Vítor fala, estou convicta de que é o que deixei o link no blogue dele, como mensagem de ano novo, e que é este: http://www.youtube.com/watch?v=2UhdFtjhsp8

    Por isso, verá que o Vítor tem razão - é de facto "levezinho" e dirigido sobretudo a americanos :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Parabéns pelas 100.000 visitas!
    Que se traduzam em muitas, muitas mais.
    E um óptimo 2011, cheio de saúde!
    Gostei muito do vídeo, é uma das minhas músicas preferidas já há alguns anos e tem sempre o condão de me fazer sorrir :-)

    ResponderEliminar
  13. Ah, tb recebi e gostei. Obrigada Manuela pelo video e desculpem-me o engano.
    E PARABÉNS mais do que merecidos por tudo... :o))

    ResponderEliminar
  14. Mãe da Rita
    Obrigada :) e tenha um excelente 2011.
    Beijos

    ResponderEliminar
  15. Ana Teresa

    Tudo esclarecido... e
    ... muito obrigada por tudo, e em especial, pelo vídeo que adorei!

    Beijinhos e bom 2011 :)

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.