sábado, 15 de janeiro de 2011

Telhados verdes no Biosfera


Foto do blogue Gaiatos e Gaianos de Giuliana Capello
Já falei aqui um pouco das vantagens das coberturas ajardinadas. Mas as "coberturas verdes" não se limitam a jardins - podem ser ultizadas também para a produção de alimentos, o que as torna ainda mais vantajosas.  Telhados e coberturas verdes melhoram a eficiência energética das construções, embelezam a paisagem, e, sobretudo no caso das cidades, minimizam os efeitos das enchentes, diminuem o efeito ilha, purificam o ar, aumentam a biodiversidade...  Mas o melhor é ver o programa Biosfera (RTP2) sobre o tema, com o agrónomo Luís Alves do Cantinho das Aromáticas, e a arquitecta Lívia Tirone, autora do livro "Construção Sustentável".

7 comentários:

  1. Manuela,
    O tema é deveras interessante por várias razões. Pode-me dizer onde poderei encontrar informação técnica sobre a aplicação desta cobertura verde?

    beijo :)

    ResponderEliminar
  2. Gostaria de saber se este tipo de telhado, é eficiente pra isolação térmica em lugares muito frio. Uruguai e Chile.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  3. AC

    Para já, deixo aqui o link para uma empresa especializada em coberturas ajardinadas (http://www.neoturf.pt/main.php?id=4), e também o contacto do agrónomo Luís Alves que aparece neste programa do Biosfera - luisalves@cantinhodasaromaticas.pt.

    Wa Mor

    Eu não sou especialista no tema, mas logo que encontre algo sobre estas coberturas em climas frios, lhe digo. No entanto, arrisco a dizer que, se nevar frequentemente ou muito, desconfio que é melhor não usar. Mas depois digo alguma coisa.

    Obrigada e bom Domingo

    ResponderEliminar
  4. Manuela, obrigado pela informação.

    Desejo-lhe uma boa semana.

    ResponderEliminar
  5. Uma solução magnífica, Manuela. Curiosamente, vi isto em Paria. Aqui em Londres, desconheço.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  6. Manuela, esta empresa de Porto Alegre - Brasil, executa muitos projetos de telhados verdes.
    confira http://www.ecotelhado.com.br/default.aspx

    ResponderEliminar
  7. Obrigada Alexandre e Alana! Vou espreitar! Só é pena ser tão longe ;)

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.