segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Recicle as rolhas de cortiça



"Comece já a juntar as suas rolhas de cortiça! Já é possível ir colocar as suas rolhas de cortiça para reciclagem nos hipermercados Continente, Modelo, nos centros comerciais Dolce Vita e nos agrupamentos de Escuteiros do Corpo Nacional de Escutas.

O GREEN CORK é um Programa de Reciclagem de Rolhas de Cortiça desenvolvido pela Quercus, em parceria com a Corticeira Amorim, a Modelo/Continente e a Biological. Tem como objectivo não só a transformação das rolhas usadas noutros produtos, mas, também, com o seu esforço de reciclagem, permitir o financiamento de parte do Programa “CRIAR BOSQUES, CONSERVAR A BIODIVERSIDADE”, que utilizará exclusivamente árvores que constituem a nossa floresta autóctone, entre os quais o Sobreiro, Quercus suber.
O projecto foi construído tendo por base a utilização de circuitos de distribuição já existentes, o que permite obtermos um sistema de recolha sem custos adicionais, que possibilita que todas as verbas sejam destinadas à plantação de árvores. Tudo isto sem aumentar as emissões de CO2!
As rolhas de cortiça recicladas nunca são utilizadas para produzir novas rolhas, mas têm muitas outras aplicações, que vão desde a indústria automóvel, à construção civil ou aeroespacial."   Fonte: Green Cork

11 comentários:

  1. Nossa muito legal essa alternativa!É bem legal usar rolhas tbm em decoração,mas uma ação assim em grande quantidade traz um resultado maravilhoso!

    ResponderEliminar
  2. Manuela......vc tem como me enviar este texto por email??????bjcas

    ResponderEliminar
  3. Pelos Açores não há esta recolha, mas nada como comunicar-lhes que quero/queremos.
    Farei por isso.
    Já há muito tempo (anos) que cá em casa não deitamos fora rolhas.

    ResponderEliminar
  4. Visita e divulga:
    http://www.facebook.com/pages/Earth-Hour-Portugal/125940200808595
    http://verdadeverdenopreto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Pequenas iniciativas que representam muito; já arrumei aqui um espaço para guardar rolhas, assim como as cápsulas Nespresso que tem recolha no Jumbo. Um beijinho e obrigada pelas informações que vai dando; agora já sei onde colocar as rolhas.
    Emília

    ResponderEliminar
  6. Na zona onde resido existem vários pontos de recolha. Por isso há já bastante tempo que deposito as rolhas nos recipientes próprios. É só mais um saquinho a ir enchendo. E num frasco de vidro transparente é até decorativo. :)

    ResponderEliminar
  7. Mais uma forma de minimizarmos 'estragos' .... "Roubar" os seus posts e colocá-los em páginas pessoais, é uma honra para este tipo de "larápios". QUE VENHAM MUITOS!

    ResponderEliminar
  8. Olá Mariani, Monique, E. Gaspas, Ana Teresa, Liliana, Emília, Analima e Mizita

    Eu já separo as rolhas há muito tempo, mas para falar verdade fui-me esquecendo de divulgar o tema.

    Por isso tenho de agradecer ao Fernando Teixeira do Espaço Solto (http://espacosolto.blogspot.com/) por me ter enviado um e-mail lembrando.

    Obrigada a todas também pela visita, e agradeço se divulgarem :)

    ResponderEliminar
  9. Oi,
    Faço parte de uma ONG e achei a idéia ótima, gostaria de informações sobre empresas que fazem isso no Brasil. Sabe?

    http://artesevad.blogspot.com/

    bjs

    ResponderEliminar
  10. Olá Eva

    De facto, não conheço nenhuma iniciativa de reciclagem de rolhas ou cortiça no Brasil. Nos EUA (e parte do Canadá há o projecto Recork, e pode ver mais iniciativas noutros países neste site.

    Espero que você encontre, ou que dê inicio :)


    Obrigada pela visita

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.