terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Petição pelas abelhas

Muitas pessoas já se aperceberam que as abelhas estão a desaparecer, conforme foi referido aqui neste post (ver também no blogue A Linguagem das Folhas).
Estudos demonstram que (entre outros factores, eventualmente), os insecticidas à base de neonicotinóides são altamente tóxicos para as abelhas. Países como a França, Itália, Eslovénia e mesmo a Alemanha proibiram o seu uso, mas a Bayer continua a vender no resto da Europa, Estados Unidos e muitos outros países.

A AVAAZ lançou uma  petição  para que sejam proibidos estes químicos, e mais de 900 mil pessoas já a assinaram para ajudar a salvar as abelhas. Ajude a chegar a 1 milhão. Aqui fica o apelo da AVAAZ:
 
«ALERTA DAS ABELHAS - AJA AGORA!

Silenciosamente, ao redor do mundo, bilhões de abelhas estão sendo mortas, ameaçando assim nossas plantações e segurança alimentar. Porém a proibição de um tipo de pesticida, poderia salvar as abelhas da extinção.
Desde que este veneno foi proibido em quatro países europeus, a população de abelhas já está se recuperando. Mas empresas químicas estão fazendo um lobby forte para manter a sua pesticida letal no mercado. Um chamado para baní-la nos EUA e na União Europeia, onde o debate é mais forte, poderá desencadear ações de outros governos ao redor do mundo.
Vamos fazer um zumbido global gigante para banir este veneno perigoso nos EUA e Europa a não ser que hajam evidências de que ele seja seguro. Assine a petição para salvar abelhas e as nossas plantações e encaminhe para todos:

Para governantes dos EUA e UE:
"Nós pedimos que vocês proibam agrotóxicos à base de neonicotinóide até que novos estudos científicos independentes comprovem que esta substância é segura. A morte catastrófica de colônias de abelhas poderão colocar toda a nossa cadeia alimentar em perigo. Se você agir urgentemente com precaução, nós poderemos salvar as abelhas da extinção.

2 comentários:

  1. Eis aqui mais um caso de absoluta negligência de quem está a assistir a este drama e espera que os outros atuem, em vez de decidirem participar. Eu irei assinar esta petição, sim, Manuela. Ainda não a conhecia e, graças a si, vou participar nela.
    Enquanto uns recomendam o mel, como fonte de cura de muitos males, outros, altamente responsáveis no campo da ciência, preparam produtos que matam as abelhas. Maravilha, não? Perdoem-me a ironia.
    Um abraço, Manuela.

    ResponderEliminar
  2. Partilhei no FB e fiquei a saber que a Fundação de Serralves (Porto) está a oferecer colmeias e cursos para incentivar a apicultura, só tendo que se comprar o enxame.

    E, para quem queira explicar aos miúdos a importância das abelhas, tem sempre o "Bee Movie"/"A história de uma abelha (http://www.imdb.com/title/tt0389790/).

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.