terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Como vai tirar as dúvidas? Hipotecando os seus descendentes?

Estão mesmo os humanos a provocar o aquecimento global?  Duvida da nossa influência no aquecimento global e alterações climáticas? E como vai tirar as dúvidas? Hipotecando os seus descendentes?

Os seguintes dois parágrafos foram extraídos e traduzidos do artigo do "Guardian", de 30/12/2010, intitulado "Are humans definitely causing global warming?"

"Existem fortes evidências de que o aquecimento da Terra no último meio século foi causado em grande parte pela actividade humana, como a queima de combustíveis fósseis e alterações no uso do solo, incluindo agricultura e desflorestação"

"A única maneira de provar com 100% de certeza que os humanos são responsáveis pelo aquecimento global é fazer uma experiência com duas Terras idênticas - uma com influência humana e outra sem ela. Tal, obviamente, não é possível, e por isso a maioria dos cientistas são cuidadosos em afirmar a influência humana com absoluta certeza. No entanto, as evidências são agora extremamente fortes"

Entretanto, vamos a alguns factos. Quanto a temperaturas (Fonte: NOAA - National Oceanic and Atmospheric Administration - National Climat Data Centre - U.S. Department of Commerce):

O ano de 2010 (empatado com 2005), foi o ano o mais quente desde o início dos registos em 1880. A temperatura global combinada das superfícies da terra e do oceano esteve 0,62°C acima da média do século 20. No hemisfério norte também foi o ano mais quente já registado, enquanto que no hemisfério sul foi o sexto ano mais quente.

A década 2001-2010 foi a mais quente já registada com uma temperatura de superfície global de 0,56°C acima da média do século 20, tendo superado o recorde da anterior década (1991-2000) em 0,36°C.

Quanto a concentrações de CO2 (Fonte: CO2Now): 




Entretanto, se não viu ainda o filme "A Era da Estupidez", tente não o perder. Para reflexão. Infelizmente, o actor, o britânico Pete Postlethwhaite, já não estará cá para testemunhar o futuro - morreu no passado dia 2 de Janeiro.

16 comentários:

  1. Minha Querida Amiga Manuela Araújo,
    Extraordinário artigo, muito oportuno e igualmente elucidativo! Sempre que aqui venho encontro matéria vasta sobre estes temas e pena tenho que o homem continue a sua obra de destruição do planeta!É uma tristeza ver o caminho que se leva na autodestruição da Terra sem que se tomem as medidas para evitar que tal suceda!!!
    Um beijinho amigo e solidário.

    ResponderEliminar
  2. Acho que não é preciso ser cientista, para perceber, que tamanha poluição, de certeza que produz efeitos catastróficos no nosso sistema.
    Poderá, é não ser a única causa, mas conta com a nossa poderosa ajuda...
    mas uma coisa é certa, muitos dos animais da terra (e quando falo de animais, falo até daqueles que a maioria de nós nem sabe que existem) irão para extinção.

    ResponderEliminar
  3. Querida Manuela, ao ler o teu artigo lembrei-me do seguinte...

    "Não negues uma ciência que desconheces à partida!" substituo ciência por consequências e, de facto, desconhecemos as consequências dos nosso actos irreflectidos, embora tenhamos tido mais do que provas que não são de boa colheita e podemos reflectir ainda no seguinte...

    Tanto que se fala em EGO e esta atitude não é EGO também? Acharmos que nós ainda nos vamos safar, apesar de ainda continuarmos a fazer asneiras, ou então, os próximos vão tratar disto ou pior, é tudo uma treta e não está a haver alterações nenhumas...

    Obrigada por me relembrares de novo que é, não só a pensar em nós, mas mais ainda nos nossos futuros que devemos agir.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Vou tentar ser o mais sucinto possível (quer quiser ler mais vá lá ao TEMPO)
    O grande problema é que estamos a limitar o início do período a 1880 o tal ano do início dos registos (de resto não fazemos a mais pequena ideia dos erros de aferição dos aparelhos da altura mas de certeza que existem) e isto de limitarmos o início a 1880 e falarmos de Alterações Climáticas Globais com esta escala temporal é no mínimo enganador...
    Se recuarmos cerca de 390 anos a NASA diz-nos que nessa altura a temperatura atingiu uma variação de +1.33ºC,

    entretanto baixou com o pico em Hoje-230 anos e com a variação de -1.84ºC,

    voltou a subir com pico em Hoje-190 anos e variação +0.36ºC,

    voltou a descer com pico em Hoje-149 anos e variação -0.81ºC,

    e agora está novamente a subir,

    nada de extraordinário, pelo menos até agora, pois até atingirmos a variação de +1.33ºC (hoje-390 anos) ainda estamos longe...
    relembro também que os +1.33ºC não foi o máximo de variação positiva de que há registos...
    Era bom era ler os registos históricos para saber se há 390 anos atrás a variação de +1.33ºC foi sentida pelos Povos e como a descreveram...

    ResponderEliminar
  5. Bem...dúvidas existem, claro, mas, mesmo que as nossas asmeiras não tenham qualquer influência, o facto de estarmos a fazer com que a natureza seja cada vez menos bela já é um motivo mais que suficiente para pararmos com estas atitudes insanas. Cadê as florestas para os nossos passeios, os lugares maravilhosos para os nossos pic nics, as águas límpidads dos rios para neles mergulharmos no Verão? Onde estão aqueles riachos de água limpas onde o meu marido costumava pescar truta? Não há mais...está tudo sujo e a truta se foi.Qual é a nossa reacção quando viajamos e vemos os nossos montes pretos e sem árvores? Uma tristeza imensa! E as nossas prais? E os esgotos a serem lançados ao mar bem perto da areia? Não serão estes motivos mais que suficientes para começarmos a tratar a natureza com o respeito que merece? Para mim bastam! Não preciso de estudos nem de estatísticas. Sempre assuntos muito pertinentes, Manuela. Obrigada. Um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Mais um bom texto que vou levar à minha página no FB, Manuela.
    Tenho estado um pouco em silêncio por causa dos cursos que estou a tirar. Além disso, tenho cá uma amiga que veio de Portugal porque também queria fazê-los comigo e isso faz-me estar demasiado ocupada.
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  7. Amigo Luís

    Obrigada pelas amáveis palavras. Infelizmente, o assunto não é amável... mas vamos tentando alertar, pois é um dever.

    Um abraço e bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  8. Ana Teresa,

    Concordo, há evidências e contas de somar e subtrair que todos sabem ver e fazer. Mas parece que a "sociedade mundial da cegueira", como diz Leonardo Boff, ainda tem uma venda à frente dos olhos, não querem ver que o consumo de recursos e a poluição estão a levar o planeta à ruptura.
    Vai devagar :(

    ResponderEliminar
  9. Voz

    Para ser sincera... não entendi o seu comentário!

    ResponderEliminar
  10. Sandra

    Concordo! Temos de passar da fase do EGO para a fase do ECO...
    E as alterações climáticas são só uma das consequências da excessiva exploração de recursos.

    Obrigada pela visita, e um beijinho :)

    ResponderEliminar
  11. Emília e Hermínia

    Claro que basta olhar à nossa volta, e se então virmos documentários nos canais como National Geographic, Odisseia, etc., ou mesmo na RTP2, se estivermos tentos ao que se passa no mundo, então não há como achar que a humanidade está no bom caminho. Uma pequena parte estará, mas falta a maioria.

    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  12. Maria Letra

    Obrigada, cara Mizita, e dedique-se aos cursos, que aprender não ocupa lugar... mas ocupa tempo, bem sei :)

    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  13. Mais simples e curto não fui capaz!!! Mas não entendeu todo? Só uma parte? Ou o quê?

    ResponderEliminar
  14. Não entendi se acha que a actividade humana tem influência nas alterações climáticas, se acha que não, ou se tem dúvidas...

    ResponderEliminar
  15. Sei que nós HUmanos temos a mania das grandezas... e assim como nos achamos donos e senhores de tudo o que é Ser Vivo deste Planeta, e porventura de outros Planetas, e donos e senhores de tudo o que não é Ser Vivo deste e outros Planetas, não é de estranhar que também queiramos agora (séc XX e XXI) engordar este ego gigantesco com a ideia de de o clima muda porque nós temos esse poder... Como já escrevi não é sério limitarmos a observação do Clima a um período ao insignificante como 120 anos... só posso comparar isto ao outro delírio da nossa espécie conhecido por Onkalo... (já agora já viu o doc? Espero comentários sobre esta loucura...) De resto estou como a Emília, há muitas, mas mesmo muitas coisas, sobre as quais temos directa influência e que devemos mudar, que dispender energias com algo que sempre existiu e existirá é dispersarmos a atenção para algo que não controlamos.

    ResponderEliminar
  16. 120 anos é uma tempo geológico insignificante, mesmo por isso argumento pode ser visto de 2 maneiras.Será que a poluição que nós fazemos terá um impacto a nível histórico geológico? Ou será que o espaço é temporal é tão pequeno que nós nem nos apercebemos qual o nível de poluição que estamos a causar.
    A própria natureza causa "Poluição", mas o espaço temporal é diferente, no Jurássico o nivel de C02 era 4 vezes superior ao actual, é havia vida no planeta, mas quanto tempo demorou a Natureza a criar essa quantidade de C02, não foi em 1000 ou 2000 anos, estamos a falar de milhões de anos.
    Agora também acredito que não é em 120 anos que mudamos o clima do planeta, mas temos responsabilidades, e só se sobrevivermos o tempo suficiente como espécie (que acho que não vai acontecer) é que podemos afirmar que mudamos o clima do planeta com as nossas acções.

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.