quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Birke Baehr - 11 anos e já sabe o que está mal na alimentação

Não deixem de ouvir o que um miúdo de 11 anos, Birke Baehr, tem a dizer sobre o sistema alimentar corrente. Tem legendas em português.

18 comentários:

  1. Partilhei este vídeo na minha página do Facebook, mais uma vez, Manuela.
    Tal como escrevi, no meu mural, esta criança fala da forma como procuro gerir a minha alimentação, dando preferência, sempre, a produtos biológicos (ou orgânicos). Não acredito esteja errada, se considerar que há mais de 30 anos não tomo um único medicamento, a exemplo do que aprendi com a minha mãe. Com 93 anos, continua a sair, praticamente todos os dias, sózinha, mesmo em dias em que seria desaconselhável fazê-lo, pelo frio que tem feito. Ir de Ermesinde para a Rua Sá da Bandeira, onde se encontra com as suas amiguinhas, todos os dias, exige-lhe perder, só no autocarro, 2 horas, ida e volta. Pode considerar-se uma senhora idosa, privilegiada, no que se refere à sua saúde. Não come carne e até a confeção duma simples sopinha obedece a um ritual muito seu, no que diz respeito ao tempo de cozedura de cada legume usado e, por exemplo, NUNCA lava os mesmos, depois de cortados, para não perder nada do seu suco. E como são deliciosas, as sopas que ela faz! Ainda não prescinde de ser ela a preparar as suas refeições e não precisa de óculos para enfiar as agulhas, quando costura. Faz verdadeiras obras de arte em roupa, TUDO Á MÃO, embora tenha máquina de costura. Diz que é para se entreter. Portanto, a sua forma de alimentar-se deve estar correta.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. UAU!!!!!!

    Os pis deste miúdo devem andar inchados de orgulho todos os dias!!!

    Oh como eu gostava de poder ensinar os putos em casa...
    Daqui se vê que temos mesmo que conhecer á origem das coisas e pensar a longo-prazo!

    Este vídeo vai directinho para a campanha!!!

    Manuela: obrigada por partilhares as palestras do TED connosco. Agora que as descobri não quero outra coisa e até já as vejo todos os dias antes do almoço na SIC Radical (o director daquilo é um visionário, de certeza!)!
    Obrigada Manuela e que, um dia, os nossos filhos tenham esta consciência - os teus já têm, mas ainda tenho uns anos até à 1ª palestra dos meus!!! ;-P
    Beijos grandes e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  3. Maravilloso. Los niños nos enseñan, este chico la tiene más clara que muchos adultos. Con tu permiso, voy a subir este video a mi blog porque algo así necesita ser divulgado.
    Un abrazo

    ResponderEliminar
  4. Minha Boa Amiga Manuela Araújo,
    Adorei este miudo tão crescido nas suas ideias. Deu uma lição a muitos adultos!
    Tomei a liberdade de levar este video para a minha "Tulha" para dar maior projecção a esta luta por uma Vida melhor. espero que não leve a mal!
    Um beijinho muito amigo.

    ResponderEliminar
  5. Excelente video! Além de ter passado um bela mensagem, o miúdo ainda soube fazê-lo com humor. Manuela vou deixar aqui o endereço de um blog que, penso, vai gostar de conhecer sitecurupira.blogspot.com

    Um boa semana e um beijinho
    Emília

    ResponderEliminar
  6. Fantástico Manuela!
    Desconhecia e agradeço este post.
    Beijo,
    Manuela

    ResponderEliminar
  7. Do melhor que tenho visto nos últimos tempos :)

    ResponderEliminar
  8. Maria Letra

    Muito obrigada por partilhar: o vídeo e o seu exemplo e da sua mãe - uma maravilha de exemplo, mesmo! Não tenho dúvidas que uma alimentação limpa e cuidada são o melhor meio de evitar doenças.

    Mas temos andado há muitas décadas com os olhos vendados, ou mesmo com "pálas" que não deixam abrir os olhos e ver a realidade e os rótulos daquilo de que nos alimentamos.

    É bom que se fale deste assunto. Não é só bom - é urgente e importante.

    Obrigada e um abraçoa :)

    ResponderEliminar
  9. Sónia

    Obrigada por partilhares. Era bom que os "miúdos" fossem todos esclarecidos como este,... ou pelo menos, uns 10% :)

    Quanto aos meus, vão-me ouvindo, que não têm outro remédio, agora pô-los a ver palestras do TED, isso é outra história... e preciso de muito esforço...

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  10. Cris

    Os miúdos ensinam os adultos em muita coisa, é preciso é deixá-los crescer por dentro: a sua criatividade e ingenuidade (no bom sentido) é espantosa e tem mesmo muito para nos ensinar.
    Agradeço a divulgação, obrigada e um abraço :)

    ResponderEliminar
  11. Eduardo

    Ora nem mais, e muito a propósito :)

    ResponderEliminar
  12. M.Sunshine
    O miúdo ensaiou bem a palestra, com aquela idade e nem se engasgou :) E cheio de razão!

    ResponderEliminar
  13. Luís

    Claro que me importo que leve o vídeo para a Tulha: fico muito contente que divulgue, claro :), bem sabe que a divulgação é o que este blogue tem em mente :)
    Um abraço e até breve

    ResponderEliminar
  14. Emília

    Gostei do blogue que indicou, até estão lá a falar das abelhas, assunto que tinha em mente para o próximo post (não sei se vai dar tempo).
    Obrigada e um beijinho :)

    ResponderEliminar
  15. Manuela
    Não tem deque agradecer: ainda bem que gostou! Eu é que agradeço a visita e o comentário.
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.