terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Sobre o ano da Biodiversidade

Este ano que está a findar foi declarado pelas Nações Unidas como o Ano Internacional da Biodiversidade. Houve passos positivos: houve consciencialização, falou-se do tema, e foi assinado o protocolo de Nagoya, no final de Outubro passado,  onde se prevê, de 2011 até 2020, o aumento das áreas terrestres protegidas dos 12% actuais para 17%, e o aumento das áreas protegidas nos ecossistemas marinhos de 1% para 10%. "É menos do que a meta de 20%, para áreas terrestres e marinhas, defendida por organizações de defesa do meio ambiente, mas é um avanço." (daqui)

Esperemos que este protocolo permita a inversão da curva descendente da biodiversidade, já que esta tem vindo a diminuir há 30 anos, como já falei aqui, e como mostra o Relatório Planeta Vivo 2010  da WWF, do qual foram extraídos os textos e imagens que se seguem:

"Este ano, a biodiversidade está no centro das atenções como nunca antes esteve assim como o desenvolvimento humano, com uma importante revisão para breve dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.
Uma das medidas temporalmente mais prolongadas das tendências no estado da biodiversidade global, medida pelo Índice Planeta Vivo (LPI), mostra uma tendência geral consistente desde que o primeiro Relatório Planeta Vivo foi publicado em 1998: ou seja, um declínio global de cerca de 30% entre 1970 e 2007.

 A variedade magnífica da vida na Terra é uma verdadeira maravilha. Esta biodiversidade também permite que as pessoas vivam, e vivam bem. Plantas, animais e microorganismos formam complexas, interconectadas redes de ecossistemas e habitat, que por sua vez, fornecem uma grande variedade de serviços do ecossistema em que a vida de todos depende. Embora a tecnologia possa substituir alguns destes serviços e proteger contra a sua degradação, muitos não podem ser substituídos.

As 5 principais ameaças à biodiversidade
Todas as atividades humanas fazem uso dos serviços dos ecossistemas - mas também podem exercer pressão sobre a biodiversidade que apoia esses serviços. As cinco maiores pressões diretas são:

- A perda do habitat, alteração e fragmentação: principalmente através da conversão de terras para o cultivo, aquacultura, uso industrial ou urbano; a construção de barragens e outras alterações nos sistemas fluviais para irrigação, energia hidroeléctrica ou regulação de correntes e as  actividades pesqueiras prejudiciais.
- Sobre-exploração das populações de espécies selvagens: a colheita ou matança de animais ou plantas para alimentação, materiais ou remédios, a um ritmo superior à capacidade reprodutora dessas populações.
- Poluição: principalmente da excessiva utilização de pesticidas na agricultura e aquacultura; efluentes urbanos e industriais e resíduos de mineração.
- Alterações climáticas: devido ao aumento dos níveis de gases estufa na atmosfera, causado principalmente pela queima de combustíveis fósseis, desmatamento e processos Industriais.
- Espécies invasoras: introdução de propósito ou inadvertidamente a partir de uma parte do mundo para outra e que se tornam espécies concorrentes, predadores ou parasitas de espécies nativas.

Em grande parte, estas ameaças advêm da procura humana de alimentos, água, energia e materiais, bem como a necessidade de espaço para vilas, cidades e infra-estruturas. Essas exigências correspondem com alguns setores determinantes: agricultura, silvicultura, pesca, mineração, indústria, água e energia. Juntos, esses setores constituem os dirigentes indiretos da perda de biodiversidade. "

Como vemos, também a biodiversidade, precisa de ser recuperada através do caminho que leva à sustentabilidade, e que terá de passar necessariamente pela redução do consumo.

10 comentários:

  1. Manuela,
    É sempre um enorme alento ouvir vozes em prol da vida. O seu número é cada vez maior, eu sei, mas nunca são de mais.
    Oxalá a biodiversidade se torne a causa de todos.

    beijo :)

    ResponderEliminar
  2. Minha Boa e Querida Amiga Manuela Araujo,
    Hoje venho de fujida para lhe desejar Boas Festas e um 2011 bem melho do que este 2010.
    Um beijinho muito amigo e até breve.

    ResponderEliminar
  3. Manuela,
    Faço link num Leituras Especial :)
    ... e deixo os votos sinceros de um Feliz Ano Novo com muita saúde, boa-disposição e muitos, muitos sucessos!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Olá Manuela,
    Finalmente, a luta de tantos em prol da defesa do Ambiente começa a dar frutos. Penso estarmos(arem) todos de Parabéns.
    Um grande abraço e votos de óptimo 2011.

    ResponderEliminar
  5. Boas saídas e melhores entradas .
    Feliz 2011 .

    ResponderEliminar
  6. AC

    Obrigada pelo comentário e pela visita. Julgo que o Ani Internacional da Biodiversidade terá servido, entre outras coisas, para que mais pessoas saibam, ao menos, o que isso é.

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Luís

    Muito obrigada pela visita e pelos votos. Que 2011 seja também para si um ano cheio de saúde e alegrias.

    Uma abraço :)

    ResponderEliminar
  8. Ana Paula

    Muito obrigada, duplamente obrigada! Obrigada pela distinção com o "Blog de Ouro", que muito honrada me deixa, e obrigada pelos votos.
    Tenha um excelente ano!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Teresa

    A luta pelas boas causas sempre vale a pena. São muitos obstáculos a vencer, tantos, mas quando um cai, já é motivo de alegria.

    Obrigada e um bom ano de 2011 para si também.

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  10. João António

    Obrigada e igualmente. Um bom ano para si também :)

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.