quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Só Energia na TV Energia

No passado mês de Julho, a RTP2 exibiu a primeira série do "SÓ ENERGIA", um programa que "tem como objectivo promover a eficiência no consumo de energia, através da sensibilização da sociedade portuguesa para novos comportamentos e estilos de vida mais sustentáveis. Pretende igualmente acelerar a introdução de tecnologias energéticas mais eficientes nas empresas. Só Energia resulta de uma parceria entre a RTP e o IdMec do Instituto Superior Técnico. É produzido pela Tools To Change. A apresentação é de Vasco Matos Trigo e Sónia Borges. A coordenação é de Vasco Matos Trigo e Vasco Guedes Ferreira." O programa "SÓ ENERGIA" foi exibido de segunda a sexta, às 19 horas. 

Infelizmente, por causa da hora, não vi na altura nenhum episódio. Felizmente, todos os 13 episódios estão disponíveis na TV ENERGIA. A TV Energia é o primeiro canal português transmitido em full screen e em formato HD na Internet. Já vi alguns episódios e gostei muito do programa.  Embora o enfoque principal do programa esteja na redução do consumo de energia, os temas abrangem muitas e diversas áreas do desenvolvimento sustentável. Para ver os programas Só Energia clique no link ou na imagem, e vá ao separador, em baixo, "SO ENERGIA".
 
Programas como este Só Energia, ou como o Biosfera, não só mereciam ser passados em horário nobre, como é essencial que assim seja. E não era assim difícil  - por quê e para quê gastar tanto tempo, no telejornal, com o futebol? Quem lucra com isso? Que critério de qualidade é esse?  No caso da televisão pública, se a RTP quer mesmo contribuir para a sustentabilidade e consumo eficiente de energia, porque privelgia o futebol e a repetição de notícias até à exaustão, em vez de colocar programas como o Biosfera ou o Só Energia em horário de maior audiência?

14 comentários:

  1. Olá!
    Quanto a esta série... já está a ir para o telemóvel para ir vendo nas viagens!!!
    Quanto à questão de comportamentos sustentáveis, a grande maioria continua sem saber o que isso realmente é, e mesmo os que, não sendo hoje em dia o minimamente sustentáveis, vejam a série, tenho algumas dúvidas que alterem comportamentos, pois como animais que somos, só alteramos, em regra, os nossos comportamentos, se algo de prejudicial nos suceder devidos aos actuais comportamentos, e desde que consigamos associar o mau à causa comportamental.

    Quanto à questão que coloca no final, a resposta a simples, a RTP não é, principalmente a RTP1, um canal de serviço público, pois se assim fosse metade das tretas que por lá são emitidas nunca o seriam...

    ResponderEliminar
  2. Ironia... para não variar...
    As pessoas/entidades que criaram o sitio tvenergia.tv podiam ao menos ter sido um bocado mais coerentes e terem escolhido um DataCenter/Provider mais sustentável!!!
    O actual está localizado em Utah/USA onde a energia é produzia através de (dados 2009):
    Carvão:15 043 toneldas
    Petróleo(barris):54.268.000
    Gás natural:209.609 Mm3
    Hidro:674 GWh
    GeoT:267 GWh
    Além disto, ou seja, a maioria da energia utilizada ser de origem 100% fóssil, os sistemas de recurso são alimentados a diesel...

    Podiam ou não fazer melhor?

    Mas, pronto, deixem lá... é só mais um exemplo, dos muitos que por aí andam!...

    ResponderEliminar
  3. Voz
    Quanto à primeira parte do primeiro comentário... já sabe que prefiro ser positiva...
    Quanto à segunda parte, parece-me que deve ter razão...
    Quanto ao segundo comentário: você descobre cada coisa!!!!

    E por acaso sabe onde está "alojado" este blogue? É que eu não faço a menor ideia...

    ResponderEliminar
  4. Os nossos blogues estão localizados num Datacenter da Google Inc no Reino Unido... que quanto a produção de energia anda assim (dados 2009)

    Milhares Toneladas de Eq.Petróleo
    Carvão: 31004
    Petróleo: 85232
    Gás Natural: 86703
    Renováveis:6131

    Além destas ainda há a "maravilhosa" energia nuclear que está a produzir/tem capacidade para 10.962 MWe... cerca de 25% das necessidades anuais dos British!

    Daí aquela minha opção de não dispersar e deixar de utilizar Facebook, Twitter, myspace yourspace etc... só podemos minimizar o mal que provocamos se utilizar-mos o mínimo possível.

    ResponderEliminar
  5. Concordo plenamente com a Manuela quanto aos proogramas televisivos; vejo a sic notícias até muito tarde e a tv 2 e fico pasmada com os interessantes programas que a essa hora passam; quer dizer, horas a que toda a gente já dorme ou então no programa regiões que dá a uma hora em que as pessoas estão a sair dos empregos. Já uma vez abordei no meu blog um assunto que eu desconhecia e que vi no programa regiões às 18, 30. tratava-se da acção de algumas autarquias que tinham criado um mediador para resolver os problemas das minorias, principalmente a cigana, junto da autarquia; isso estava a dar excelentes resultados. Como esses outros casos interessantes que muita gente não conhece, porque nos horários nobres só repetem notícias, principlamente as mais trágicas; massacram de tal forma que até nos convencemos de que não há nada de jeito neste nosso Portugal, o que não é verdade. Um beijinho e tudo de bom.
    Emília

    ResponderEliminar
  6. Olá Emília

    Pois é, as televisões, que tanto impacto têm, deviam escolher os programas que educam (sim, que os adultos mais do que as crianças precisam ser educados) para o horário em que a maioria das pessoas pode ver, e assim contribuírem para uma mundo melhor!

    O tema do post é o programa Só Energia e a TV Energia.
    No entanto, cheguei também ao Biosfera e "descambei" para a RTP e a televisão pública. Mas já que falamos de programas sobre sustentabilidade na TV, aqui vai:

    Mas na SIC, há ainda um bom programa dedicado à temática, o Terra Alerta.
    Passa na SIC Notícias ao Sábado às 16H30, com repetições: Domingo-9h00, Segunda-01h30, Quinta-15h30. Parece que também passa no Jornal da Noite da SIC generalista, salvo erro às terças.

    ResponderEliminar
  7. Olá a todos. Acabei de chegar à Sustentabilidade é Acção e fui dar um salto ao site Tv Energia. Vi muito pouco mas vou dar mais uma vista, amanhã.
    Estou em falta com a amiga Manuela. Não trabalho, ando só entretido a ver se consigo vendar apartamento mas, isto da crise está dificil. Agora nos arrendamentos aparece poucos. Anda tudo desmoralisados. Já tenho dito e pensado a culpa disto tudo foi dos politicos e dos capitalistas.
    É uma vergonha o que se passa.
    Foi só incentivos para: gastar,gastar,gastar.
    Amiga Manuela, passa-se alguma coisa com o Quintino? Um dia vou enviar-lhe cumprimentos ver se dá de si.
    Até estes dias.

    ResponderEliminar
  8. Caro Fernando
    Claro que não está em falta, vir aqui não é uma obrigação :)))
    Esperemos que a crise ao menos sirva para que se repense o modo de vida e que se comece a regressar ao essencial e à simplicidade.
    Quanto ao Quintino, acho que abandonou a blogosfera, mas esteja descansado que eu entrego-lhe os seus cumprimentos.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. Ok. Manuela. Quanto vir por cá vou continuar sempre. Sobre o Quim um dia lhe tinha dito, depois do desabafo dele, que olha-se primeiro pela saude, familia e depois estava este local. Não vale a pena sacrificar vida privada por causa de compromissos quando não existe muito tempo disponivel. Vou passando por cá. Bj à Mana Helena.

    ResponderEliminar
  10. Obrigada, Fernando. O Quintino e a Helena agora já têm mais tempo livre e para a família! Mandarei os seus cumprimentos à Helena também :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caros colegas, primeiro agradeço o interesse da Dra. Manuela pelos projectos que desenvolvi no ambito ERSE.

      Sou o Pedro Guedes Ferreira. Fui um dos criadores da Tv Energia / Realizador do Só Energia (RTP2) e antigo gestor da Tools To Change.

      Sai destes projectos em 12/06/12 com toda a minha equipa e já tinha acontecido no final de 2009.

      Em jeito de despedida de Portugal e desta area profissional - aceitei outros desafios profissionais numa empresa mundial inovação e comunicação web

      vou explicar certas dúvidas que surgiram e são evidentes (sem desrespeitar qq segredo de qualquer parceiro destes projectos - adorei estes desafios profissionais e pessoas envolvidas)

      Gostava de lhe dar toda a razão, a Tv energia quando foi concebida por mim e pela minha equipa era algo diferente. Foi a primeira web Tv a fazer broadcast Hd na europa (pode confirmar em algumas conferências europeias que dei). Agora (final de 2010) é algo muito diferente para não utilizar outros adjectivos.

      Gostaria de referir que o meu conceito da Tools To Change foi criar a primeira empresa de comunicação/Inovação/Energia completamente especializada. Posso-me orgulhar de ter formado uma equipa em que os editores, jornalistas, reporteres de imagem, programadores etc que tinham um conhecimento profundo de Sustentabilidade e Energia. Nenhum elemento da Tools To Change no periodos em que estive presente efectuava uma entrevista ou edição sem formação conveniente - curiosidade da empresa: Posso perguntar a qualquer empregado meu sobre assuntos curiosos como a combustão de chama invisivel ou como todos têm a sua opinião perante o paradigma energético, têm profundo conhecimento de fusão a frio/solução nuclear ibérico ou problemas energéticos e agua potável nas regiões insulares.

      Fui convidado a pertencer á Tvenergia/só energia duas vezes (momentos diferentes) sempre com a exigência pessoal de fazer a contratação dessas pessoas que formei.

      Realmente existe momentos muito baixos na web tv e nos programas da rtp2, embora não estava presente, peço desculpa porque identifico-me com os projectos, com os parceiros e fui um dos responsáveis pela sua criação e escrita destes.Têm razão e peço novamente desculpa

      No meu percurso profissional tive a oportunidade de trabalhar em produtoras e canais que prduzem conteudos identicos. Confesso algo - o único elemento bom é a mediocridade da restante comunicação e informação mas a nível de qualidade é algo que não me revejo desde do 9º ano (nas aulas de electrónica.

      Atentamente PGF

      P.S -Como é normal nestes processos de saida de projectos - entreguei todos os elementos/computadores/mails e contactos á Tools/Rtp.

      Pedia para não enviar mails porque não tenho acesso.

      Atentamente e parabéns pelos temas e tertúlias atentas a esta realidade da sustentabilidade - confesso que como pessoa interessada nestes assuntos e como profissional e ao participar nas conferencias desde de 2007 considero que a UE está num marasmo perante estes prblemas desde de 2009/10 - não existe novas ideias - conceitos - projectos -investigações - enfim -existem certos paises asiaticos que estão a debater estes assuntos com uma abordagem diferente que me agrada e que sou leitor atento.

      Abraço e sejam activos como sempre.

      Eliminar
    2. Caro Pedro Guedes Ferreira

      Muito obrigada pelo seu testemunho. Conheci algumas pessoas da Tools to Change, ainda em 2010 e fiquei bem impressionada. Não sei que voltas terá dado, mas a vida é mesmo assim, altos e baixos, tudo sempre a mudar. Seria bom que fosse sempre para melhor, mas bem sabemos que isso não é assim.

      Uma abraço e continuação de bom trabalho

      Eliminar
  11. A TV Energia tem novo site em: www.tvenergia.tv

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.