domingo, 5 de dezembro de 2010

Sepp Holzer na Maia, e os OGM's

"Os políticos que querem impor culturas de organismos geneticamente modificados, não deviam estar nos governos, mas na cadeia, porque isso é crime"

Esta é a frase que destaco, dita hoje na Maia, pelo austríaco Sepp Holzer, talvez o permacultor mais famoso do mundo, ou pelo menos, do hemisfério norte, e que foi estrondosamente aplaudida, num excelente seminário organizado pela Quercus e por Tamera.
Sepp Holzer e a sua "quinta" na montanha são a  demonstração prática de que a agricultura com a natureza é muito mais produtiva  do que a agricultura contra a natureza que se vem praticado nos últimas décadas (para além de ser saudável para nós e para o ambiente).

O auditório, para 150 pessoas, estava cheio, e pelas reacções, que presenciei, não fui a única a gostar da palestra - foi esclarecedora, e foi excelente.  Gostaria muito de conseguir resumir o que ele disse, mas é me impossível, por isso deixo o resumo feito pelo próprio:
  
"É possível a criação de paraísos na terra, sob quaisquer condições. Não existem catástrofes naturais, apenas catástrofes humanas. A seca, as inundações e os fogos são causados por gerações de pessoas que foram perdendo o seu contacto com a natureza. No sentido de corrigir os erros do passado grandes passos têm de ser dados e temos de aprender a comunicar novamente com a natureza.  
(…) A permacultura holzeriana pressupõe um arranjo paisagístico em sentido amplo: corrigir os erros do passado, possibilitar as simbioses criadas pelas acções recíprocas, deixar a natureza trabalhar, recuperar os ciclos naturais. Nesta palestra mostrarei como esta dinâmica é possível e como e onde já acontece “   Sepp Holzer

6 comentários:

  1. Olá, Manuela,
    não conhecia e vou procurar. Sempre que sai mais alguma fico ainda mais ignorante do que já estava em relação ao assunto! Não sei se já lhe tinha dito, mas este peixinho já anda em muita mesa da China: http://pt.euronews.net/2010/09/21/eua-salmao-transgenico-precisa-de-mais-estudos/. Já viu as estatísticas oficiais do cultivo do milho transgénico em Portugal (Mon 810) http://stopogm.net/ ? (Mas a leitura do gráfico não nos diz algo mais?!).
    O meu abraço grande.

    ResponderEliminar
  2. Olá Jeunne Dame

    Quanto ao salmão transgénico, já tinha ouvido falar, sim... recebo imensa informação da lista OGM da Plataforma Transgénicos Fora... não tenho tempo de ler tudo, mas dá para ir acompanhando minimamente o que se passa por esse mundo com os transgénicos e OGM,s.

    Mas hoje gostei de uma notícia, que vi no blogue Ondas3:
    http://ondas3.blogs.sapo.pt/1739627.html

    Nem tudo é mau...

    Mas falta sobretudo é que a maioria das pessoas acorde e se aperceba como os predadores económicos, tipo Monsanto e outras, controlam os políticos, que permitem que nos envenenem os campos e os pratos, sem que se saiba, e para que os predadores cresçam mais...

    ResponderEliminar
  3. Oi Manuela!

    Quanto tempo...Espero que esteja tudo bem com vocÊ!!!

    Tem um selinho de qualidade para você lá no meu blog! Passa por lá depois!

    Abraços Apoena

    ResponderEliminar
  4. Minha Querida Amiga Manuela,
    Mais um belo artigo a chamar-nos à atenção sobre uma matéria pouco conhecida e muito mal tratada. Bem haja pelo esforço que tem feito no sentido de alertar para os graves inconvenientes de uma agricultura transgénica!
    Um beijinho muito amigo.

    ResponderEliminar
  5. Olá Apoena

    Vou já lá espreitar à Zona de Equilíbrio... Obrigada :)

    ResponderEliminar
  6. Olá Luís

    Muito obrigada pelas suas palavras, e também pela visita.
    Infelizmente há temas que não passam nas notícias, uns por ignorância, outros porque "forças" mais altas se levantam. Por isso, a blogosfera e a internet estão-se a tornar no meio de comunicação mais abrangente.

    Os transgénicos e o pico do petróleo são assuntos tabu para a comunicação social dominada pelo poder político, por sua vez dominado pelo poder económico...

    Um abraço e até breve

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.