sábado, 11 de dezembro de 2010

"Não é o fim do mundo, apenas o fim do consumismo"

"A sociedade está prestes a sofrer uma mudança forçada, a curto prazo, porque o consumo de energia e economia são quase a mesma coisa. E estamos prestes a deixar de ter a energia barata que permitiu a expansão económica descontrolada do século passado.

Existe por aí um mito, diz Krumdieck, que em cada década, tem havido crescimento económico porque nos tornamos colectivamente mais inteligentes e mais produtivos. Se tudo é maior, melhor e mais brilhante, então, foi merecido.

No entanto, na verdade, o que fizemos foi desenterrar e queimar cada vez mais combustíveis fósseis. O gráfico de consumo de energia do mundo e o seu produto interno bruto (PIB) são duas linhas paralelas. Então, desça ao âmago da questão, à razão de tudo. Conversão do petróleo ou do carvão em sapatos, hambúrgueres, telemóveis e SUV’s.

No entanto, está a chegar o ajuste de contas. Os limites ecológicos do crescimento estão à vista. As alterações climáticas e a sobre-população.  E, de forma mais imediata, o pico do petróleo."

Tradução (livre) de parte do artigo "End of Consumerism", obtido em The Oil Drum . Negrito e sublinhado meu

Não vai ser o fim do mundo, mas vai ser o fim da civilização como a conhecemos. E não vai ser fácil, nada fácil, sobretudo para as comunidades e países que não fizerem a Transição para um modo de vida menos dependente do petróleo...

8 comentários:

  1. Minha querida amiga,

    Toca num tema que me é querido e que por acaso não tenho postado ultimamente. Tratá-lo é urgente e fê-lo na perspectiva que julgo a mais correcta...

    Tenho alguma documentação que talvez lhe interesse. Aqui, no meu baú:

    http://conversavinagrada.blogspot.com/search/label/Pico%20petrolifero

    ResponderEliminar
  2. Olá Rogério

    Porque conheço o seu blogue há pouco tempo, e também porque não consigo arranjar tempo para o acompanhar como merece, não sabia que tinha publicado lá sobre o pico do petróleo.
    Está tudo muito aflito com a crise, julga que vai passar breve, mas a crise global só está no princípio.
    Gostei deste artigo, e traduzi-o como pude, para ver se chega a mais pessoas. Espero que vão acordando!
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. Krundieck aborda questões pertinentes, mas a propensão para delas retirar projecções malthusianas julgo que devia ser moderada. O "fim do mundo" não é um bom argumento para promover modelos mais razoáveis. E qd não se verifica serve de argumento a cepticismos perversos.

    ResponderEliminar
  4. Não consegui apanhar a parte do "Fim do Mundo"... fica para a próxima!...

    ResponderEliminar
  5. Manuel Rocha

    O fim do mundo é um bom argumento, sim, se se tratar de filmes de Hollywood...
    Quanto ao texto, a abordagem é precisamente não se tratar do fim do mundo, mas do fim de uma certa era, de uma certa civilização, que consome mais recursos do que é sustentável, e portanto, é insustentável, com tudo o que isso acarreta a médio longo prazo.

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.