terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Concurso Melhorar o mundo na escola - Votação

Estão publicados a seguir, os quatro textos que me foram enviados para o concurso Melhorar o mundo na escola, que esteve aberto à participação de 1 a 20 de Dezembro. 

São textos de âmbito diferente, todos com ideias excelentes para reflexão ou para colocar em prática.  Agora peço-vos que votem num deles, dizendo qual o que mais gostaram através de comentários neste post, já que, para evitar a dispersão, não estão disponíveis os comentários nos textos a concurso. Identifiquem, no vosso comentário, o n.º ou o autor do texto preferido, e entre os seguintes:


Não serão contados votos repetidos pelo mesmo utilizador, e como é habitual no blogue, não são permitidos comentários anónimo. A votação está aberta até ao dia 30/12, inclusive. O prémio para o texto mais votado, a anunciar no dia 31/12/2010, será o livro "Desenvolvimento Sustentável - Uma Introdução Crítica", de Valdemar Rodrigues

Agradeço do fundo do coração a participação da Maria Letra, da Elisabeth Oliveira, do Diogo Rocha e da Sónia Da Veiga - obrigada por ajudarem a um mundo melhor, partilhando as vossas ideias Por mim, gostaria que ganhassem todos, mas só tenho um livro para oferecer (além do meu, que muito estimo).

23 comentários:

  1. Voto no n.º 3
    (Apesar de discordar do facto de que "há falta água"... o que existe é cada vez mais água poluída e esse é que é o problema, mas é sempre melhor que nada.)

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  2. voto na proposta nº2. De facto poderá revelar-se uma optima ideia ter alguem no recreio a vigiar e/ou orientar os alunos...

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  3. Está claro que eu voto no artigo da Maria Letra, pois consigo na abordagem e visão dela perceber e sentir as abordagens de todos os outros. :-)
    Parabéns a todos, mas como é para escolher um vencedor apenas...eis a minha votação.
    Obrigada Manuela pela iniciativa. Beijinhos.

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  4. “Muitos dos mais velhos responsáveis escolares e encarregados de educação, continuam vítimas de vícios enraizados neles” escreve Maria Letra. É verdade, mas não é de descurar o facto (fato) de esses velhos responsáveis terem uma longa e vasta experiência que poderia ser aproveitada e que, infelizmente, não é. Contudo, Maria Letra traz-nos ideias interessantes carregadas de pessimismo compreensível. Como é difícil mudar hábitos!
    Para Maria Letra o meu voto.

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  5. Manuela

    O texto que mais me tocou foi o nº1 (Maria Letra). Voto nele, portanto. Estão todos de parabéns, mas achei o primeiro texto mais abrangente.
    Não queria também deixar de lhe dizer que um dos meus presentes deste ano foi ter conhecido o seu blogue e um pouco de si: Dessa força que nos transmite e nos faz acreditar.
    Desejo-lhe muito que celebre o seu Natal numa grande felicidade. Um abraço

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  6. Se pudesse, votava em todos, porque todos transmitem ideias importantes. Mas como só posso votar num, o voto vai para o n.º 4 - Sónia Da Veiga, porque acredito que a responsabilização e empenho dos alunos num trabalho aberto à comunidade, e não só à escola, é um passo muito positivo e factor de crescimento importante.
    Que a Área Projecto não acabe, mas melhore e se abra à comunidade.

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  7. Eu vi em todos eles ideias muito interessantes, mas um abordou aquilo que eu acho fundamental em todas as questões relacionadas com alunos. A escola não pode fazer tudo; o 1º trabalho e trabalho continuo tem que ser o dos pais , na família. Não adianta a escola trabalhar e os pais se omitirem. Quer seja na educaçaõ ambiental, no respeito pelos professores e outros responsáveis da escola, quer seja no interesse que têm pelo estudo, o trabalho tem que começar em casa. Por isso.." O problema dos alunos começa exatamente no seio familiar.." voto no texto de Maria Letra.
    Um beijinho e parabéns pelo concurso
    Emília

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  8. Voto no texto nº 4, da Sónia Da Veiga, pela sua praticidade.
    Parabéns a todos e também à Manuela, pelo concurso.
    Feliz Natal!

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  9. As 4 propostas são brilhantes. É difícil escolher. Mas lá terá de ser!
    Voto na proposta de Sónia da Veiga (n.º 4.
    Bjs.
    Maria

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  10. Voto na nº 4.
    Compreendo as outras propostas, mas confesso-me absoluta fã da minha, porque, mesmo que acabe a Área Projecto, pode sempre haver um(a) professor(a) de Economia/Matemática) que tente aplicar isto à poupança de de dinheiro e recursos a nível local, nacional ou mesmo global, um(a) professor(a) de Português que direccione os trablahos para a divulgação da Língua Portuguesa, da Literacia e da Literatura Nacional, um(a) professor(a) de Ciências Naturais/Biologia que use este método para chamar a atenção para ecossistemas locais, preservação do ambiente e muito mais, entre muitos outros exemplos.
    A imaginação é o limite.
    Entendo que o estado das coisas não estimule os professores a darem mais ainda de si e incentivarem os alunos a coisas deste género (especialmente quando têm que compensar as horas passadas em aulas no exterior), mas é deles que depende o nosso futuro e, se eles aprenderem respeito com os professores, respeitá-los-ão e dar-lhes-ão valor no futuro.

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  11. Voto no n.º 1, o texto da Maria Letra. Apesar de achar que as ideias não estão muito claras, no seu fundo parecem-me ser as mais eficazes.

    Parabéns aos concorrentes. Manuela, a questão não é o seu "jeito para concursos ser muito mau". Eu gostava de ter participado, simplesmente o meu horário não o permitiu. Espero pelo próximo ;D

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  12. Voto no nº4, uma vez que considero a intervenção dos jovens uma das ideias mais importantes e que falta muito hoje em dia.
    de qualquer forma, parabéns a todos :)

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  13. Gostei muito do texto número 3. Depois de ter lido todos os outros, acho que é o único que correspondem ao objectivo proposto, desenvolvendo-o de uma forma bem estruturada e simplificada.
    Para mim, é também o único que apresenta a ideia mais interessante e exequível nas escolas portuguesas, tendo em conta a sua situação actual.
    Dou tamnbém os parabéns aos restantes autores!

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  14. Amiga Manuela!

    Desculpe ter-lhe falhado, embora não me tivesse seriamente comprometido a fazê-lo.
    "O relógio está de mal comigo"

    Lamentavelmente, não conheço as regras do concurso e por isso não sei se havia limites impostos para a explanação do tema.

    Quanto a mim, NENHUM, dos textos aborda o tema cabalmente.
    Apesar do que acabei de dizer, voto no texto nº 4 (QUATRO) por ser o que melhor mostra conhecer os problemas existentes por dentro.

    Beijinhos

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  15. Ola Manuela,
    Desculpe-me por ainda não ter votado, depois de ler os quatro, acho que o mais especifico e que apresenta uma solução mais concreta é o texto 3, assim o meu voto vai para o texto 3.
    Mais uma vez peço desculpa, pois tenho andado um pouco mais desligada, não é que não continue a manter-me informada, mas não tenho dado "feedback".
    Feliz Ano Novo,
    Ana Azevedo

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  16. Olá Mauela, voto no nº4, porque me parece transmitir uma ideia bastante válida e que poderá ser facilmente posta em prática.

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  17. Amiga Manuela,

    Depois de ter lido atentamente os quatro textos, acho que todos têm excelentes maneiras de ver o enorme problema das escolas nos nossos dias. Tive uma certa dificuldade em me decidir. Até que decidi não voto...Mas, finalmente, resolvi votar na Maria Letra cuja maneira de escrever muito admiro assim como a maneira como o seu texto abrangeu o problema de uma forma com a qual concordo plenamente.

    Adelaide Quintas

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  18. Porque o prazo de votação está no fim e, portanto, já me sentirei à vontade para pronunciar-me, eu gostaria de deixar aqui o meu comentário aos textos propondo soluções para como "Melhorar o Mundo na Escola" e que é o seguinte:
    Em primeiro lugar gostaria de agradecer à Manuela Araújo, tão jovem ainda e com tanto empenho em dar o seu exemplo de lutadora, neste mundo caótico em que vivemos.
    Depois, comento os textos um por um:
    Texto n.º 2, de Elizabeth Oliveira

    O início do seu texto está em perfeita harmonia com aquilo que defendi no meu.
    Quanto ao problema da ausência de alguém no recreio das escolas, posso testemunhar ter presenciado essa lacuna quando, 2 ou 3 vezes, tive necessidade de ir buscar 2 das minhas netas
    à escola, durante um curto período de férias em Portugal. Na altura insurgi-me contra esse facto. Qualquer um poderia ter levado um aluno, pois o portão estava aberto e não havia lá nenhuma funcionária.
    Um problema relevant e, portanto, a ser seriamente tomado em considerão. Gostei, Elizabeth!

    Texto n.º 3, de Diogo Rocha

    Um alerta importante, a juntar ao anterior. E aqui já temos 2:
    - Vigilância nos recreios
    - Controle no uso excessivo de água.
    Outro ponto de não menos importância que o primeiro.
    Boa abordagem do tema.

    Tema n.º 4, de Sónia da Veiga

    Gostei muito deste texto, de conteúdo abrangente o qual, quanto a mim, peca pela impossibilidade de torná-lo mais detalhado. Mas compreende-se porque não, dado o número reduzido de palavras a usar na sua elaboração.

    Texto n.º 1, de Maria Letra

    Seria presunçoso, da minha parte, elogiar o meu próprio texto, até porque – como Virgem que sou (serei?) – nunca fico completamente satisfeita com o que faço, muito sinceramente. Gostava de ter podido ir ao detalhe, especificar, exemplificar, propor. Era impossível, pela limitação referida no meu comentário ao texto n.º 4, de Sónia da Veiga.
    Mantenho-me, contudo, na minha posição de achar que o problema está na base e que, sem a correcção dessa base, nunca chegaremos ao que se pretende. Deixei na minha página do Facebook, mais uma vez, o que penso sobre esse assunto, através deste pequeno post no meu mural:

    ENQUANTO NÃO PERCEBERMOS QUE OS NOSSOS PROBLEMAS ESTÃO NA BASE, VÍTIMA DE CERTAS RAIZES APODRECIDAS, NÃO VAMOS LONGE. REMENDAR, NÃO RESOLVERÁ, ABSOLUTAMENTE, NADA. TEREMOS DE ESCAVAR PARA CURARMOS RAIZES PODRES.... E, PARALELAMENTE, EVITARMOS QUE OS NOSSOS MALES ALASTREM, ENQUANTO APLICAMOS NOVOS SISTEMAS DE EDUCAÇÃO E DE VIDA. TUDO O QUE POSSAMOS FAZER PARA REMEDIAR CONSEQUÊNCIAS, SÓ RESULTA SE FORMOS À BASE.
    http://www.facebook.com/photo.php?fbid=1392452231605&set=a.1394522683365.58827.1841141910&ref=notif&notif_t=like#!/maria.

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  19. Voto no nº 4, porque é real e pode ajudar os adolescenetes a serem melhores adultos amanhã, porque o futuro a eles pertence.

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  20. Muito obrigada a todos pelos vossos votos e pelos vossos interessantes comentários.

    Agora que encerrou a votação, já temos uma vencedora: a Sónia Da Veiga. PARABÉNS SÓNIA!

    Parabéns, aliás, a todos os que concorreram, pois todos trouxeram à discussão ideias muito interessantes.

    Mais logo publico um post anunciando a anunciada vencedora :)

    E isto de deixar o anúncio para o último dia do ano, é mesmo de quem não percebe nada de concursos: agora não dá tempo para fazer um post de jeito :)

    Abraços a todos e um feliz novo ano de 2011. Aqui fica um presentinho para vocês: http://www.youtube.com/watch?v=2UhdFtjhsp8

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  21. Obrigada!!! :-D

    Obrigada a todos os que acharam que as minhas ideias são válidas em comparação com as ideias fantásticas dos outros concorrentes e que se deram ao trabalho de comentar e votar.

    Acima de tudo, obrigada à Manuela: pela inspiração constante, pela boa ideia deste concurso e esforço dispendido em realizá-lo e, acima de tudo, pela fantástica prenda que aqui nos deixaste!

    Obrigada Manuela, és o máximo! :-)

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