sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Carros eléctricos em Portugal

Embora pouco se note, este ano de 2010 a rede de mobilidade eléctrica em Portugal começou a dar os primeiros passos.

Em 26 de Abril foi publicado Decreto-Lei n.º 39/2010, que "regula a organização, o acesso e o exercício das actividades de mobilidade eléctrica e procede ao estabelecimento de uma rede piloto de mobilidade eléctrica e à regulação de incentivos à utilização de veículos eléctricos". A rede de mobilidade eléctrica é definida como "o conjunto integrado de pontos de carregamento e demais infra-estruturas, de acesso público e privativo, relacionadas com o carregamento de baterias de veículos eléctricos". Este decreto-lei estabelece o "regime de exercício da comercialização de electricidade", bem como o "regime de exercício da operação de pontos de carregamento para a mobilidade eléctrica", e estabelece a obrigatoriedade de inclusão de pontos de carregamento nos lugares de estacionamento em edifícios novos. Prevê também um incentivo "de € 5000 à aquisição, por pessoas singulares, dos primeiros 5000 veículos eléctricos automóveis ligeiros novos".

A rede piloto de pontos de carregamento (a implementar até 2012) está em expansão, e pode ser consultada no site da Mobi.e.

Enquanto decidem e não decidem quais os veículos eléctricos  que serão "importados" e que na realidade terão incentivos, uma empresa em Fafe, a InCharge - Soluções de Mobilidade Sustentáveis, está a fabricar o primeiro carro eléctrico produzido em série em Portugal, o Little 4.  
Este carro, de tecnologia francesa,  incorpora 65% de componentes de fabrico nacional, e não teve apoios na implementação do projecto. Em Portugal, não há nenhum incentivo à sua compra. No entanto, em Espanha tem um incentivo de 2935€ a 3135€, em função do modelo, e em França com 2000€.

O Little 4 foi homologado como quadriciclo pesado (e como tal, não pode circular em auto-estradas),  tem uma autonomia de 100 quilómetros, gasta 0,80€ por 100 km (e pode ser carregado numa tomada normal), custa cerca de 15.000€ e é comercializado pela JCI- Ecoveículos (Porto).
 

3 comentários:

  1. A minha resposta a esta mensagem posso dá-la através desta minha mensagem de 09AGO09!!!
    E continuo a afirmar o que escrevi no fim...

    E não são os preços anunciados que vão fazer as pessoas comprar estes carros!!!

    ResponderEliminar
  2. No meu caso, e embora ande pouco de carro, o que me leva a pôr em causa a necessidade de mudar de veículo, só trocarei o meu verdinho (de cor, apenas...) de 14 anos por outro se for eléctrico. Estes aqui, por exemplo, carregam em tomada normal.

    Mas ainda vai levar tempo a termos uma rede suficiente, claro...

    ResponderEliminar
  3. Aquilo das "más línguas" não será assim tão difícil de aceitar como verdade, pois uma mão lava, sempre, a outra... ver esta notícia, se calhar já não se lembrava!
    Já viu o que era os gajos da NISSAN virem construir uma fábrica de 300-400 M€ e depois o Zé Político dava descontos aos carros da concorrência (Toyota/Renault/Lexus/Fiat...)... tudo tem a sua lógica... pena não aparecer o contrato NISSAN-PORTUGAL no Wiki!!!

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.