sábado, 19 de fevereiro de 2011

Uma breve história de como chegámos a esta situação

Vale a pena ver este vídeo do Post Carbon Institute que conta de um modo animado e muito resumido a história dos últimos séculos.

É preciso repensar o nosso modo vida e começar a Transição para a era pós-carbono!

Não há outra escolha viável!

Agradeço a divulgação do vídeo ao João Leitão na rede Transição e Permacultura Portugal.

Há precisamente 3 meses, em 19 de Novembro de 2010, publiquei este "post" com o vídeo original em inglês; hoje republico também com a versão em português.



7 comentários:

  1. Claro que com tudo o que já se conquistou a nível tecnológico, não faz sentido ainda usarmos tanto petróleo e termos artigos cuja vida útil é desastrosamente curta (nos tempos da minha avó, e eu até já sou bastante crescida, um frigorífico durava para lá da vida dela).
    É inacreditável as mentiras em que vivemos e mais inacreditável ainda, é a grande parte de nós que não soma 2+2...
    Que anestesia que se sofre desde a infância e de repente, percebemos (dependendo da curiosidade e interesses de cada um) que 2+2 = 4. E tudo em nome da fluidez do mercado (exploração/saque do planeta).
    E sim, a nossa alma não evoluiu com a tecnologia, porque se tivesse evoluído já não teríamos guerras, nem pobreza e não seríamos tão egoístas.

    "Primeiro levaram os negros,
    mas não me importei com isso,
    eu não era negro.
    Em seguida levaram alguns operários,
    mas não me importei com isso,
    eu também não era operário.
    Depois prenderam os miseráveis,
    mas não me importei com isso,
    porque eu não sou miserável.
    depois agarraram uns desempregados,
    mas como tenho o meu emprego,
    também não me importei.
    Agora estão a levar-me,
    mas já é tarde,
    porque ninguém também se importa comigo."

    Bertold Bretch (1898-1956)

    "O incrível, é que após tantos anos, com tanta tecnologia que se conquistou, ainda nos encontremos tão desamparados, inertes e submetidos aos caprichos da ruína moral dos poderes governantes, que vampirizam o erário, aniquilam instituições e deixam aos cidadãos os ossos roídos e o direito ao silêncio: porque a palavra, há muito se tornou inútil.
    Até quando???"
    Podem dizer que é exagero, mas experimentem se por na pele de um cidadão africano, chinês, etc, etc...
    Peço desculpa pelo peso, mas hoje foi um dia comovido, pela falta de liberdade de expressão nas ruas e não só.

    ResponderEliminar
  2. Ana Teresa

    Não tem de que pedir desculpa pelo seu excelente comentário. E nem a propósito, esse poema, que conhecia mas não me lembrava de quem era.

    A muitos vai acontecer de só perceberem tarde demais... se calhar, já o é...

    A "sociedade mundial da cegueira", como diz Leonardo Boff, está aí: uns cegos porque preferem não ver, outros cegos porque lhes tapam os olhos...

    Mas vamos continuando, sem desanimar (às vezes é quase impossível, mas...), tentando tirar palas e abrir os olhos aos que nos rodeiam.

    Beijos e obrigada pela visita.

    ResponderEliminar
  3. E como constatámos, não existem benefícios neste sistema.
    Além de acabarmos com todos os ecossistemas de que precisamos para viver em prol de alimentar a engrenagem da economia, nem a própria economia sobrevive.
    Como vemos, esta destruição só serve mesmo para acabar com toda a vida deste planeta.

    Boicotes já, a todos os níveis.

    Uns poderão fazer mais que outros, como é evidente, mas não deixemos de os fazer. Temos que nos ir informando sempre em outros canais e passar a informação a todos os que conhecemos, de maneira a que, mesmo os que não estão para aí virados, consigam ir retendo alguma informação.
    Infelizmente, se nos pusermos a falar abertamente de muita coisa, as pessoas assustam-se e atacam-nos, como forma de defesa.
    Todos têm que o que fazer, se tiverem a mínima consciência deste desequilíbrio. Só lamentar, não resolve absolutamente nada.
    Não interessa o que pensamos, interessa o que fazemos.

    ResponderEliminar
  4. Minha Boa Amiga Manuela Araújo,
    Nunca é tarde para corrigir erros, pode é não sortir os melhores resultados mas sempre melhora o nosso bem-estar!
    Um belo post a refletir pelo que nos traz!
    Um beijinho amigo.

    ResponderEliminar
  5. Impressionou-me este video por nos mostrar com que rapidez o homem conseguiu tanta coisa. E é verdade...basta pensarmos nos avanços da tecnologia desde a altura em que eu comecei a trabalhar como secretária até aos dias de hoje e olha que são de passaram pouco mais de 20 anos. Por isso eu ainda tenho esperança de que, com a mesma rapidez o homem consiga travar este desatre todo que tem causado; não vai ser de uma maneira tão rápida, pois vai custar um pouco começar a adquirir hábitos que nos são menos confortáveis, mas que são indispensáveis. Já modifiquei alguns aqui em casa; a princípio estranhavamos, mas agora já são normais; pequenas coisas que cada um altere em sua casa para benefício do ambiente parece pouco, mas se fizermos as contas às famílias
    que existem no mundo, vemos que a nossa gota se torna num verdadeiro oceano. Continuar a alertar e afazer a nossa parte é a contribuição que podemos dar ao ambiente que continua a pedir socorro. Uma boa semana, Manuela e um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Infelizmente acho que a transição não vai ser posta em pratica de livre vontade, vai ser imposta por a natureza, economia etc.
    Acho que nunca na história da humanidade, nenhuma civilização "regrediu" de livre vontade, para que o futuro a longo prazo seja um pouco melhor.
    Só resta espalhar a mensagem para ao maior numero de pessoas possível, para que se possam preparar da melhor maneira.

    ResponderEliminar
  7. Ana Teresa, Luís, Emília e/ou Hermínia e Carlos

    Acho que hoje é tarde para mudar, mas amanhã ainda será mais tarde. Foi uma evolução tão rápida e exponencial que só podia dar asneira - todos os crescimentos exponenciais que existem na natureza são seguidos de colapsos (pragas, infecções), pois, depois de consumirem tudo, as bactérias ou os insectos devoram-se uns aos outros e perecem.

    Infelizmente, concordo com o Carlos, a maioria só mudará perante o caos...

    Obrigada pelos vossos comentários, e uma boa semana

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.