segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Contra a corrupção

A corrupção mina todos os dias a nossa confiança na democracia, nas instituições, na  justiça, na política, nas outras pessoas. A corrupção faz aumentar todos os dias o fosso entre ricos e pobres. Desde o grande "corrupto" que desvia grandes capitais, que suborna e se deixa subornar, até ao "jeitinho" ao amigo,  a corrupção premeia os que subvertem o sistema  a seu favor, deturpa e suga a economia, desmoraliza os honestos.

Para além de repensarmos os nossos valores e as nossas acções,  e de não participarmos nestes esquemas, podemos fazer algo mais contra a corrupção. Como por exemplo, assinar petições para uma legislação mais eficaz contra a corrupção. Ou denunciar.

Pode-se assinar a petição à Assembleia da República, on line desde o passado dia 13 de Outubro: Combate à corrupção através da consciencialização, informação, formação e educação, e que tem a seguinte redacção:

"Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da República

A corrupção, por ser transversal e pelo modo como está disseminada e impregnada na sociedade portuguesa, afecta directamente e trava o desenvolvimento do país a todos os níveis. Todos os fenómenos e manifestações de corrupção – pequenos e grandes - prejudicam e lesam a nação: tornando a sociedade portuguesa menos fraterna e justa, e afectando a própria performance da democracia e exercício da cidadania dos portugueses. Importa definir exactamente o que é a corrupção, as suas razões e causas, como nos afecta e prejudica, e quão melhor poderá ser a nossa sociedade se a conseguirmos fazer diminuir.

Os signatários desta petição, conscientes de que a corrupção, nas suas várias manifestações, pode ser travada - principalmente pela informação, formação e educação - apresentam as seguintes propostas aos senhores deputados da assembleia da república, esperando que as possam discutir e propor:
•Uma sessão na Assembleia da República Portuguesa onde se debatam as raízes, os efeitos e as medidas para a diminuição dos fenómenos de corrupção (desde a pequena à grande corrupção);
•Criar campanhas de consciencialização e informação tendo como alvo todos os cidadãos, informando-os sobre o fenómeno da corrupção e suas implicações no estado da democracia e da sociedade portuguesa;
•Criar aulas de frequência obrigatória de cidadania para todos os anos de escolaridade onde se aborde e explane a temática da corrupção;
•Criar uma disciplina obrigatória em todos os cursos superiores de ética e deontologia profissional em que se aborde e explane a temática da corrupção. "

Stop Corruption - Assine a PetiçãoEstá também online uma petição europeia destinada a promover o combate à corrupção à escala global: STOP Corruption

"Como cidadão da União Europeia (UE), solicito que a Comissão Europeia e os Estados-Membros proponham legislação e avancem com mecanismos para lutar contra a corrupção em geral e, em particular, nas relações da UE com países terceiros."


Pode-se (e deve-se) denunciar os casos de fraude e corrupção, mas como, neste país de "brandos costumes", quem denuncia acaba sendo perseguido, ostracizado e tratado como criminoso, há agora pelo menos a hipótese de fazer uma denúncia anónima de casos de fraude e corrupção, através deste site do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) do Ministério Público.

23 comentários:

  1. Uma petição iniciada pelo meu caro amigo Micael Sousa e que eu já assinei ;)

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado pela divulgação da petição. Esta é mais uma forma de contribuirmos para eliminar este mal social que também é da nossa responsabilidade!

    Muito obrigado, especialmente em nome das gerações futuras.

    ResponderEliminar
  3. Guakjas

    Não coloquei o nome de quem iniciou a petição, porque não tinha a certeza, mas desconfiava seriamente que tivesse partido do Micael Sousa, que foi quem a indicou. Uma iniciativa de louvar :)

    ResponderEliminar
  4. Micael

    Eu é que agradeço a sua iniciativa. Só agora deu tempo de colocar num "post" no blogue, mas já divulguei antes no facebook e já há uns dias que tem o link na barra lateral.

    Está quase a chegar a 1000 assinaturas, mas precisamos de muitos mais milhares. Vamos lá a ver se este povo quer mesmo deter a corrupção.

    Vou continuando a divulgar.

    Obrigada :)

    ResponderEliminar
  5. Eu também já assinei e divulgarei o máximo possível. Tenho a "vaga" idéia de que tudo o que anda mal é exactamente pela falta de justiça, pelo deixar andar.
    Já agora, fui ao site do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) do Ministério Público, para averiguar de que maneira proceder no caso de denúncia e o que apareceu foi isto: "Esta ligação não é de confiança".
    Alguém poderia me esclarecer sobre isto?

    ResponderEliminar
  6. Novamente obrigado Manuela. Divulgar o autor ou promotor é o que menos importa, o que interessa é tentar trazer este debate para a discussão pública, consciencializar para o problema - especialmente para o papel de cada cidadão - e conseguir as assinaturas necessárias para levar estas propostas orientativas à Assembleia da República!

    ResponderEliminar
  7. Sobre as possibilidades de denúncias anónimas do que quer que seja, falta-me veemência para exprimir o repúdio que tais iniciativas me merecem. Quem tem conhecimento de algo incorrecto tem mais é que se assumir , dar a cara, colocar-se na linha da frente na defesa dos valores em que acredita. O anonimato cobarde abre as portas a todos os tipos de vendetas. O que desse modo se combate não é a corrupção mas a cidadania responsável. Só a ingénua falta de memória dos medos das sombras com que muitos viviam em tempos de pides e bufos é que pode explicar a cândida adesão a semelhante despropósito.

    ResponderEliminar
  8. Muitas vezes fechamos os olhos, omitimos, demitimo-nos... Convencemo-nos que a corrupção é "dos outros". Mas não. Fazemos parte de um todo e cada um dos nossos actos, por mais pequeno que seja, faz a diferença. Já conta com mais uma assinatura. Muito obrigada por mais esta iniciativa.

    Teresa

    ResponderEliminar
  9. Pedir à casa da Corrupção para que ela extinga a Corrupção é estar a pedir que se auto-extinga/suicide... Lógico que esta petição terá tanto sucesso como a outra que foi feita para não se construir um biotério...
    A corrupção está inscrita no DNA do POVO e foi integrada pela assimilação do RNA do vírus "Sistema Monetário". A vacina existe, só que não vai ser utilizada tão cedo... ainda falta acontecer muita miséria para que a vacina seja utilizada.

    ResponderEliminar
  10. Micael

    O importante é mesmo arranjar assinaturas, espero que muitas mais apareçam.

    ResponderEliminar
  11. Teresa

    Obrigada pela visita e pela assinatura. Toca-nos a todos fazer a nossa parte.

    ResponderEliminar
  12. Voz

    Acabar com a corrupção é tarefa impossível, como o é acabar com qualquer crime! Mas reduzir é possível, e o que a petição à AR pede pode contribuir para isso. Não custa tentar.

    ResponderEliminar
  13. Manuel Rocha

    Ficam aqui duas ligações, se quiser ver:

    http://sic.sapo.pt/online/video/informacao/Reportagem+SIC/2010/4/corrupcao-crime-sem-castigo21-04-2010-14623.htm

    http://sic.sapo.pt/online/noticias/programas/reportagem+sic/Artigos/Corrupcao+-+Crime+sem+Castigo+esta+teraa-feira+a+seguir+ao+Jornal+da+Noite.htm

    A reportagem chama-se "Crime sem castigo", mas na realidade, parece que há castigo... só que não é para quem comete o crime, mas para quem denuncia.

    ResponderEliminar
  14. Não é impossível... tudo leva tempo e é necessário alterações profundas da actual Civilização... mas isto fica para outra altura!!!

    ResponderEliminar
  15. Voz
    Pela primeira vez conseguiu ser mais optimista que eu (ou será menos pessimista?). Fico contente :)

    ResponderEliminar
  16. Hihi... tanto faz (mais optimista ou menos pessimista)... porque as alterações que referi não serão para o nosso tempo de vida... se por um acaso, daqueles bem grande, ocorrerem no nosso tempo, então prepare-se, pois será bem penoso!

    ResponderEliminar
  17. Tudo é possivel através da educação. É a cultura e os valores de uma sociedade que definem as civilizações e nós, membros e pertencentes a uma determinada sociedade podemos efectivamente mudar a educação e a transmissão de valores. Tendo uma sociedade democrática e meios para o fazer, ficar na inercia seria quase um crime.

    ResponderEliminar
  18. Voz
    A única preparação possível é a Transição...

    ResponderEliminar
  19. Acho que o que se está perder mesmo são os valores básicos de vida em comunidade, que é como todos vivemos. O salve se quem puder, não é digno de uma civilização que se acha mto avançada.
    A base da mudança de rumos, claro que assenta na educação, mas não penso que seja o que querem de nós. A ignorância (a anestesia) faz parte dos planos, exactamente para não se conseguir mudar mta coisa. Pelo menos é o que eu vejo á minha volta. Mesmo as pessoas que se consideram cultas, são altamente ignorantes no que toca ás coisas mais básicas da vida. Estão muito "distraídos" com a sua vida mto culta e consumista.
    E isto dá me arrepios!
    Abraço aos que acreditam

    ResponderEliminar
  20. Professor Sérgio Araújo

    Essa imagem não é minha, nem tenho qualquer direito sobre ela, encontrei-a na internet. Não referi a fonte, porque fazendo uma pesquisa na internet, aparece em tantos sites que não consegui descobrir o original.

    Obrigada

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.