sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Comprar, não comprar ou dar

Neste fim de semana (27 e 28 de Novembro) decorre mais uma campanha de recolha de alimentos do Banco Alimentar Contra a Fome nos supermercados e superfícies comerciais. 

"Os Bancos Alimentares Contra a Fome voltam a apelar à solidariedade dos portugueses para mais uma recolha de alimentos nos os dias 27 e 28 deste mês (sábado e domingo).

Os portugueses têm sabido responder com grande generosidade aos apelos do Banco Alimentar com a doação de alimentos, e a Campanha que decorre este fim-de-semana realiza-se num contexto particularmente difícil para as famílias, mas por mais pequena que seja a contribuição, muitas pessoas irão beneficiar dessa ajuda. Em 18 regiões do País (Lisboa, Porto, Coimbra, Évora, Beja, Aveiro, Abrantes, Setúbal, Cova da Beira, Leiria-Fátima, Oeste, Algarve, Portalegre, Braga, Santarém, Viseu, Viana do Castelo e ilhas de São Miguel e Terceira), cerca de 30 mil voluntários devidamente identificados estarão à porta de 1.147 estabelecimentos comerciais a convidar os portugueses a associarem-se a uma causa que já conhecem, doando as suas contribuições em alimentos.

O produto da Campanha será distribuído de imediato e localmente a pessoas com carências alimentares comprovadas através de mais de 1.800 instituições de Solidariedade Social previamente seleccionadas e acompanhadas ao longo de todo o ano por voluntários visitadores. Este modelo de intervenção permite uma grande proximidade entre quem dá e quem recebe e possibilita o desenvolvimento de um trabalho de inclusão social que vai para além do mero assistencialismo." (Fonte: Banco Alimentar)



Por outro lado, amanhã, dia 27 e último sábado de Novembro, é mundialmente assinalado o Dia Sem Compras (Buy Nothing Day), um dia para reflectir e repensar sobre os hábitos consumistas que tanto contribuem para a insustentabilidade das sociedades ditas "desenvolvidas".

Mais uma vez, relato aqui a infeliz coincidência da campanha do Banco Alimentar e do Dia Sem Compras. 

Apelo a todos, não apenas no Dia Sem Compras, mas todos os dias, que pensem antes de comprar. Que comprem apenas o que realmente precisam. Porque o que realmente precisam, para muitas pessoas, é muito menos do que o que julgam. É preciso é pensar antes de comprar. Porque se comprarem apenas o que realmente precisam, estarão a contribuir para uma sociedade mais sustentável, para uma exploração de recursos mais equilibrada e para uma menor produção de lixo.

E neste fim de semana, se realmente precisa de ir ao supermercado, aproveite para ajudar aquele número assustadoramente crescente dos que nem sequer precisam pensar se realmente precisam, porque precisam e não podem comprar, e contribua para o Banco Alimentar contra a Fome.

6 comentários:

  1. Dou sempre...
    Mas reconheço que isto não resolve mais do que a fome de 1, 2, 3 (?) dias. Cada um devia ter direito a uma vida digna...

    ResponderEliminar
  2. Ora bem! É isso mesmo. Mas quem manda só quer é caridadezinha, eu sempre dei mas hoje revoltei-me e recusei o saco...
    Isto não vai lá assim, tem que haver vontade politica para fazer mudanças, senão qualquer dia vamos pedir a quem? daqui a pouco não há a quem pedir, vamos ter que pedir todos...
    bjs eugenia

    ResponderEliminar
  3. Os dois comentários anteriores (Rogério Pereira e Horticasa) são pertinentes, e dão que pensar.
    Eu também acabo sempre por dar alguma coisa, e hoje fiz o mesmo, mas de facto há que pensar, com a maior brevidade possível, em formas de acabar com a crescente precaridade com que muitos vivem.
    E é bom que as pessoas comecem a entender que na base da esmagadora maioria dos problemas actuais está precisamente o consumismo desenfreado.

    ResponderEliminar
  4. Felizmente, as pessoas continuam a dar, pelo que vi no telejornal. Se um dia as pessoas que ainda podem dar deixarem de o fazer e delegarem na "vontade política", que é o mesmo que dizer, na vontade dos políticos, a humanidade estará seguramente bem perto do fim. E eu gostaria de não estar cá para ver.

    ResponderEliminar
  5. Perpétua-mos o Ciclo da Pobreza...
    Visão nua e crua... livre dos habituais "sentimentos" a que se apelam quando pedem donativos para matar a fome. Já há muito que faço como a 'horticasa'... se contribuímos para manter o Ciclo e o alimenta-mos com energia (donativos) o movimento nunca mais parará.
    Por outro lado, é curioso apelidar-mos à redução do consumo, que sendo um dos dos braços do Sistema Monetário no qual assenta a Civilização actual, apenas iremos aumentar o número dos indivíduos dependentes dos tais "suportes básicos de vida" vulgo "bancos alimentares".
    De resto a Manuela já sabe, pois vai lendo as maluqueiras que vou escrevendo, que esta não é de certeza a resolução dos problemas da nossa espécie.

    ResponderEliminar
  6. Desconhecia do dia sem compras. No entanto fui a pé até ao supermercado mais próximo e enchi 2 sacos para o banco alimentar (mesmo apesar de ser contra o uso de sacos de plástico, no entanto espero bem que sejam bem reaproveitados!) ...
    Numa altura em que a comunicação social vem dizer que o cenário é de crise, a altura é de poupança, e fazem um alarido imenso e assustam a população que amanhã nada terão porque os 'senhores do dinheiro' vêm cá e levam tudo, é bom saber que as pessoas não deixam de ajudar o próximo da maneira mais fácil que conseguem. Eu acho que são boas iniciativas. Não quero viver num mundo onde não se ajuda ou se dá a mão aos que mais precisam.

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.