terça-feira, 12 de outubro de 2010

Porque não falam eles do Pico do Petróleo?

Porque é que a comunicação social fala SEMPRE das mesmas coisas e NUNCA de certas coisas? Porque será que não falam do PICO do PETRÓLEO e o colapso que vai gerar, se não se mudar o estilo de vida e se não se apostar forte noutras fontes de energia? Vejam o vídeo abaixo, saibam um pouco mais aqui e muito mais no The Oil Drum.

É óbvio e evidente que o petróleo está cada vez mais difícil e caro de extrair, ou seja a oferta vai diminuir. É óbvio que é crescente e exponencial a procura de petróleo por parte das grandes economias emergentes, como a Índia, a China e o Brasil. É só juntar estas premissas e concluir, que não vai haver oferta para a procura. Logo, o preço vai subir, e vai subir muito. Muitas empresas, dependentes do petróleo, vão rebentar.  O transporte de bens, incluindo alimentares, vai ser caríssimo. Os empregos vão diminuir. O poder de compra vai baixar e o que resta da classe média vai passar a pobre.  A desordem instalar-se-á. A sociedade colapsará.

E não se está apostar suficientemente nas energia renováveis. E, salvo algumas cidades e comunidades que se preparam para a transição reduzindo os consumos energéticos, o mundo não se está a preparar. Porque não vê, não ouve, não lê, não sabe. Porque uns escondem e  outros ignoram.

Estranho o ignorar das evidências por parte dos políticos, dos economistas, e da comunicação social.



Vejam também o post de Mab e a animação no blogue parceiro "O Único Planeta que Temos", que hoje, e por coincidência, também se lembrou de falar do Pico do Petróleo.

7 comentários:

  1. Não aprecio muito a repetição... mas sou forçado a tal...
    Isto vai até rebentar... já tenho dito que vamos gastá-lo até acabar ou até ser tão caro tão caro que já não compensa, a eles, extraí-lo... Além disso quando esse tempo chegar já nos agarraram de outra forma e continuamos na dependência deles... "win win"
    Também já escrevi sobre isto... mas de pouco vale!!!
    E isto de gastá-lo todo até ao fim, ou quase, aplica-se ao petróleo, ao gás natural, ao carvão, enfim é só escolher... por isso volto-lhe a dizer que por mais COP's que esses tipos façam... no fim vamos todos levar com Ela e em força... e bem merecida.

    ResponderEliminar
  2. É tão estranhos eles "ignorarem", como é também estranho as pessoas perderem tempo a plantar couves virtuais em vez de usarem a net para algumas pesquisas, pois é tão evidente que anda tudo a correr muito mal e é tão fácil descobrir o porquê. Não há muita desculpa para serem ignorantes...nem é preciso muita inteligência para perceber o que se passa.
    Estão todos acomodados, á espera que apareça algum a mudar alguma coisa, ninguém avança. Todos com o "rabo preso".
    Qdo lá chegarem a esse futuro tão próximo, a viverem com muito menos e mal, irão descobrir que muito antes poderiam ter vivido com menos mas bem, pois nessa altura o que ainda temos de bom, não existirá.
    Será a sobrevivência primária a prioridade e se pensarmos bem, já é assim em muitos lugares.
    É a desumanidade.

    ResponderEliminar
  3. Ui...

    Manuela: parece que estou a ter concorrência!!! Ainda bem...

    O que escreve a Ana é o que eu escreveria... se bem que eu tenho a mania de ser mais "grosso"... e "pessimista"!! ihih

    ResponderEliminar
  4. Olá Ana e Voz

    Pois, não temos grandes razões para optimismo, mas a verdade é que o pessimismo é pernicioso...
    Sejamos realistas, com alguma esperança...

    Infelizmente, a maioria das pessoas só sabe o que vai ouvindo (ou lendo) na comunicação social, que deixa demasiadas lacunas.

    E quem não sabe, não pode querer mudar, pois primeiro precisa entender.

    Vamos devagar... mas devagar demais... não podemos é, por isso, parar.

    Obrigada pela visita

    ResponderEliminar
  5. Que bom ter companhia...
    Sim, o pessimismo não nos serve de nada, mas ás vezes...
    Parar é morrer.
    Abraço
    Ando a pensar fazer campanhas públicas periódicamente, na rua.

    ResponderEliminar
  6. Ana Teresa
    Parabéns pela sua força. Não desanime, nem deixe o pessimismo vencer.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  7. Não se preocupem, era do gelo a caminho, com essa glaciação, a humanidade vai desaparecer.
    Ou como vemos a sociedade de hoje.
    Boa sorte.

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.