sábado, 2 de outubro de 2010

Comunicado da Plataforma Transgénicos Fora sobre Herbicida


NOVOS ESTUDOS CIENTÍFICOS DEMONSTRAM  IMPACTOS NEGATIVOS

Uma equipa internacional de cientistas conceituados publicou este mês um relatório sistematizando as provas acumuladas sobre os riscos ambientais e para a saúde humana do Roundup (o herbicida mais vendido no mundo) e respectivo cultivo de soja transgénica Roundup Ready (manipulada para receber a aplicação desse herbicida).

O relatório "Soja GM: Sustentável? Responsável?"(1) realça a investigação pioneira(2) do cientista do governo argentino, Professor Andrés Carrasco, que prova que o glifosato causa malformações e defeitos de nascimento em animais de laboratório, mesmo em dosagens muito inferiores às usadas na pulverização agrícola. "Os resultados em laboratório são análogos às malformações observadas em embriões humanos expostos ao glifosato durante a gravidez", aponta o Prof. Carrasco.

Este relatório é lançado em conjunto com testemunhos filmados(1) de aldeões argentinos cujas vidas foram destruídas pelo cultivo da soja transgénica (GM). Na Argentina e no Paraguai, médicos e habitantes das zonas de produção da soja GM relatam efeitos nefastos na saúde resultantes da pulverização de glifosato, incluindo índices elevados de malformações, abortos espontâneos, cancros e aumento de casos de nados-mortos.(3) Os estudos científicos reunidos no novo relatório confirmam a ligação entre a exposição ao glifosato e numerosíssimos efeitos nefastos para a saúde, incluindo danos no DNA e órgãos reprodutores.

Carrasco diz que "as pessoas que vivem nas zonas de cultivo de soja na Argentina começaram a reportar problemas em 2002, apenas dois anos após as primeiras colheitas em grande escala da soja GM Roundup Ready". Residentes das áreas afectadas relatam também danos ambientais resultantes do uso do glifosato, como a contaminação das culturas agrícolas e ribeiros cheios de peixes mortos na sequência da sua aplicação. Estas observações são sustentadas por estudos científicos trazidos a lume pelo novo relatório que demonstram que o glifosato é tóxico para o meio ambiente.

O relatório "Soja GM: Sustentável? Responsável?" refuta  fundamentadamente as afirmações da indústria sobre a sustentabilidade do cultivo da soja GM e a segurança dos herbicidas à base de glifosato como o Roundup. Mas a Mesa Redonda sobre Soja Responsável (Round Table on Responsible Soy, RTRS), um fórum misto com representantes da indústria e algumas organizações não governamentais para a produção sustentável de soja, planeia lançar a nível internacional um rótulo para essa soja, dita "responsável", cujo objectivo é assegurar aos consumidores e distribuidores com preocupações éticas que a soja foi produzida tendo em conta as pessoas e o ambiente. Certificará também a soja GM pulverizada com glifosato como sendo responsável.

A RTRS reúne multinacionais tais como ADM, Bunge, Cargill, Monsanto, Syngenta, Shell e BP, e associações - muito contestadas - como o WWF e Solidaridad.
Claire Robinson, da GMWatch, comenta assim essa intenção: 
"É uma farsa cruel chamar sustentável e responsável ao modelo de agricultura que envolve a soja transgénica e o seu herbicida Roundup. Os critérios da RTRS convêm à indústria mas são tão fracos que não protegem a população local dos riscos conhecidos da soja GM e do Roundup, documentados no relatório. Nem sequer protegem a floresta tropical, um dos objectivos iniciais. A RTRS também ignora os problemas sociais causados pelas monoculturas de soja GM. Os meios de subsistência locais e a segurança alimentar são erodidos à medida que as terras usadas para produzir alimentos são entregues às monoculturas desta soja tóxica, maioritariamente exportada para a Europa para alimentar o gado."

O relatório mostra que a proporção de pessoas pobres e famintas na Argentina subiu de 15% em 1996 - o ano da introdução da soja transgénica - para 47% em 2003.

A soja GM Roundup Ready é também importada para Portugal, onde alimenta vacas, galinhas e porcos que mais tarde fornecem a carne que comemos. Além disso, é utilizada para produzir lecitina de soja, usada em centenas de alimentos humanos. Por isso Margarida Silva, coordenadora da Plataforma Transgénicos Fora, afirmou já que "A soja transgénica é uma ameaça global e os estudos científicos mais recentes demonstram que a realidade é bastante pior do que se suspeitava. Portugal não pode continuar a importar esta soja transgénica como se nada fosse. Os bifes e galinhas que comemos, quando provenientes de produção intensiva, trazem consigo um rasto de sangue, doença e muitas famílias desfeitas. O Roundup tem de ser proibido e as Medidas Agro-Ambientais que o apoiam têm de ser desde já reformuladas."(4)
....»

Ver original completo em: Plataforma Transgénicos Fora, 2010/09/24

6 comentários:

  1. Estamos a matar-nos lentamente... somos mesmo uma espécie digna de estudo!!!
    Já temos milho Bt, soja com molho roundup, salmão OGM, carnes com doses industriais de antibióticos, águas cheias de toxinas, enfim podia continuar mas não me apetece!
    Entretanto quem ganha triliões com isto, provavelmente só come alimentos biológicos e cozinhados por um chefe privado!
    É o que dá termos todos a mania que somos os Donos disto!!!

    ResponderEliminar
  2. Olá, Manuela,
    Falta-me tempo para falar…
    Só uma ou duas notas ou divagações. Já uma vez por aqui falei da contaminação dos solos e ainda por cima ainda vêm estes transgénicos da treta …já não basta a naturalidade do ambiente em contaminar solos com chumbo, cádmio, amianto… E pior as substâncias químicas dos anos 30 (e como bem sabe algumas continuam a ser utilizadas) com propriedades estrogénicas : PAHs; Bisfenol-A; DDT; DES; PCB’s; furanos, etc. que agora traduzem: redução de fertilidade; cancro da mama; atrofia testicular; leucemias. (A propósito das dioxinas na alimentação, um dos meus orientadores disse que o cães que foram utilizados na Guerra do Vietname revelaram mais carcinomas testiculares do que aqueles que ficaram nos USA…)
    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  3. Informações bastante elucidativas, para quem ainda acredita nos OGMs e empresas que os comercializam sem ter em conta estes efeitos.

    Tal como a Manuela diz, o problema maior é quando se põe á frente de tudo o lucro.

    Obrigada Manuela, por este blog estar sempre em grande actualização.

    ResponderEliminar
  4. Ainda hoje estive a ler um texto sobre os prós e os contras dos trangénicos e tinha ficado com a ideia de que na Europa estava tudo mais controlado...
    Afinal e infelizmente as coisas estão mais complicadas do que à partida de supõe.

    ResponderEliminar
  5. E depois são cada vez mais frequentes os casos como o de um neto de uma pessoa que conheço: com um ano e meio e com leucemia. Uma dor, uma tristeza...

    ResponderEliminar
  6. Graças a este estudo do Professor Carrasco as acçoes da Monsanto (MON) cairam na bolsa:
    http://blogs.barrons.com/stockstowatchtoday/2010/09/30/monsantos-tough-week-now-its-birth-defects/

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.