sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Cada um a contribuir para um planeta melhor

Alcançar um mundo sustentável depende de todos nós, de estarmos esclarecidos e de esclarecermos que o caminho que a economia global tem seguido é errado. O caminho para a sustentabilidade tem de passar não só pelo respeito pelo ambiente e equilíbrio dos ecossistemas, mas também pela justiça social e pela distribuição equitativa de recursos. Há que mudar de rumo, e esta viragem implica uma acção individual e colectiva na redução do consumo, na redução da produção de resíduos, na reutilização e nas relações humanas.

Imagem de We Are What We Do
Já passamos a era dos 3 R's, agora, estamos na época dos 5 R´s: Repensar, Respeitar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar

E porque as pequenas acções de muitas pessoas acabem por ter um grande impacto, coloquei neste blogue uma página com dicas simples para ajudar à mudança de cada um  e de todos. Não são novidade para a maioria das pessoas que já estão familiarizadas com as questões ambientais, e grande parte das dicas estão amplamente divulgadas na Internet.  Seleccionei-as por me parecerem fáceis de implementar no dia a dia (uma  mais que outras, claro). Visite a página Dicas pela Sustentabilidade e contribua, através de comentários na mesma, com sugestões para a ajudar a aperfeiçoar.

5 comentários:

  1. Um post de cheio esperança. :)))
    Gostei dos 5 Rs.
    Para mim é fácil e espero que para muitos tb comece a ser.
    Um abraço Manuela!

    ResponderEliminar
  2. Isto sim, Manuela.
    Isto é serviço público, e do bom !
    Obrigado pelas dicas.
    Bem haja.

    ResponderEliminar
  3. Realmente nas visitas ao seu blog tenho a certeza de que se preocupa com as causas ambientais!Muito bonito o trabalho e iniciativa.Concordo plenamente que pequenas ações fazem muiita diferença!Re:)

    ResponderEliminar
  4. Aproveitando o assunto do meio ambiente, gostaria de informá-los que Jeremy Rifkins (autor de “A economia do hidrogênio”), virá para a Conferência Internacional Cidades Inovadoras (CICI 2011), em Curitiba! Saiba mais: http://migre.me/1QLX3

    ResponderEliminar
  5. Ana Teresa, Eduardo e Renata

    Obrigada pelas vossas palavras e pela visita. Espero que a página ajude e seja útil.

    Abraços

    Fer
    Obrigada pela informação, que espero seja útil para os visitantes que estão no Brasil. Para mim, não dá que está um Oceano pelo meio :)

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.