sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Blog Action Day - ÁGUA - Água da vida ou da morte

A água, tão abundante na nossa Terra e essencial à vida, está doente. Quem o diz é o relatório da ONU,  Sick Water?, divulgado no passado mês de Março.

O  crescimento populacional, o aumento do consumo, a falta de estratégias e os milhões de toneladas de esgotos e resíduos industriais e agrícolas sem tratamento que são despejados nos rios, na terra e no mar, ameaçam os ecossistemas, a biodiversidade e a vida humana. 

A juntar-se à escassez de água potável, a má qualidade da água disponível em algumas regiões do globo mata mais do que as guerras.  Actualmente, morrem cerca de 1.800.000.000 crianças com menos de 5 anos por ano (mais do que uma  a cada 20 segundos) devido a doenças originadas pela água poluída e falta de condições de higiene.

Foto: http://www.lightstalkers.org/images/show/748242
Tentando curar a água, trabalha a WarterAid, uma organização não governamental internacional cuja missão é transformar vidas nas comunidades mais pobres do mundo, melhorando o acesso à água potável, higiene e saneamento. O filme incorporado abaixo dá uma ideia do trabalho desenvolvido, do uso dos princípios de sustentabilidade e da educação de comunidades afectadas pela falta de higiene e água de qualidade. A versão completa do vídeo abaixo (10 min) pode ser vista aqui.




Enquanto os governos se preocupam com os seus umbigos e com as suas guerrinhas políticas e pelo poder, valem estas organizações para minorarem as mortes e melhorarem a vida de muitas pessoas. Mas não chegam para todos. É mais do que tempo para os políticos definirem prioridades sérias. Que os políticos que supostamente governam o mundo parem de se deixar governar pelo poder económico. Se não sabem ou não têm coragem de o fazer, saiam, dêem lugar a quem o saiba: façam um favor ao mundo.

14 comentários:

  1. O mundo inteiro está doente...e se não se fizer qq coisa mais radical, ninguem se safa.
    Será que vamos continuar tão descansados a comprar e comprar e comprar???Poluir e poluir e poluir. Saquear. Roubar.
    O modelo actual de economia assim o exige.
    Em nome da economia cometem se atrocidades, que pelos vistos, a maioria vai esquecendo/perdoando.
    Haja esperança e reacção!

    ResponderEliminar
  2. .
    Olá Manuela,

    Parabéns pelo seu excelente "post" sobre um dos bens mais preciosos - a água potável :))

    No mundo inteiro devem ter sido tantos os bloggers que escreveram hoje sobre este assunto, que o sítio do Blog Action Day está entupido :)) Há algumas horas que me enviaram uma mensagem com o link para os ver, e o tráfego é tanto que não se consegue aceder.
    Ora ainda bem! Mas o que eu quero ler é o texto do blogue da Casa Branca, porque eu relato muitos dos erros dos americanos e sempre quero ver se têm coragem de os admitir e se estão a alterar a sua política ambiental.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Manuela, apenas para deixar os parabéns pela "aparição" na Revista Visão desta semana, dedicada ao ambiente.
    Uma bela surpresa, diga-se.

    um bom fim-de-semana,

    ResponderEliminar
  4. Gostei do seu post.

    Também participei no Blog Action Day e a culpa é sua e agradeço.

    ResponderEliminar
  5. Amiga Manuela!

    Muito bom o seu post, como sempre.
    A verdade é mesmo essa, e infelizmente o que se passa ao nível dos governantes e do seu egoísmo atroz, essa mesma prática, passa, consciente ou inconscientemente para as populações.

    No geral, quem é que se importa realmente com o problema da falta de água potável, de pão, de educação, de tudo o que se tem???
    Só quem não tem!!!
    E mais uma mínima percentagem de pessoas.
    Fiquei chocada com a falta de adesão dos Bloggers portugueses e ainda brasileiros que conheço.
    No círculo que frequento, só a amiga o fez.
    Tive acesso a números, já que publiquei uma coisa muito simples nos meus dois Blogs, e vi que o número é ínfimo.

    Não sei o que dizer mais, estou decepcionadíssima com tudo o que se faz neste planeta e sobretudo com o que não é feito no tocante às verdadeiras necessidades da população mundial.

    Amiga,
    Um Beijo

    ResponderEliminar
  6. Amiga, Manuela!

    Bom dia!

    Talvez goste de ler o que a Minha amiga Ann escreve.
    O seu post sobre este tema é simplesmente fabuloso.
    Leia aqui - http://annkschin.blogspot.com/

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Ana Teresa
    O modelo de economia está profundamente errado, terá de mudar,mais cedo ou mais tarde. Se for mais tarde será muito mais penoso. Todos deviam seguir o exemplo da Islândia e julgar e punir os responsáveis.
    A inimputabilidade tem de acabar, espero também que haja reacção.

    ResponderEliminar
  8. Olá Josefa
    Muito obrigada, ainda bem que gostou do "post" :) Depois avise-me do "post" no blogue da Casa Branca que eu não descobri. Ainda bem que muitos aderiram, embora em Portugal a adesão não tenha sido muito grande.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Pinhas
    Obrigada pelo comentário e por ter aderido ao Blog Action DAy. Gostei muito do seu "post" :) e declaro-me clp+ada com muito gosto :)

    ResponderEliminar
  10. Olá Fernanda
    Acho que a adesão podia ter sido maior por cá, mas não foi tão mal assim... vai devagar!
    Os governos têm sempre prioridades que nos deixam perplexos... será que a política tolhe o cérebro? Começo a desconfiar que não só o cérebro, como a moral e a ética...
    Tenho andado sem tempo, e ainda não visitei o "post" da sua amiga Ann, mas logo que tenha um pouquinho de tempo livre, espero fazê-lo, pois se recomenda, é porque vale a pena.
    Beijinhos e obrigada

    ResponderEliminar
  11. .
    Olá Manuela,

    Deixo-lhe a ligação para o texto do blogue da Casa Branca, mas prepare-se para uma leitura longa. Eu ainda não tive tempo de o ler na totalidade :)

    http://www.whitehouse.gov/blog/2010/10/15/blog-action-day-protecting-america-s-waters-today

    Beijinho e boa noite :))

    ResponderEliminar
  12. .
    A propósito da participação através de blogues, os números que recebi dizem que, na última contagem, havia 5.600 blogues de 143 países, alcançando mais de 40 milhões de leitores.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  13. Olá Josefa
    Se diz que é longo, vou ver se deixo a leitura para o fim de semana, em que espero ter mais tempo livre.
    Quanto à participação no Blog Action Day, também acabei de receber uma mensagem com esses dados, e olhe que não foi nada mau :)
    Beijinhos e obrigada :)

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.