sábado, 9 de outubro de 2010

10/10/10 é amanhã - Caminhada pelo Clima Famalicão

Sete semanas depois de termos começado a organizar a Caminhada pelo Clima Famalicão, tudo está a postos para que amanhã 10/10/10 seja um dia que sensibilize a população e que ajude a 350.org a mandar uma mensagem  de milhões de pessoas para os líderes que se vão reunir, em Dezembro, no México, na Cimeira sobre Alterações Climáticas. 

Depois de uma dia de ontem tão cinzento e chuvoso, fomos brindados cá em Famalicão com uma manhã de sol brilhando por trás das nuvens. Esperamos que muitas centenas de caminhantes apareçam, amanhã e que não se assustem com uns eventuais aguaceiros que possam ocorrer!

Toda esta preparação para a Caminhada não teria sido possível se não tivéssemos apoios. Assim, deixamos aqui o nosso sincero agradecimento às seguintes entidades e empresas, na maioria de Vila nova de Famalicão, que se disponibilizaram a ajudar esta iniciativa por um mundo melhor para as gerações mais novas e futuras:

Mas, se para fazer uma caminhada, basta pôr os pés ao caminho, para fazer de uma caminhada um evento de sensibilização é preciso trabalho, empenho e apoio. Assim, esta Caminhada pelo Clima Famalicão tem vindo a ser organizada por um grupo de 17 voluntários, na maioria famalicenses, mas também da Trofa, Castelo da Maia e Valongo. Alguns deles responderam de imediato ao apelo feito ao grupo Limpar Portugal VNF Famalicão. Outros já tinham estado também no evento de 24/10/2009 da 350, em Gaia/Porto, e já conheciam este movimento 350.orgParte deles, absolutamente desconhecidos dos outros.

Certo é o seguinte: com reuniões semanais desde 31 de Agosto até hoje, este grupo de pessoas, sem qualquer associação formalizada, conseguiu fazer desta caminhada um evento de grande impacte, como se pode ver pelo destaque dado pelo próprio movimento 350.org/pt/Uns participaram mais, outros participaram menos, mas todos colaboraram na medida das suas possibilidades.

Por isso, aqui fica o meu sincero "obrigada" a este grupo fantástico que me deu motivo para  continuar a acreditar que o mundo pode mudar para melhor, porque há gente para isso.  Assim, e por ordem alfabética, bem hajam:

Aqui está parte do grupo organizador da Caminhada, pena que seja apenas menos de metade...
Albertina Pereira
Alcino Monteiro
Ana Berta Rego
Ana Maria Azevedo
Clara Drave (Castelo da Maia)
Cristiana Caldas 
Graça Marques (Trofa)
Lígia Silva
Luciana Lopes
Luísa Aguiar (Valongo)
Manuel Cruz (Trofa)
Marta Moniz
Nuno Mendes
Pedro Teixeira
Sandra Costa 
Susana Costa

 Um muito obrigada a todos os que tornaram possível a organização desta Caminhada, e agora esperemos que o "Clima", pelo qual vamos caminhar, nos ajude amanhã de manhã a torná-la possível e em grande!

8 comentários:

  1. .
    Olá Manuela,

    Por aqui o sol brilha também e esperemos que se mantenha assim, porque com sol ou, pelo menos, sem chuva, faz-se muito melhor!

    Parabéns por mais este seu empenho e contributo :))

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Olá Josefa

    Muito obrigada pelas amáveis palavras! Esperemos que o tempo ajude o clima :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Agradeço também ao colega Jorge Ribeiro, que desenhou o cartaz e o panfleto para a Caminhada.
    Desculpa, Jorge, que ias ficando esquecido, mas sei que não levas a mal o meu despiste.

    Queria rectificar/completar o "post", mas o blogger está de greve com as alterações, e desconfigura tudo.

    Obrigada, Jorge

    ResponderEliminar
  4. Olá,
    Grande trabalho de equipe!
    Vamos é a ver se o tempo ajuda...
    Por cá, desta vez, não me empenhei tanto, porque o ano passado, foi triste perceber, que mesmo as pessoas que se pensa que iriam aderir, poucas apareceram, nem a Quercus local quis saber, nem jornalistas, e contar com o apoio da câmara, tb foi impossível.
    Desta vez, iremos divulgar alguma informação básica entre as pessoas e a acção irá ser junto a locais de grande consumo. Há pessoas que não querem saber, mas há outras que poderiam começar a pensar sobre este tema.
    Se tocar algumas, já me considero feliz.
    BOM DOMINGO!

    ResponderEliminar
  5. Em Lisboa chove. E muito!
    Espero que amanhã o tempo melhore.
    E espero que por aí o tempo também esteja do vosso lado!

    ResponderEliminar
  6. Ana Teresa e Mãe da Rita
    Muito obrigada e boa sorte também para os Açores e Lisboa.
    Beijos e
    BOM DOMINGO

    ResponderEliminar
  7. Amiga Manuela!

    Bem hajam mesmo e que corra tudo muito bem e sem chuva :))

    Hoje por aqui não choveu, felizmente!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Quando temos consciência de que somos todos condóminos desta casa chamada Planeta Terra, é também assim que manifestamente, se procede.
    Parabéns pela iniciativa.

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.