terça-feira, 5 de outubro de 2010

10/10/10 - Dia de Acção Climática

Faltam poucos dias para 10/10/10, dia escolhido pelo movimento 350.org para mostrar ao mundo que estamos prontos para soluções que invertam o sentido das alterações climáticas. São já mais de 6 mil eventos em 185 países registados no site 350.org. 
Para além da sensibilização da população, pretende-se enviar uma mensagem para a cimeira do México sobre Alterações Climáticas, a realizar em Dezembro: queremos um tratado justo, ambicioso e vinculativo!




Em Vila Nova de Famalicão, prepara-se uma caminhada de sensibilização (Caminhada pelo Clima Famalicão),
Em Faro, vão criar uma horta urbana na cidade (Faro que te quero verde)
Em Lisboa, a Quercus está a organizar um passeio de bicicleta (Venha pedalar por menos CO2!)

E muitas outras acções estão registadas por esse país fora (ver no mapa)

No caso de Famalicão, o registo é aconselhado, mas não necessário. Basta comparecer no Parque da Juventude às 09.30 do próximo Domingo. A Caminhada parte às 10:10h, e terá uma duração de cerca de 1h30 (são cerca de 5 km). O registo é aqui, e saiba mais aqui. O evento também está no Facebook, aqui.

Alguma notícias internacionais recentes sobre o evento global:
The Guardian: http://www.guardian.co.uk/environment/blog/2010/oct/04/10-10-campaign-events
The Huffington Post: http://www.huffingtonpost.com/2010/10/05/global-work-party-october_n_749594.html
CNN:  http://www.cnngo.com/mumbai/play/350orgs-global-work-party
Treehugger: http://www.treehugger.com/files/2010/10/350-work-party-10-10-10-top-events-inspire-action.php

"350.org é uma campanha internacional de bases que tem por fim mobilizar um movimento global de clima, unido pelo mesmo apelo à ação. Disseminando um conhecimento das bases científicas e uma visão partilhada de uma política justa, procuramos garantir que o mundo crie soluções corajosas e igualitárias para a crise climática. 350.org é um projeto independente e sem fins lucrativos."

7 comentários:

  1. Estou inscrita neste evento e conto participar na iniciativa da Quercus.
    Espero que o tempo ajude :-)

    ResponderEliminar
  2. Sugestão:
    Alterar o valor!!!! Em vez de 350 passar para 400... é que para 350 já não vai na nossa Era!!!

    ResponderEliminar
  3. Mãe da Rita

    Espero também, mas as previsões não são famosas...

    ResponderEliminar
  4. Voz
    Claro que 350 ppm não atingiremos na nossa era... pois se já vamos em 392, e continua a subir à razão de 2 ppm por ano, e continuam a queimar carvão e a queimar petróleo...
    Mas há que estabelecer metas e trabalhar para chegar lá. Pelo menos em 2020, senão, o caldo entorna de vez!

    ResponderEliminar
  5. Pode esquecer 2020... já lhe disse que vamos queimar carvão, gás natural, petróleo até ele acabar... por isso digo que tentar não ultrapassar os 400 já não era muito mau!!!

    ResponderEliminar
  6. Olá amigos, deixo aqui a minha dica:
    A Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia da América Latina e do Caribe (Red-POP) recebe até 15 de novembro, propostas de trabalho para a 12ª Reunião Bienal (http://www.mc.unicamp.br/redpop2011/) que acontece no Brasil, organizada pelo Museu Exploratório de Ciências (MC), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), de 29 de maio a 2 de junho de 2011.
    Com o tema “A profissionalização do trabalho de divulgação científica”, o encontro aceitará tanto trabalhos de pesquisa, de caráter acadêmico, quanto de profissionais da área, interessados em relatar suas experiências. Cinco eixos temáticos vão nortear a 12ª Reunião: Educação não-formal em ciências; Jornalismo científico; Programas e materiais para museus de ciências: materiais e práticas concretas; Museografia e museologia científica; Público, impacto e avaliação dos programas.

    ResponderEliminar
  7. Mas mesmo que o futuro seja mau, se não se fizer o que está ao nosso alcance e tentar chegar mais além, de certeza que será pior.
    Por isso, se toda as pessoas não fizerem nada, porque podem fazer muito pouco, aí é que acaba a humanidade.
    Abraço
    Bora?

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.