domingo, 10 de outubro de 2010

10/10/10 - Dia de Acção Climática 350 em Famalicão

Mais de 350 pessoas (bastante mais, mas não sei ao certo) participaram hoje na "Caminhada pelo Clima Famalicão", assinalando o 10/10/10 da campanha 350. O sol interior destes seres exteriorizou-se numa magnífica manhã, que se vestiu de branco e tons de azul, como mostram as fotografias:
 




O grupo organizador no fim da Caminhada
Numa caminhada de sensibilização de cerca de 5 km pela cidade, os caminhantes vestiram a camisola, mais propriamente T-shirt, e divulgaram dicas como: "Queime calorias e não petróleo", "Prefira sempre a luz natural", "Opte pelos transportes públicos", "Reutilize manuais escolares", "Escolha produtos locais", "Tome banho de duche e rápido", "Reutilize os sacos nas compras", etc., etc..
Participaram pessoas das mais diversas idades, todos com boa disposição. Vieram pessoas de outras terras do norte, inclusive de Viana do Castelo. Até o vice-presidente da autarquia e mais três vereadores vestiram a camisola (um deles só no sentido figurado porque não havia tamanho XL). Alguns "sprinters" da geração futura e mais um de quatro patas, a "Luna", imprimiram um passo acelerado e dificilmente abrandado pela organização, de modo que a caminhada acabou um pouco antes do esperado. 
 
Correu tudo lindamente, e julgo que transmitimos a mensagem de que são necessárias as nossas acções individuais para contribuirmos para um mundo melhor. E esta mensagem destes cidadãos empenhados fará parte, através das fotos enviadas à 350.org da pressão a exercer sobre os líderes  mundiais que se vão reunir na COP16, Cimeira do México sobre Alterações climáticas, a realizar em Dezembro: queremos como meta, o valor máximo de 350 ppm de CO2 na atmosfera!

Aos participantes, aos que colaboraram patrocinando o evento, à autarquia, à comunicação social local e regional e aos membros do grupo organizador: MUITO OBRIGADA!

Para ver mais fotos: no Facebook, ver o meu álbum ou o álbum do Município de Vila Nova de Famalicão

Nota: este "post" foi publicado hoje em Famalicão por um Mundo Melhor, onde estão mais fotos.

8 comentários:

  1. Boa, boa!
    Por cá (Ponta Delgada), correu bem, fizemos o que nos tínhamos proposto fazer.
    O tempo, não ajudou, nem as pessoas para participarem, como já é costume. "Fomos poucos, mas bons", com idades entre os 4 meses e os 70 anos.
    O slogan escrito foi: "O planeta sobreviverá, a humanidade não".
    Deu para conversar com as pessoas que passavam para fazerem compras.
    Acho tb, que só pelo facto de lá estarmos a transmitir uma mensagem para o bem comum, as pessoas tornaram-se mais receptivas. E sim, é sempre positiva qualquer acção positiva.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Parabéns ao grupo organizador
    Parabéns aos participantes
    Parabéns a sí Manuela que nos deu estas imagens de um exemplo a replicar...

    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Este, e outros eventos, são o exemplo de acções pequenas mas que fazem uma grande diferença no nosso mundo, talvez assim possamos desviar-nos deste rumo que nos leva a um destino infeliz!

    ResponderEliminar
  4. Obrigado por tentarem...
    Mas:
    "Voz do Povo não chega nem aos ouvidos dos Políticos, nem aos dos Poderosos"

    Atentem nas notícias das reuniões preparatórias da COP16 que já acabaram, ou estão para acabar (já nem ligo!!!)... uma autêntica miséria...

    ResponderEliminar
  5. Nós até sabemos isso, mas deixar se morrer sem nada fazer é que não, nunca.
    Bem, a maioria do povo está ainda na soneca, mas, irá acordar e de que maneira.

    ResponderEliminar
  6. Ana Teresa, Rogério, Miguel e Voz,

    Muito obrigada por deixarem aqui o vosso comentário.
    Fiquei muito feliz com o tempo, que permitiu juntar centenas de pessoas a transmitir uma mensagem de que precisamos de agir por um ambiente melhor.

    Parabéns também à Ana Teresa, que não desiste e continua, contra ventos e marés. Nunca desista.

    Acho que, como diz o povo, "Vale sempre a pena, quando a alma não é pequena"

    Por isso, continuemos.

    Obrigada e um abraço :)

    ResponderEliminar
  7. Obrigada, Sue, também e sobretudo pelas lindas fotos :)

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.