quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Um milhão de assinaturas pela informação sobre OGM

Já há mais de um milhão de assinaturas da petição conjunta da Avaaz e da Greenpeace para a suspensão da introdução de culturas de alimentos geneticamente modificados na Europa, de modo que já é possível fazer um pedido legal oficial à Comissão Europeia.

Obrigada a todos quantos assinaram (já tinha apelado aqui e aqui). Mas se ainda não assinou, torne a petição ainda mais forte juntando o seu nome (clique nas ligações). Nesta difícil batalha em que a informação escasseia, quantas mais vozes, melhor! 

São o ambiente, a biodiversidade, a liberdade dos agricultores e a nossa saúde que estão em jogo contra os interesses de lucro das indústrias produtoras de sementes transgénicos e dos respectivos e potentes herbicidas!

12 comentários:

  1. Ainda bem que voltou à carga com o GM e com este cromo!
    Em breve lá no TEMPO vou publicar o resultado de um estudo efectuado nos EUA que comprova que as águas estão a ser poluídas com insecticidas GM...
    Quanto à petição espero que esses palhaços se deixem desta treta de OGM de vez...

    ResponderEliminar
  2. Vivaaaa!!!
    Apesar de achar que "só" um milhão de pessoas a assinou, atendendo á natureza do assunto (que é a meu ver
    uma das prioridades de batalha, isto é muito grave).
    Ficaremos á espera e atentos, de como vão dar seguimento.
    Fico contente por este pequeno passo. :-)

    ResponderEliminar
  3. Ainda não percebi. Preferem inseticidas poluentes ou frutos que não são danificados por pragas porque o seu genoma assim o permite?

    Desde há centenas de anos que isso é feito de forma lenta pela agricultura tradicional, em que se escolhia o melhor para servir de início de mais gerações. Agora faz-se em muito pouco tempo introduzindo o gene apropriado em vez de se esperar que uma mutação ocorresse numa população.

    Agora somos nós que originamos essa mesma mutação e criamos um atalho temporal

    ResponderEliminar
  4. Espero que o Dário esteja na tanga!!!
    Acha que os OGM são geneticamente modificados para quê?
    Se acha que é para não precisarem de insecticidas então não anda a ler a publicidade da GM/Monsanto!!!
    Eles são geneticamente modificados para resistirem a insecticidas que vá se lá ver só são feitos pela mesma empresa...

    ResponderEliminar
  5. Penso que antes de se formar uma opinião, deveria se ter em conta factos.
    O Dário acha que quem é contra os OGMs, é contra porque lhe apetece e não tem mais nada para fazer ou pensar ou preocupar? Acha?
    Que bom seria se os OGMs, de facto contribuíssem, como proclamam as empresas do sector, para haver mais comida para as pessoas, para haver mais saúde ou pelo menos não a afectar negativamente, para continuar a haver biodiversidade em vez das monoculturas, para haver economia local, tb e minimamente sustentável.
    Informe se, por favor.
    Um exemplo: a Argentina já foi considerada o "celeiro do mundo", não há tanto tempo atrás, antes dos OGMs, é claro. Pesquise para saber sobre o estado da agricultura daquele país e habitantes, actualmente.
    Depois de se informar, se descobrir alguma coisa a favor, partilhe.
    Seria muito bom não estar preocupada com "nada".
    E sim, os transgénicos levam com cada vez mais herbicidas e insecticidas, vendidos pelas empresas que detém as patentes das sementes, que lucram com a falta de ética e miséria dos mais pequenos.

    ResponderEliminar
  6. Só mais umas informações, para quem é ignorante sobre o assunto.

    Não se poderiam esperar estas mutações na natureza, simplesmente porque nunca aconteceriam.
    Seria muito bom, se fosse tão simples como o Dário acredita.

    Os novos genes podem derivar de espécies diferentes e são “agrafados” à cadeia genética original. O objectivo é conseguir “variedades” com propriedades especiais.
    Um exemplo: retirar genes “anticongelamento” de peixes e colocá-los em tomates ou morangos, para lhes aumentar a resistência à geada.

    Isto até poderia ser bom, mas não se sabe, porque quando estes produtos vêm para o mercado, nós é que somos as cobaias. Se não der certo, ooops, desculpem lá qualquer coisinha.
    Para não falar da libertação e reprodução que se torna incontrolável no meio ambiente.
    Uma vez á solta e nunca mais se poderá voltar atrás.

    ResponderEliminar
  7. Amiga Manuela!

    Está assinado!

    Obrigada pela sua visita.
    Quem é amigo, tem amigos!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Ana,

    Insultar é feio. Não sou ignorante.

    1- as culturar GM devem estar em áreas limitadas e separadas para que não ocorra transferência de genes.

    2- o ser humano faz essa transferência há anos mas de forma arcaica, fazendo cruzamentos dos que mais convém. As cenouras originais são brancas e não foi com a genética moderna que se tornaram cor-de-laranja.

    Actualmente os americanos apresentam cerca de 50% de OGM e não há problemas.

    a directiva 2001/18/EC, que entrou em vigor em Abril de 2004. Esta directiva articula medidas rigorosas para controlar o impacto de cada espécie introduzida. Também obriga ao acompanhamento dos produtos após a sua inserção no mercado, propondo normas de rotulagem claras. O produtor e o distribuidor têm de transmitir e guardar a informação sobre cada produto que contenha ou tenha sido gerado a partir de um ingrediente trangénico, desde o cultivo à sua comercialização. Uma espécie de currículo. Esta informação deverá ser conservada por cinco anos.

    O que se precisa fazer é concentrar as pesquisas na questão dos riscos em vez de imaginar quais serão as futuras repercussões.

    A nova variedade de milho, o Bt-11 é geneticamente modificado para produzir o seu próprio insecticida, ou seja, não é administrado nenhum insecticida, não havendo perigo para a saúde humana.

    Os OGM servirão para uma melhor alimentação e para crescimento em solos mais pobres: Os OGM de estudo continham mais carbono, aminoácidos e cerca de 30% mais azoto que outros do grupo controle. Também cresceram bem em solo contendo um décimo da quantidade de azoto.


    Quero debater este assunto e saber mais. Sei sobre os benefícios dos OGM, tenho formação nesta área e sei qual teoria utópica. Mas quero ver, também, argumentos contra OGM para poder comparar e poder debater... e aprender

    Obrigado

    ResponderEliminar
  9. Olá Dário,
    acho que apesar de ter formação nessa área, coisa que eu não tenho, continua a ignorar, os factos sobre os malefícios que têm vindo a acontecer por toda a parte do mundo onde se plantam transgênicos. Não o chamei de ignorante, o que disse e digo é que não tem conhecimento sobre o que tem vindo a acontecer negativamente sobre este assunto.
    Um outro exemplo:
    Na Índia, onde enganaram muita gente com falsas promessas, essas que você preconiza, o algodão da Monsanto não resiste tanto como o algodão biológico, porque não se adapta bem ás variantes condições que podem existir, que o algodão biológico.
    Não vivo lá, não vi com os meus olhos, mas acredito que se há algumas pessoas, só interessadas na saúde e sustentabilidade dos povos e ecossistemas e não em lucros, que contradizem e fazem batalha contra estes produtos, é por conhecimento de causa, não penso, como já disse, que estariam preocupados e a perder tempo com problemas inexistentes.
    E sim, gostaria que pesquisasse mais sobre os que estão do outro lado, os que não confiam em grandes corporações que já deram, através de muitas décadas, indícios de que o que está em causa, é só o lucro e poder.

    Obrigada, com diálogo, aprendemos todos.

    ResponderEliminar
  10. E aonde é que tirou a informação que na América não há problemas com os OGMs?
    Mais uma vez, insisto que pesquise sobre o outro lado e se tem formação nesta área, tb deve saber que é muito difícil limitar essas áreas de maneira a que não se misturem com as outras plantações, pelo menos não é o que tem acontecido em nenhuma parte do mundo e muito menos na América.

    ResponderEliminar
  11. Olá Voz, Ana Teresa, Dario, Fernanda e Giardia.

    Infelizmente tenho tido pouco tempo para o diálogo aqui, que está muito interessante.
    O assunto é muito sério, e precisa de ser debatido / informado / esclarecido.
    Esta petição é precisamente pedir para suspender para que haja informação fidedigna. É que quem "testa" e "estuda" os produtos" OGM são as empresas que os produzem, e isso é uma distorção total. Além disso, como diz a Ana Teresa, estamos todos a ser cobaias. E sem ter o mínimo de noção disso, na grande maioria dos casos.

    Os americanos estão já cheios de problemas, com águas contaminadas com herbicidas, com super ervas daninhas. E depois lá, é permitido tudo o que não é proibido, e parece-me que a EPA faz muito pouco... por exemplo, produtos, como a atrazina, proibidos há anos na Europa, com estudos científicos a comprovar os malefícios, continuam a ser livremente usados nos EUA, porque será?

    O problema não é a ciência. É o que a ganância do lucro faz com ela! E um mundo dominado por mega-corporações ávidas de lucro e poder, que mandam em políticos e mesmo em cientistas e sugam o povo por toda a parte onde os deixem.

    Obrigada a todos pelos vossos comentários.

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.