terça-feira, 21 de setembro de 2010

Sobre Biodiversidade - mensagem de Edward Norton


"A ideia de que o crescimento económico é independente da saúde ambiental e de que a humanidade pode expandir indefinidamente sua economia é uma falsa e perigosa ilusão"

Esta é uma frase de biólogos da Universidade de Stanford na Califórnia, citada por Edward Norton, Embaixador de Boa Vontade das Nações Unidas para a Biodiversidade, num artigo produzido para o Terramérica intitulado "A teia da vida está-se desfazendo" que encontrei no blogue da Liete Alves "Minha Casa Meu Mundo", do qual transcrevo uma parte e que aconselho a ler na íntegra:

"Se para algo serviu a tragédia do vazamento de petróleo no Golfo do México foi para recordar ao mundo que a biodiversidade e a saúde dos ecossistemas não são abstratos conceitos científicos. A diversidade biológica e o bom estado dos ecossistemas são a base vital da sociedade humana e devemos defendê-los já dos muitos perigos que os cercam.
A produção de alimentos e energia na terra e no mar, o turismo, a construção e muitas outras indústrias e atividades mostram ser muito destrutivas dos hábitats marinhos e terrestres. E, embora o estreito vínculo entre a variedade de formas de vida vegetal e animal e o bem-estar humano se compreenda melhor agora do que nunca, são sombrias as notícias sobre o insuficiente esforço mundial para preservar a biodiversidade do planeta.
...
O compromisso e a educação são aliados para lutar contra estas ameaças. Mas somente uma dedicação mundial mais profunda e uma ação concertada de todos os Estados servirão para deter e provavelmente reverter essas intimidantes tendências."



Ligações sugeridas por Edward Norton: http://www.crowdrise.com/, http://www.cbd.int/

11 comentários:

  1. Olá, Manuela,
    Infelizmente o paradigma está completamente invertido. Ou seja, a ideia que se enraizou é a seguinte: fazer da "saúde ambiental" um "slogan" para o crescimento económico. Estou para ver como vai ser tratado o Ano Internacional das Florestas (2011)…

    (Se for Edward Norton a falar, a Jeune desconcentra-se!risos)

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Olá Jeune Dame

    Quem se desconcentrou fui eu, com o seu comentário entre parêntesis, que me fez dar uma gargalhada :)))
    Obrigada, que rir faz bem à saúde :)

    Infelizmente, tem razão, é muito, muito difícil mudar o paradigma do "crescimento económico"!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Cara Amiga,

    "A ideia de que o crescimento económico é independente da saúde ambiental e de que a humanidade pode expandir indefinidamente sua economia é uma falsa e perigosa ilusão"

    Sem discordar desta afirmação, acho-a ingénua. Essa ideia é de facto falsa mas não reflecte qualquer ilusão, reflecte sim a lógica perversa do capitalismo selvagem (se é que há capitalismo que o não seja)

    PS - "Copiando" a sua iniciativa, do seu anterior post, assinaram a petição 9 amigos meus. Não serão muitos, mas são nomes firmes na decisão que tomaram. Isto é, poucos mas bons...

    ResponderEliminar
  4. Manuela querida, grata pela visitinha. Ando sumidinha por conta de afazeres em excesso, mas isso passa. Um abraço carinhoso.

    ResponderEliminar
  5. Manuela, permita-me que responda à Jeune...
    Ano Internacional das Florestas será tratado assim:
    1º Incêndios com fartura,
    2º Desflorestação de florestas tropicais para, entre outros, plantações de soja, palma e pasto para gado...
    3º Plantações simbólicas de meia dúzia de árvores,
    4º Incêndios nas áreas onde se plantaram as árvores...
    5º Um série de discursos daqueles que durante a leitura "marcamos golos de cabeça"

    No fim do ano 2011... conversamos!!!

    ResponderEliminar
  6. voz a O db,
    e ainda teremos tempo para ouvir o Lula..

    Manuela,
    desculpe o parêntesis (a idade ainda permite) :)

    ResponderEliminar
  7. Rogério
    Concordo plenamente. A ingenuidade parte talvez de eventualmente se tratar de cientistas que se têm dedicado à sua ciência, e de repente acordam para o assunto...
    Também concordo com o que diz da lógica perversa do capitalismo. Completamente perversa!

    Obrigada pela divulgação da petição :)

    ResponderEliminar
  8. Liete

    Obrigada pela visita, e pelo seu "post" que me levou a fazer este.

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  9. Voz
    Lá está o seu pessimismo... pois eu gostaria muito que não venha a ter razão... e sei que também gostaria. Mas não aposto...

    ResponderEliminar
  10. Jeune Dame

    Desculpar o parentesis porquê, se me divertiu?

    E a minha idade também permite :)))

    ResponderEliminar
  11. Apesar de me parecer muito forçada a leitura do texto que tinha para comunicar, Edward Norton é Edward Norton (compreendo bem a Jeune Dame). E a importância do que é dito é inquestionável. Lembro a propósito o papel que todos nós temos no que é fundamental: a educação dos mais novos. E há quem desempenhe bem esse papel: neste novo ano escolar o professor de Ciências da Natureza (5.º ano) de uma das minhas filhas tem aproveitado todas as aulas para falar aos alunos, pelos vistos de uma forma que os toca, destas e de outras questões tão caras a este blogue. Não há dia nenhum que ela não comente as informações que ele lhes tem transmitido. Penso sempre que a ouço "ora aí está a sustentabilidade em acção".

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.