domingo, 12 de setembro de 2010

ODM - Objectivos de Desenvolvimento do Milénio

10 anos depois de estabelecidos os objectivos do milénio, e a apenas 5 anos da  data prevista para os atingir, em 2015, a perspectiva de um grande falhanço é muito real, e isto nas palavras do Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon.

Esperemos que a cimeira mundial sobre os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM ), nos próximos dias 20 a 22 de Setembro, em Nova Iorque,  para além de analisarem o  diagnóstico da situação, proponham novas medidas e esforços eficazes para reverter a situação, não se escudando mais na crise económica.

Não nos esqueçamos, no entanto, que nesta missão não há espectadores, todos somos jogadores.



"Em Setembro de 2000, os dirigentes mundiais reunidos na Cimeira do Milénio reafirmaram as suas obrigações comuns para com todas as pessoas do mundo, especialmente as mais vulneráveis e, em particular, as crianças do mundo a quem pertence o futuro. Comprometeram-se então a atingir um conjunto de objectivos específicos, os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, que irão guiar os seus esforços colectivos nos próximos anos no que diz respeito ao combate à pobreza e ao desenvolvimento sustentável."

OS OBJECTIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÉNIO
Até 2015, os 189 Estados Membros das Nações Unidas comprometeram-se a:

1. Erradicar a pobreza extrema e a fome
• Reduzir para metade a percentagem de pessoas cujo rendimento é inferior a 1 dólar por dia.
• Reduzir para metade a percentagem da população que sofre de fome.
2. Alcançar o ensino primário universal
• Garantir que todos os rapazes e raparigas terminem o ciclo completo do ensino primário.
3. Promover a igualdade de género e a autonomização da mulher
• Eliminar as disparidades de género no ensino primário e secundário, se possível até 2005, e em todos os níveis, até 2015.
4. Reduzir a mortalidade de crianças
• Reduzir em dois terços a taxa de mortalidade de menores de cinco anos.
5. Melhorar a saúde materna
• Reduzir em três quartos a taxa de mortalidade materna.
6. Combater o VIH/SIDA, a malária e outras doenças
• Deter e começar a reduzir a propagação do VIH/SIDA.
• Deter e começar a reduzir a incidência de malária e outras doenças graves.
7. Garantir a sustentabilidade ambiental
• Integrar os princípios do desenvolvimento sustentável nas políticas e programas nacionais; inverter a actual tendência para a perda de recursos ambientais.
• Reduzir para metade a percentagem da população sem acesso permanente a água potável.
• Melhorar consideravelmente a vida de pelo menos 100 000 habitantes de bairros degradados, até 2020.
8. Criar uma parceria global para o desenvolvimento
• Continuar a desenvolver um sistema comercial e financeiro multilateral aberto, baseado em regras, previsível e não discriminatório. Inclui um compromisso em relação a uma boa governação, ao desenvolvimento e à redução da pobreza,tanto a nível nacional como internacional.
• Satisfazer as necessidades especiais dos países menos avançados. Inclui o acesso a um regime isento de direitos e não sujeito a quotas para as exportações dos países menos avançados, um programa melhorado de redução da dívida dos países muito endividados, o cancelamento da dívida bilateral oficial e a concessão de
uma ajuda pública ao desenvolvimento mais generosa aos países empenhados em reduzir a pobreza.
• Satisfazer as necessidades especiais dos países em desenvolvimento sem litoral e dos pequenos estados insulares.
• Tratar de uma maneira global os problemas da dívida dos países em desenvolvimento através de medidas nacionais e internacionais, a fim de tornar a sua dívida sustentável a alongo prazo.
• Em cooperação com os países em desenvolvimento, formular e aplicar estratégias que proporcionem aos jovens um trabalho digno e produtivo.
• Em cooperação com as empresas farmacêuticas, proporcionar acesso a medicamentos essenciais, a preços acessíveis, nos países em desenvolvimento.
• Em cooperação com o sector privado, tornar acessíveis os benefícios das novas tecnologias, em particular os das tecnologias da informação e comunicação.

Para mais informações sobre os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, pode consultar as páginas na Internet com os seguintes endereços:www.un.org/millenniumgoals, • www.undg.org/login.cf, • www.undp.org/mdg/" 
    O texto que antecede, a azul, foi obtido na página da UNICEF 

    6 comentários:

    1. Infelizmente não acredito que os objectivos vão ser cumpridos.
      O ambiente, as crianças e as mulheres continuam a ser interesses de segunda.

      ResponderEliminar
    2. Olá Mãe da Rita

      Para ser sincera, também me custa a acreditar, porque o valor primordial dos decisores é a economia e o dinheiro. Mas tento forçar-me a acreditar que é possível, pois é preciso esperança para que as coisas mudem. Já agora, transcrevo parte de um comentário que deixei a este tema no facebook:

      "A realidade é muito má mesmo, mas temos de ajudar, não só contribuindo com a partilha do que temos, mas também é preciso, como diz EDUCAR para a partilha. E é preciso que sejamos todos, os simples anónimos, e os que "mandam". Porque estes últimos só se preocuparão com esses assuntos se os milhões de anónimos mostrarem que são parte da equação.
      A fome e a pobreza é tanta, e há tanta riqueza no mundo, tão mal distribuída, que parece uma impossibilidade... mas não é!
      Não pode haver aqui desculpas de parte a parte: nem nós, cidadãos anónimos nos podemos desculpar da inacção e da partilha "porque a mesma compete aos governos", nem os governos podem destituir-se das suas responsabilidades. E cabe-nos a nós também exigir-lhes que as cumpram."

      Um abraço e obrigada pela visita.

      ResponderEliminar
    3. Olá Manuela, muito bacana esta postagem. Os objetivos podem mesmo ser até uma utopia, mas precisamos acreditar e fazer algo. Inclusive desenvolvo uma pesquisa dentro dos objetivos do milênio. Sou da opinião que até o simples fato de falar sobre uma idéia já é um começo para a sua concretude. Continuo sua fã. Beijinhos

      ResponderEliminar
    4. Manuela

      Só agora chegamos ao mundo da blogosfera e, através da revista Visão, ao seu blogue. Fantástico o seu trabalho. Parabéns!
      Depois foi a coincidência de termos acabado de planear umas actividades no âmbito dos Objectivos do Milénio (na nossa escola), termos postado a respeito, no dia 17, dia para a erradicação da pobreza, e depararmos agora com este seu post. Não podíamos deixar de lhe dizer umas palavras e fazer-lhe companhia a partir deste momento. Obrigada Manuela por tornar este mundo um lugar mais bonito de se viver. Até sempre!

      ResponderEliminar
    5. Olá Liete
      Concordo consigo, sãos as utopias nos fazem andar para a frente e melhorar :)
      Obrigada pela visita e beijinhos

      ResponderEliminar
    6. Optmismo em Construção
      Parabéns pelo vosso novo blogue que faz hoje uma semana!
      Espero que esse olhar optimista continue a esforçar-se por mudar a realidade, naquilo que está mal, que é tanto que a tarefa é imensa.
      Por isso, força, e que o pessimismo se mantenha longe.
      Por mim, tento manter o optimismo, pois só ele, aliado a uma visão "nua e crua" da realidade, pode fazer o mundo melhorar. Por vezes, há dias em que o pessimismo me chega um pouco, mas um comentário como este que aqui deixaram, logo acaba com ele :)
      Por isso também, muito obrigada, e continuação de bom trabalho.

      ResponderEliminar

    Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

    Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.