quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Campanha "Pense na Amazónia"

Todos sabemos desde a escola primária que a Amazónia é o pulmão do mundo. Imensa área de floresta tropical, riquíssima em biodiversidade, fonte de oxigénio e de captura de carbono, berço de tantas comunidades nativas, a Amazónia é uma riqueza de todos nós que cada dia fica mais pobre com a enorme desflorestação que ocorre todos os dias. O chamado "desmatamento", que só em Julho de 2010 foi de 485 km2, apesar de estar a "diminuir" de velocidade, continua a destruir a floresta Amazónica a um ritmo alucinante.

Por isso, junto a minha voz ao Grupo de Blogueiros Ambientais e aqui divulgo a campanha Pense na Amazónia que lançaram no passado dia 5 de Setembro, dia da Amazónia, para a qual fizeram o seguinte vídeo:




O texto que se segue é de Diêgo Lobo, do blogue "E esse tal Meio Ambiente?"

"Hoje, 5 de Setembro, é o Dia da Amazônia. Apesar da redução do desmatamento, ainda é cedo para comemorar. Ainda temos um longo caminho de mobilização para percorrer. Pensando nisso, criamos uma Campanha que pudesse chamar a atenção das pessoas, dos brasileiros, sobre o que ainda vem acontecendo e o que pode acontecer se continuarmos tratanto este Bioma desta forma.
Uma iniciativa do Grupo de Blogueiros Ambientais, grupo de discussão que criei com o intuito de reunir aqueles que escrevem sobre a temática ambiental. A ideia foi criar um vídeo e, a partir dele, divulgar a Campanha Pense na Amazônia. Além disso, estaremos, durante o decorrer da semana, usando no Twitter a hashtag #pensenaamazonia. Acompanhe os blogs participantes. Vamos lá, ajude a divulgar esta iniciativa. Pois queremos, juntamente com você, fazer a diferença"

4 comentários:

  1. Excelente iniciativa que tratarei de difundir também no meu blog.

    ResponderEliminar
  2. Estimada Manuela Araújo,

    fica aqui uma ligação para um artigo que fiz e que tenho a certeza que lhe vai interessar. Chama-se "A Falácia do PIB, antas das Bolhas do Carbono". A ligação é a seguinte:

    http://www.box.net/shared/aslhafxxpd

    Com uma saudação amiga,

    Valdemar Rodrigues

    ResponderEliminar
  3. Olá Eduardo
    É uma excelente iniciativa sim! A juventude no Brasil está atenta, e não se cansa de tentar chamar a atenção para os problemas.
    Obrigada por divulgar :)
    Até breve

    ResponderEliminar
  4. Caro Valdemar

    O texto que escreveu passa muito para além do interesse: é interessantíssimo e toca directo numa das maiores feridas da nossa sociedade: o conceito de que a economia é aquilo que importa acima de tudo. Se calhar, a verdadeira e original doença da humanidade dos dias de hoje.

    Assim, quando me der autorização, publico-o, parcial ou integralmente, pois fica muito mais visível do que através de um "link".

    Porque a razão do meu blogue é ajudar a acordar consciências, e esse seu texto é um verdadeiro abanão!

    Obrigada e até breve

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.