quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Atrazina

A atrazina é um herbicida usado desde há cerca de 5 décadas em culturas como milho e cana de açúcar, entre outras. Segundo a PAN Pesticide Database, além de ser um produto tóxico, é um contaminante das águas subterrâneas (logo, da água potável) e é carcinogénico. Novos estudos apontam também para  a sua responsabilidade em defeitos congénitos.

Razões mais do que suficientes para ser banido. Na Europa, foi proibido em 2004 (Directiva 2004/248/CE), sendo que em Portugal a proibição foi "atrasada" até 2007. No entanto, ainda no princípio deste ano, e apesar de proibidos, estavam por cá  à venda dois herbicidas à base de atrazina: o Graminex A da Bayer e o Lasso MT da Monsanto. Desconheço se tal situação se mantém, mas pelo menos os respectivos links indicados pelos sites onde encontrei esta informação, foram removidos. 

Pior é o que se passa em outros países, como o Brasil e os Estados Unidos, onde continua a ser comercializado livremente. INADMISSÍVEL. 

Apelo pois, a que ajudem os americanos a libertarem-se deste veneno: assinem a petição da iniciativa do  Breast Cancer Site à EPA (US Environmental Protection Agency), para PROIBIR O USO DE ATRAZINA.



Já agora, um desabafo: não sei bem a quem serve a EPA, mas desconfio...

4 comentários:

  1. Assinado!

    A EPA, como a maioria das grandes agências (por exemplo, a FDA) tem vastos interesses...

    ResponderEliminar
  2. Mãe da Rita

    Obrigada :)

    Também acho que a EPA deve ter vastos interesses... veja-se como a senhora do vídeo, Drª Elizabetht Whelan do "American Council on Health", defende esses interesses...

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.