segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Transição: E depois do Pico do Petróleo?

Mais uma vez venho apelar à leitura do blogue Transição, de Luís Queirós. Trata-se de um tema central da nossa sociedade: o esgotamento das  fontes  de energia fósseis. Transcrevo apenas dois dos parágrafos do texto, o segundo e o último, e recomendo vivamente que  leiam o texto integral  no original (cliquem aqui ou no título a seguir).

"O Pico do Petróleo
(...)
Esta é, no entender de muitos especialistas, a questão central dos nossos dias. Os combustíveis fósseis são o principal recurso da nossa civilização. Moldaram o nosso modo de vida, alimentam o nosso modelo de crescimento económico, e permitiram a explosão populacional do último século. Porém, tal como aconteceu na Ilha da Páscoa, a Civilização, tal como a conhecemos, poderá não sobreviver ao esgotamento do seu principal recurso.
(...)
O mundo tem pela frente um extraordinário desafio: insistir no esgotado modelo de crescimento contínuo num mundo finito, ou adaptar-se a viver com menos recursos, e com um crescimento mais reduzido ou mesmo nulo. Serão os economistas, educados a raciocinar apenas em contexto de crescimento contínuo, capazes de resolver este dilema?!"

4 comentários:

  1. Este sim, devia ser 1ª noticia em todos os canais de informação. Afinal de contas, temos cada vez mais que nos preocupar em alternativas e parece que os .... "senhores das gasolineiras".... acham que temos aquela coisa negra, para tudo e mais alguma coisa.

    ResponderEliminar
  2. Olá Manuela!
    Não conhecia o blogue,gostei e é bastante esclarecedor. Gosto tb das metáforas que ele arranja para explicar certos assuntos.
    Vou enviar para os meus contactos.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Nuno
    As notícias, como sabe, "seguem com a corrente, como os peixes mortos", e está difícil de levantarem o véu e mostrarem aquilo que é essencial, pois adoram perder tempos em mexericos, futebol... é uma pena!
    O petróleo é rei e ainda será mais algum tempo, mas é um rei venenoso e acabará por ser deposto, mas não sem antes acabar de estragar o que já começou e onde leva grande avanço...
    Desculpe o meu mau humor, mas deve ser do calor e dos incêndios por too o lado...
    Amanhã estarei mais positiva, espero... e com fé nessa importante transição que pessoas de coragem e visão já começam a fazer.

    ResponderEliminar
  4. Olá Ana Teres

    O blogue Transição é de facto esclarecedor, esclarecido e merece ser lido e seguido com atenção.

    Obrigada e um abraço :)

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.