quarta-feira, 11 de agosto de 2010

A história dos cosméticos

Foi com o filme "A História das Coisas"(The Story of Stuff)  que iniciei este blogue em Março de 2009, porque me parece que que explica muito bem a origem de um dos grandes problemas com que nos debatemos actualmente, e que consome este planeta - o excessivo e cego consumismo.

Entretanto, o projecto "The Story of Stuff", criado pela activista Annie Leonard,  já lançou mais três filmes contando histórias de coisas que precisam ser contadas e explicadas. Dois deles já por aqui passaram: "A História do Negócio do Carbono" (The Story of Cap and Trade), em Dezembro de 2009, e "A História da Água Engarrafada" (The Story of Botled Water), em Março passado.
Agora chegou o quarto vídeo, "A História dos Cosméticos" (The Story of Cosmetics), que, mais uma vez, não podem deixar de ver.  Conta a história dos cosméticos nos Estados Unidos da América. por cá, a "história" não deve ser muito diferente. De como  nos vamos "enchendo" de produtos tóxicos e cancerígenos. E só falando de cosméticos, pois com a alimentação a "história" ainda será mais assustadora.

4 comentários:

  1. Já conhecia o vídeo, está realmente muito bom.
    E assustador.

    ResponderEliminar
  2. Mãe da Rita

    Mais assustador é ainda aquilo que conta da nossa alimentação.

    A minha formação original é de eng.ª química. Nunca quis seguir a vertente alimentar, pois fiquei impressionada com os "químicos" que usavam nas indústrias que visitei.

    A maioria das pessoas não faz ideia da quantidade de químicos potencialmente prejudicais que têm os produtos que compra.

    E são legais. O problema é que não são estudados para uma vida e para a conjugação com outros e mais outros e mais outros... e por aí fora

    Precisamos de regressar à simplicidade!

    ResponderEliminar
  3. Olá!

    eu ainda não conhecia e o vídeo e mais uma vez achei que está formidável!
    hoje até encontrei uma boa notícia sobre este assunto!

    http://tvnet.sapo.pt/noticias/detalhes.php?id=60714

    ..mas apenas é uma notícia que mostra que (ainda) nem tudo é permitido nesta área.
    É preciso mudar muitas coisas nesta área e principalmente é preciso mudar a atitude das pessoas quando compram um produto. Têm de ser mais responsáveis e não ligar apenas ao preço (embora seja muito difícil para algumas famílias).

    Será que o próximo vídeo será com a vertente alimentar? era bom! (:

    Cumprimentos,
    Nelson

    ResponderEliminar
  4. Melhor que mudar as leis, é simplesmente não usar cosméticos! Desde que tomei consciencia disto, fui deixando de usar todos os que são superfulos, e substitituindo os necessários por outras soluções. Neste momento uso 0 cosmeticos, e não estou nem me sinto mais feia nem mais suja, bem pelo contrario ! Todos nós podemos reduzir drasticamente o seu uso, poupando a saúde e o ambiente. Além dos quimicos existentes nos produtos, pensem nas toneladas de recipientes de plástico que são gastas todos os anos. Pensem no assunto

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.