sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Queremos Portugal inteiro uma ZONA LIVRE DE TRANSGÉNICOS

No passado dia 16, divulguei aqui a Resolução da Assembleia da República n.º 104/2010, onde a AR recomenda ao Governo que rejeite a comercialização de arroz transgénico LLRice62.

Seria de todo injusto que aqui não mencionasse outro diploma que foi publicado no Diário da República 3 dias antes, e que é muito mais corajoso e ambicioso: o Decreto Legislativo Regional n.º 15/2010/M, de 13 de Agosto, que declara a Região Autónoma da Madeira zona livre de cultivo de variedades de organismos geneticamente modificados (OGM).

Parabéns à Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira. 

Era excelente que Portugal Continental e os Açores seguissem o exemplo, rejeitando, não só o arroz LLRice62 da Bayer, como a batata  transgénica Amflora da BASF recentemente autorizada pela UE, assim como acabar com o cultivo do milho transgénico MON811 da Monsanto, e de todas as outras espécies geneticamente modificadas que estão em "ensaio" por esse país fora.

Com as espécies transgénicas, o uso de pesticidas aumenta, e matam tudo que não seja a espécie em causa, "desenhada" para tolerar esses químicos tóxicos. No entanto, nos Estados Unidos, onde o cultivo de transgénicos é enorme, a natureza reagiu e estão a aparecer em força super-ervas-daninhas que resistem aos pesticidas e dão cabo das culturas.   E como pensam resolver o assunto? Claro, com a causa do mesmo:  desenvolvendo químicos ainda mais tóxicos. Que acabam onde? a poluir a natureza e na cadeia alimentar!

Vejam o vídeo da reportagem de 2009, ou leiam a notícia recente aqui ou no blogue Bioterra.



O que é preciso é promover a agricultura de espécies tradicionais, que são tantas e tão boas, e a agricultura biológica, e acabar com a ditadura das grandes corporações químicas que produzem os OGM e respectivos pesticidas.

8 comentários:

  1. Esperemos Manuela que se opte pelo bom senso, afinal este problema é um pau de dois bicos!..
    Bj,
    Manuela

    ResponderEliminar
  2. Olá Manuela

    Neste assunto, o bom senso era mesmo acabar d vez com o cultivo de transgénicos. Pois quem tem feito os parcos estudos sobre os mesmos são aqueles que ganham dinheiro (e muito) com os mesmos, logo o circuito está viciado; os pesticidas que acabam entrando na cadeia alimentar são em maior quantidade, põe em risco a saúde e a biodiversidade, e os agricultores não ficam mais ricos, antes pelo contrário. Ainda por cima, agora as super-ervas-daninhas acabam de provar o erro.
    Obrigada pela visita.

    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida, uma decisão corajosa por parte da Madeira!

    ResponderEliminar
  4. Amiga Manuela!

    Sei que tenho andado alheada das causas mais importantes...mas amiga, esta história das super ervas daninhas e dos super hiper pesticidas, e toda esta "pescadinha" de rabo na boca é algo que parece estar mesmo "out of control" e que causará seguramente danos irreversíveis e cada vez mais nefastos no nosso já tão precário eco sistema.
    Não sei onde a ambição do homem nos levará, mas ou se faz mesmo algo ...ou as próximas gerações estão seriamente em risco...
    Meu Deus, estamos a falar dos nossos netos!!!

    Amiga,
    Venho agradecer-lhe pessoalmente a sua visita hoje ao Sempre Jovens.
    Sempre está presente nos dias mais especiais.
    Obrigada!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Olá Manuela,

    Portugal Livre de OGM? Assim o espero!...Tal como diria Aristóteles: A esperança é o sonho do homem acordado.
    Já agora deixo aqui um blog da nossa autoria que trata deste assunto assim como tenta encontrar alternativas sustentáveis aos OGM:
    http://zonalivredeogm.blogspot.com/
    Juntos podemos lá chegar
    Abraço
    Z

    ResponderEliminar
  6. Mãe da Rita

    Coragem essa que falta cá pelo Continente...

    ResponderEliminar
  7. Olá amiga Fernanda

    A ambição humana é enorme, mas acho que quando escondidos atrás de mega- corporações com nome mas sem rosto, a ambição deixa de ser humana e passa a qualquer coisa totalmente abominável!

    Beijinhos e obrigada pela visita

    ResponderEliminar
  8. Olá Ze

    Com a ajuda da Plataforma Transgénicos Fora, com um esclarecimento da população, quem sabe, não será possível? Pelo menos, haja esperança e vontade.

    O blogue Zona Livre de OGM já está ali na lista ao lado direito.

    Um abraço

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.