segunda-feira, 5 de julho de 2010

Petição europeia contra o uso excessivo de embalagens

Se você acha que se está a usar demasiado material de embalagem, quantas vezes absolutamente desnecessário,assine esta petição. Eu não acho... tenho a certeza. Basta olhar para o carrinho de compras quando vamos ao supermercado! O texto da petição abaixo é um "arranjo" à tradução para português que consta no respectivo site. Clique aqui no título a seguir para assinar a petição.


"Petição ao Parlamento Europeu contra o excesso de embalagem

Nós cidadãos europeus e habitantes da União Europeia,
Consideramos que o crescente aumento de sobre-embalagem, ou seja do conjunto das embalagens claramente sobre-dimensionadas com o objectivo único de assegurar o desenvolvimento da venda dos produtos contidos vai contra o princípio de crescimento sustentável e respeitador do ambiente, claramente expresso no tratado da União Europeia.

Consideramos que a redução do lixo e a protecção do ambiente necessitam medidas que limitem a embalagem excessiva, que a investigação sobre embalagens ecológicas ou o desenvolvimento de processos de valorização dos resíduos de embalagem não é suficiente, que só uma redução da produção inicial de lixo permitirá limitar o impacto dos nossos produtos de consumo sobre o ambiente.
Consideramos que a ausência de função própria ou de contribuição dum elemento da embalagem para a protecção do produto, a conservação, o transporte, ou a sua armazenagem justifica que seja suprimido.

Porque a embalagem dum produto pode representar 80% do peso total do produto e constituir até 65% do seu custo, a redução das embalagens deve permitir a cada consumidor uma consequente diminuição do volume de lixo produzido e a realização das economias correspondentes.

Tendo em conta que o direito da União Europeia e em particular a directiva europeia 94/62 não propõem critérios para limitar a existência no mercado de embalagens, pedimos às instituições europeias que tomem medidas no sentido de impor aos industriais a limitação das embalagens.

A presente petição pede medidas que limitem a embalagem, em peso e em volume às mais estritas exigências de segurança e de higiene para os produtos."

Veja mais sobre este tema no blogue Pimenta Negra.

4 comentários:

  1. Ola Manuela!
    era bom que grande parte das pessoas que se preocupam com a ecologia, se prontificassem, a partir de agora, a depositar o excesso de embalagens aonde vêm os produtos que necessitamos.
    Isto é que era! e claro fazer pressão para uma legislação de acordo com a sustentabilidade.
    E tanta coisa mais...
    Eu vou nessa, mas é claro, tinha que ser em massa para resultar, para tomarem as medidas necessárias, senão as embalagens acabarão sempre nos contentores errados e ainda seria pior...

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana Teresa

    De facto, já há muito que venho reparando no excesso de embalagem. è o frasco, a caixa do frasco, e ainda um plástico a revestir a embalagem... ou então, embalagens demasiado pesadas... é demais.

    Era bom que as pessoas assinassem as petições que podem vir a contribuir para um ambiente mais são, mas passa "ao largo" a muita gente.

    Quanto à acção marcada para o dia 12, de deixar a embalagem em excesso nas "caixas" do supermercado, com a baixa participação esperada dos portuguese, não creio que resulte...

    Obrigada, beijinhos e um bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde.

    No meu ver o principal problema é sem dúvida o haver necessidade de conservar os alimentos o maior tempo possível, para não haver reposição nos supermercados.

    De qualquer forma é quase um ciclo... fábrica-embalagem-recolha-reciclagem - mas ainda não há um uso do que é transformado em Portugal.

    De qualquer forma, existem exemplos de como por exemplo podemos reutilizar simples garrafas de plástico e transforma-las em candeeiros de jardim, interiores, etc.

    Este é um simples exemplo:

    http://pelanatureza.pt/ecoprodutos/noticias/solarbulb-a-moda-do-verao

    Cumprimentos,

    Nuno Moreira

    ResponderEliminar
  4. Olá Nuno
    A questão nesta petição é o excesso. Precisa-se regulamentar para diminuir, a redução é o primeiro dos 3 R's, antes de reutilizar e de reciclar, como sabe. Há de facto muito excesso só por questões de marketing, e não de protecção do produto.
    Vou espreitar esse link.
    Obrigada e até breve.

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.