sexta-feira, 2 de julho de 2010

Abuela Grillo - A natureza é de todos, não de alguns!

Algumas corporações, dirigidas por gente sem escrúpulos, arvoram-se donas de bens que são de todos e apropriam-se do essencial com base não sei em que direito, que a mim antes me parece muito torto. Através do dinheiro e com o fito no dinheiro, compram a moral e a honra dos que o servem para prejudicar populações inteiras, a quem, o "direito" público se esquece de defender e para quem a justiça dos homens se mostra incapaz.

Assim é com o uso dos oceanos, assim é com a atmosfera, que poluem sem ter em consideração que é de todos, assim é com a biodiversidade e as riquezas naturais por esse mundo fora.

Esta excelente animação "Abuela Grillo", baseada numa fábula Ayorea, ajuda-nos a compreender esta triste realidade do nosso mundo. Produzida por um grupo de animadores bolivianos na "The Animation Workshop", em Viborg, Dinamarca. Não deixe de a ver e reflectir.



Um dos exemplos mais estúpidos que a sociedade está a ver e a deixar acontecer é o registo de patentes do que existe na natureza, inclusive espécies vivas como microorganismos, como cereais ou outras plantas, e parece que a Monsanto até animais parece conseguir patentear. E nós assistimos a isto tudo de braços cruzados? Como é possível ignorar semelhante ROUBO e IMORALIDADE? Como é possível a lei dos homens permitir uma aberração desta?

10 comentários:

  1. Agradeço à Sónia Daveiga por me ter apresentado esta bela animação.

    ResponderEliminar
  2. Comentário "importado" do "Google Buzz":

    Rúpìgo:
    - associar uma corporação a comportamento ético é só por si uma contradição.
    a natureza de uma corporação é necessariamente sociopata.
    ...
    é uma historia que reflecte uma realidade ... a privatização de bolsas de agua potável por corporações estrangeiras, continua em muitos países em vias de desenvolvimento, para desespero de quem dela vitalmente depende e lucro das empresas de àgua engarrafada e variantes.16:10

    Manuela Araújo:
    Rúpìgo
    Quanto à sua primeira frase, só não concordo totalmente porque não gosto de generalizar, pelo que dou o benefício da dúvida ao que não conheço...
    Quanto à segunda frase, parece-me que está certo, e pelo caminho que levamos, cada vez será pior... se todos gritássemos, talvez algo mudasse, mas quase ninguém ouve o grito da "Abuela Grillo"

    ResponderEliminar
  3. Um exemplo da Mãe Natureza a indicar qual o caminho... mas acho que nem assim lá vão (vamos)!

    http://www.youtube.com/watch?v=qhG9jErVzRA

    http://www.abc.net.au/reslib/201006/r587365_3736511.asx

    ResponderEliminar
  4. Minha Boa Amiga Manuela,
    Interessante este texto e muito actual. A animação está realmente muito bem realizada. tenho andao afastado por muitos afazeres mas estou de volta.
    Um bom Domingo e muitos beijinhos amigos.

    ResponderEliminar
  5. Nice blog and nice video
    Barkha Dhar
    http://dharbarkha.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Pois é minha querida irmã. Este teu texto, bem como a animação, demonstra no que se transformou a sociedade, manipulada pela ganância e pela ignomínia. Quanto a isso, venho aqui uma vez mais barafustar com o papel das ONG's, excepto a Sea Shepherd, os heróis do Voz e meus também, pois têm mostrado que são mesmo uns heróis. Quanto a outras, deixo aqui o excerto de um texto que vem mais do que a propósito. Fala da BP, mas pode adaptar-se a qualquer outra situação no Planeta:
    "Contudo, há um silêncio ensurdecedor por parte destas muito ambientais organizações que deveriam estar nas barricadas a exigir que a BP, o governo dos EUA e outros actuem decisivamente.

    Este silêncio ensurdecedor das principais organizações verdes ou ecologistas tais como Greenpeace, Nature Conservancy, Sierra Club e outras pode muito bem ser ligado a um rastro de dinheiro que leva directamente à indústria petrolífera, nomeadamente a BP. Organizações ambientalistas importantes tiveram significativos subornos financeiros nos últimos anos da BP a fim de que a companhia petrolífera pudesse refazer-se a si própria com uma "cara ambientalmente amistosa", como na nova marca da companhia "para além do petróleo" ("beyond petroleum").

    A Nature Conservancy, descrita como "o mais poderoso grupo ambiental do mundo" [10] concedeu à BP um assento no seu Conselho Internacional de Liderança depois de a companhia petrolífera dar à organização mais de US$10 milhões nos últimos anos. [11]

    Até recentemente, a Nature Conservancy e outros grupos ambientais trabalhavam com a BP numa coligação que fazia lobby junto ao Congresso sobre questões de mudança climática. Um empregado da BP Exploration serve como administrador (trustee) não pago da Conservancy no Alasca. Além disso, segundo um relatório recente publicado pelo Washington Post, a Conservation International, outro grupo ambiental, aceitou US$2 milhões em donativos da BP e trabalhou com a companhia num certo número de projectos, incluindo um que examinava métodos de extracção de petróleo. De 2000 a 200 6, John Brown, então executivo chefe da BP, sentou-se na administração da CI. (...)"
    Se estes se dizem defensores dos Direitos Humanos e das Espécies e nada fazem, nem sequer alertam e dão a conhecer os males feitos pelos capitalistas e pelo contrário se associam a eles tornando-se cúmplices... África, com as patentes, bem como a América do Sul, são um exemplo. Japão e a morte de baleias e golfinhos... China...
    Chega-se a um ponto em que realmente a boa Fé de muitos é manobrada, manipulada, enganada e sabotada, exactamente por aqueles que deveriam estar do nosso lado.
    Isto sim é de uma injustiça avassaladora. O polvo alastra os seus tentáculos a quase tudo e todos. Daí as tuas perguntas de espanto e de incredulidade! Realmente!!! COMO É POSSÍVEL?!

    ResponderEliminar
  7. Voz, Luís Barka e Fada

    Obrigada pelos vossos comentários.

    Voz, vou espreitar esses links.

    Luís, eu também gostei muito da animação.

    Fada, como eu já disse não sei onde, as "organizações" são feitas com pessoas, e onde há pessoas, há defeitos, há desilusões. É preciso estar atento.

    Boa semana a todos

    ResponderEliminar
  8. Gostei da mensagem, mas tb gostei da animação :P

    ResponderEliminar
  9. Muito bom, obrigada por dar esta colaboração tanto para a natureza quanto para nosso trabalho sobre sustentabilidade.

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.