quarta-feira, 23 de junho de 2010

Contra uma nova central a carvão na Escócia: passos atrás, não!

Recentemente saiu um artigo no PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America) a confirmar o consenso sobre alterações climáticas (ver aqui).  Cada vez há mais estudos e evidências a comprovar o aquecimento global e o efeito das actividades humanas no aumento do efeito de estufa e nas alterações climáticas. Após o fracasso de Copenhaga, os ânimos dos activistas e das pessoas preocupadas arrefeceram, mas o clima, esse continua a aquecer.

No entanto, países que deviam dar o exemplo e continuar a dar passos em frente em políticas energéticas renováveis, de elevada eficiência e baixo consumo, querem dar passos atrás.
É o caso da Escócia, que estabeleceu metas das mais ambiciosas para combate às alterações climáticas, e que agora pretende levar avante um projecto da Ayrshire Power para uma nova central a carvão destinada à produção de energia eléctrica em Hunterston. Apesar da utilização da tecnologia de captura e sequestro de carbono para remoção de parte do CO2, a construção desta central é um mau exemplo e um passo atrás na luta contra as alterações climáticas.

A comunidade opõe-se à central (CONCH) e a WWF está a mobilizar cidadãos de todo o mundo para enviarem um e-mail ao Governo Escocês pedindo para não aprovar este projecto.  Eu enviei e já foi recebido pelo destinatário (Energy Consents & Deployment Unit  do "The Scottish Government", que respondeu confirmando a chegada e agradecendo a participação.

Se quiser passar à acção pela sustentabilidade, aproveite que o projecto está em consulta pública até 15 de Julho, clique aqui e envie o e-mail ao Governo Escocês. A minha carta está entregue. Se formos muitos, pode ser que sejamos ouvidos.

6 comentários:

  1. Só me dá vontade de rir...
    Já escrevi 'n' vezes que só deixaremos de utilizar as energias fósseis quando acabarem ou quando for economicamente inviável... mas por qualquer motivo esta minha convicção não parece ter lógica para a maioria!!!
    Ah.. também já enviei, claro!

    ResponderEliminar
  2. BOA NOITE!!ÓTIMO TEXTO..MUITA LUZ PRA VC..BJS

    ResponderEliminar
  3. Olá Voz
    O economicamente inviável está mais perto do que se pensa, porque os recursos não são infinitos. Mas são suficientes para nos levar ao abismo, infelizmente. E não tenho fé na "captura de CO2", é apenas um penso rápido para uma grave úlcera.

    ResponderEliminar
  4. Olá Alexandre
    Obrigada e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  5. Já lá está a minha cartinha também.
    A tecnologia captura e sequestro de carbono, apesar de significar um bom avanço não deveria de servir de motivo para construção de novas centrais de carvão.

    ResponderEliminar
  6. Eduardo

    Tem toda a razão! A tecnologia de sequestro deveria ser usada só nas instalações existentes. Nova produção de energia devia ser de fontes renováveis!
    Continuação de melhoras.

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.