domingo, 6 de junho de 2010

Transgénicos e OGM, queremos estar informados?

A questão dos alimentos transgénicos ou geneticamente modificados (OGM ou GMO em inglês) é um assunto que a todos diz respeito. Usados há muito na América e também na Europa (em menor escala) na produção de cereais para alimentação de animais, estão agora prestes a entrar directamente na nossa alimentação. Claro que já entravam indirectamente, pois se os animais que comemos são alimentados com milho ou soja transgénica, os OGM entram na nossa cadeia alimentar.

Este é um dos tais assuntos absolutamente esquecidos pela comunicação social, em que os governantes têm vindo a tomar decisões, ignorantes das suas consequências, até porque não há estudos suficientes, pondo em risco a nossa saúde, o ambiente e a biodiversidade. Interessa aos governantes, provavelmente por obscuras razões, que continuemos na ignorância deste assunto, e a comunicação social, também por obscuras razões faz-lhes a vontade calando-se totalmente. Resta-nos a nós cidadãos comuns um pouco mais informados que os outros, divulgar este importante tema.

Cá em Portugal já temos há anos culturas de milho transgénico, a batata transgénica teve recentemente carta branca para entrar na Europa, e o arroz transgénico está em vias de cá entrar também. Por este andar, além da nossa saúde (e da saúde financeira dos agricultores iludidos) estar em risco, a contaminação das espécies naturais é eminente e a biodiversidade levará mais uma grande derrocada.

Por isso, aproveito para relembrar da necessidade de atingir 1 milhão de assinaturas para petição sobre transgénicos ao Presidente da Comissão Europeia. A petição conjunta da Avaaz e Greenpeace já tinha chegado às mais de 900 mil, mas o contador foi reajustado em 31 de Maio, tendo sido eliminadas aquelas subscrições em que não constava o nome completo.

Apelo também para que assine a petição da LPN - Liga para a Protecção da Natureza ao Parlamento e Conselho Europeu, "Pela rotulagem obrigatória de produtos provenientes de animais alimentados com rações GM". Temos todo o direito a saber se a carne que compramos (ou peixe de aquacultura, isto já vai assim...) é de alimentais alimentados com rações geneticamente modificados ou não!

Faça a sua parte: assine as petições (use os links do texto) e divulgue-as.

2 comentários:

  1. Olá Manuela, acho prioridade absoluta a divulgação de informação sobre os transgénicos. Penso que as pessoas nada sabem sobre o assunto, muito menos o grande e grave perigo que paira sobre nós. Realmente não se ouve falar sobre isto nos meios normais de comunicação, grande estratégia dos governantes e não percebo tb os jornalistas. Só quem está alerta, sabe o que se passa e como a maioria anda muito ocupada e nas horas vagas, gasta-as com futilidades...
    Grande dos produtos alimentares dos supermercados, há muitos anos contêm xarope de milho e lecitina de soja, tudo transgénico (fora outros ingredientes que não fazemos idéia do que sejam). Ninguém faz idéia do que se passa. Tenho planos para divulgação mais directa. Vamos ver se consigo alguma ajuda de outras pessoas, porque estou de facto muito preocupada. Este tema tem que ser muito mais divulgado.
    A Manuela não faz idéia da ajuda que me dá, porque nesta ilha (São Miguel) sinto-me um pouco sozinha nestas batalhas e está cheia de milho transgênico. Penso que actualmente, só fazermos o que é mais correcto não resolve muito, temos que ter muito mais "companhia".
    Mais uma vez, OBRIGADA.

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana Teresa

    É preocupante como este assunto anda tão "escondido"!
    Não sei como a posso ajudar a esta distância, mas o que mais lhe desejo é que seja muito bem sucedida na divulgação - mas bem sei como não é fácil. Parece que falamos de "alliens", e se calhar, até haverá alguma semelhança!

    Continue a sua luta, obrigada pela companhia (ajuda, sim, e muito), e um grande abraço para si aí nos Açores.

    Eu é que agradeço o seu empenho, Ana, OBRIGADA :)

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.