terça-feira, 29 de junho de 2010

Colóquio de Transição 2 - Limites ao Crescimento

Hoje deixo aqui o segundo vídeo do colóquio "Transição para uma economia e cultura pós-carbono", do passado dia 10 de Abril de 2010 em Pombal, com a apresentação do tema "Limites ao Crescimento", pelo Engenheiro do Ambiente Tomás Marques.

Será mesmo plausível que se pense que as economias cresçam sempre? Não se terá ainda percebido que estamos num sistema finito e já estamos a atingir a capacidade de carga máxima?
 

Colóquio da Transição 2 Limites ao Crescimento from João on Vimeo.

4 comentários:

  1. Olá Manuela,
    como sempre, bom trabalho!
    Gostei de ouvir todos os intervenientes.
    Toda as pessoas deviam ver isto e ter estas explicações sobre este mundo actual (e mais outras, é claro), para acreditarem que não é invenção nem teorias de conspiração. Ou será que mesmo assim não acreditariam?
    Sinto me um bocado como o Vitor José Rodrigues (Quem somos? valores e crenças), qdo diz que se calhar ele é que é o louco. É tudo tão claro, como somar 2+2. Não consigo, por mais que queira, perceber os que ainda acham que isto é que é especulação. Viver desta maneira em negação, é que é ser completamente louco.
    Parece me que iremos voltar ao estado selvagem, aliás, já lá estamos (subtilmente para nós e por enquanto, os mais "civilizados", mas violentamente, para os países pobres) e a maioria é que não dá conta disto.
    Às vezes perco a esperança, mas o que fazer com a consciência e responsabilidade social? Por difícil que seja esta consciência, estou viva e não são opiniões, é "apenas" a realidade.
    Um abraço e obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana Teresa

    Concordo plenamente consigo. A sociedade ocidental ou ocidentalizada está a viver uma ficção. Nem todos, uns porque já entenderam a impossibilidade da manutenção do "sistema", outros porque já sofrem na pele os efeitos da crise.

    É muito lento o "acordar" das pessoas para a realidade, pois quando começam a perceber que algo está muito mal, entram em negação, ignoram. Penso que é uma defesa natural. O problema é que o problema não se resolve sem a consciência do problema!

    No fundo, o que mais me choca é o facto de quem tem (ou devia ter) o "poder" de mudar as coisas (os políticos e a comunicação social) não o faz e não quer saber.

    Mas na realidade, todos temos o poder de mudar algo. Acredito que a espécie humana é mais "boa" que "má", mas precisa de acordar, perceber e mudar.

    Não entendo como se pode achar que um sistema finito pode crescer indefinidamente. O pior é que as teorias do crescimento económico têm supostas "barras" por trás. Inacreditável!

    Muito obrigada pelo seu comentário e um abraço

    ResponderEliminar
  3. Bom Dia. Gostei de visitar o seu blog. Muito interessante. Gostaria de lhe apresentar o meu, e já agora a todos os que lerem esta mensagem. Um novo blog de opinião. Abraço e sigam-no

    http://quadratura-do-circulo.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Quadratura do Círculo

    Muito obrigada. Irei visitar o seu blogue.

    Um abraço

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.