terça-feira, 11 de maio de 2010

Supermercados e pesca (in)sustentável

Já no ano passado falámos aqui do ranking 2009 de supermercados no que respeita à sustentabilidade da pesca. Recebi hoje o seguinte e-mail da Greenpeace, com pedido de divulgação, sobre o ranking 2010:

"A Greenpeace acaba de publicar o 3º Ranking de Supermercados que avalia a sustentabilidade das práticas e produtos de pesca à venda nas grandes superfícies em Portugal. Com o alerta para o colapso das reservas de peixe a ecoar pelo mundo, o conceito de sustentabilidade já está a ser adoptado por alguns retalhistas, mas a divulgação dos resultados do ranking é fundamental para os pressionar para que implementem medidas que garantam a sustentabilidade do pescado que vendem. Ao recusar o pescado de stocks ameaçados ou capturado com métodos destrutivos para os ecossistemas marinhos, os supermercados têm a capacidade de impor regras à industria da pesca e evitar a continuada destruição dos oceanos. Ao divulgar os resultados do ranking, cada um de nós está a exigir aos supermercados que assumam o seu papel, que parem de contribuir para o problema e que comecem a colaborar na sua solução."

Então aqui fica em baixo o texto com a divulgação dos resultados do ranking de supermercados na pesca sustentável, extraído do site da Greenpeace Portugal, onde pode aceder a informação mais detalhada. Veja também o vídeo na Expresso TV.

"Em 2010, dois anos depois do lançamento da campanha da Greenpeace, o conceito de sustentabilidade parece ter sido interiorizado pela maioria dos retalhistas em Portugal. A transparência do sector de retalho também tem vindo a melhorar, com cada vez mais informação veiculada ao público e três políticas de pescado responsável já publicadas.

Neste terceiro Ranking de Retalhistas, o Lidl mantém-se líder, aproximando-se do verde, por ter dado passos concretos e seguros no sentido de excluir o pescado mais insustentável e favorecer as melhores práticas de pesca. A Sonae e Auchan são semelhantes nas suas políticas, sendo que Sonae leva a vantagem por partilhar pormenores do seu plano para rever a gama de produtos de peixe que oferece, conseguindo assim entrar na gama laranja. As distribuidoras detentoras de marcas como Intermarché, Minipreço, Pingo Doce e Feira Nova continuam claramente a vermelho, com poucos progressos a reportar. No fundo da tabela, encontra-se mais uma vez o grupo Jerónimo Martins, que se recusa a entrar em diálogo com a organização e a responder ao pedido de milhares de consumidores para que contribua efectivamente para a preservação da vida dos oceanos."

Nota: grupo Jerónimo Martins (pior classificado) = Pingo Doce e Feira Nova

10 comentários:

  1. Muito obrigada pela valiosa informacao! Como consumidores informados somos os maiores responsaveis pelo planeta, a accao comeca em nós. Bye bye Pingo Doce e Feira Nova.

    Na Alemanha temos a grande vantagem dos supermercados bio que estao por todo o lado. Só na minha rua há dois, um grande e outro mais pequeno. Alem de promoverem a agricultura biologica local, vendem também peixe certificado como vindo de pesca sustentavel ou aquacultura biologica. Assim como carne, leite e derivados tudo biológico. Mesmo os supermercados normais têm uma área de produtos biológicos que incluem vegetais frescos. Só dá para entender a diferenca quem anda ora num país ora noutro. O que mais me faz ter medo de algum dia voltar a viver/trabalhar em Portugal é a falta de acesso a produtos alimentares bio que pelo que vejo quando aí vou e acreditem que me mexo, é uma pobreza (nao só a dificuldade de acesso, mas também a desinformacao dos consumidores). Uma grande vantagem de estar aqui.

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  2. Olá Ecila
    Pois eu tenho o Pingo Doce mesmo perto de casa, e vou deixar de comprar lá o peixe, e por arrasto, outras coisas que necessito.
    Por cá acho que há lojas de produtos biológicos em Lisboa, e algumas no Porto, mas não me parece que se trate de supermercados. Nas pequenas e médias cidades, ainda não se ouve falar.
    Estamos ainda muito atrasados cá em Portugal. O que mais falta é esclarecer e informar, depois, penso que as coisas aparecerão naturalmente.
    MAs ainda temos um longo caminho...

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  3. Felizmente hoje em dia o consumidor consegue pressionar as empresas para que adoptem práticas mais sustentáveis graças à www.

    Vamos continuar a pressão.

    Abraço,
    Ana

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  4. Olá Ana

    Pois, a internet tem essa vantagem, e é o que vai valendo, porque a TV, vejo pouco, mas não me parece que divulguem nada, pelo menos em horário nobre! Vi que também já divulgou ontem o filme sobre os supermercados "vermelhos" :)
    O pior é que apenas uma fatia da população anda no www, e uma muitíssimo mais ínfima nos blogues que divulgam estas questões :(

    Continuemos com a nossa parte !
    Um abraço

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  5. Saliento o esforço de LIDL e Continente/Modelo pois ambos deram um grande salto percentual... que continuem com esta vontade e que para o ano a avaliação seja já superior a 70%...
    Quanto a nós que temos conhecimento desta situação se encolhermos os ombros e não mudarmos os locais de compra habitual e mal classificados a situação mantém-se ou piora, tipo Marche's, por isso, a situação só melhora se nós alterarmos os nossos hábitos! Isto aplica-se não só a isto mas como a todos os outros aspectos relacionados com a Sustentabilidade e Ecologia... temos de deixar de fazer Festas ECO e passar a fazer Revoluções ECO... só assim chegaremos a bom porto...

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  6. Amiga Manuela!

    Meia fugida deste seu maravilhoso Blog, devido a vários factores e actividades nas quais me vou envolvendo, mas sabe bem que não é nada pessoal, bem pelo contrário.

    Infelizmente sou cliente de Pingo Doce, aqui em Cerveira não tenho muitas opções.
    De vez em quando vou à lota a Âncora e trago peixe para muito tempo.
    Evito comprar peixe capturado que ponham em risco os ecossistemas marinhos, mas nem sempre é fácil.

    Beijinhos

    Na Casa do Rau

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  7. Olá Voz

    É bom ver que o ranking da Greenpeace em dois anos deu resultados positivos. Só é pena o Pingo Doce e Feira Nova terem-se portado tão mal.
    A revolução vai-se fazendo sobretudo silenciosamente, por exemplo, de cada vez que se vai às compras...

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  8. Olá amiga Fernanda

    Não a vou criticar, porque sofro do mesmo mal... o tempo não chega para tudo, bem sei. Antes fico-lhe agradecida por ter passado por aqui.
    Quanto às compras, é como disse, só não deixo de ir ao Pingo Doce, porque é já aqui ao lado, mas peixe, não compro mais lá, só mesmo se for uma emergência.

    Beijinhos

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  9. Como vegetariano, digo que o Greenpeace dá mais uma prova de que não está nem aí pro vegetarianismo como forma de salvar o meio ambiente.

    Insiste na enxugação de gelo em sugerir a compra de "carne sustentável", expressão que sabemos que está sendo cada vez mais um paradoxo.

    E, aliás, que sustentabilidade é essa que insiste em não levar em conta os direitos animais, rejeitando-os como causa irmã?

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