quinta-feira, 20 de maio de 2010

Presente da Monsanto para o Haiti - só pode ser "envenenado"!

Será que a corporação gigante Monsanto, aquela que dizima a biodiversidade, aquela que patenteia sementes da natureza para que quem as usar lhe pague "direitos", aquela que também quer patentear porcos, aquela que leva à falência e ao desespero agricultores americanos, (e não só) aquela que nos impõe os transgénicos e os potentes pesticidas associados, aquela que foi considerada a empresa menos ética do mundo, de entre as grandes, será que quer praticar uma boa acção para com os haitianos, será quer limpar o seu já tão sujo nome, ou será que quer ver os seus lucros aumentados num futuro próximo à custa dos haitianos?

Para que analisem, deixo dois textos, o primeiro, da Plataforma Transgénicos Fora, e o segundo, que me chegou por e-mail através da lista OGM. Pelo menos, não são sementes transgénicas nem geneticamente modificadas, mas são híbridas, e não sei se a ciência mudou, mas quando andei na escola aprendi que os organismos híbridos não se reproduzem. Aqui vão os textos:

"Monsanto no Haiti - Como aproveitar-se da miséria dos outros

Maio de 2010 - Segundo relatos vindos a público, a Monsanto começou a distribuir sementes gratuitas no Haiti na sequência do enorme desastre que assolou o país. A ideia é boa, claro. Mas até as boas ideias podem ser desvirtuadas. Estas sementes vão vincular os pequenos produtores haitianos a um regime de compra anual de sementes/consumo de químicos e fertilizantes que vai beneficiar a Monsanto, e não a eles. Com esta viragem desaparecerão as sementes que sempre foram usadas na região. Sugerimos por isso à Monsanto que, se quer mesmo ajudar o Haiti, distribua sementes livres, rústicas, não híbridas, tradicionais e que não precisem de grandes inputs em fertilizantes, irrigação ou controle de pragas. Vale a pena sonhar!

Pode ver várias notícias que referem este caso:
A New Earthquake Hits Haiti
Haitian Farmers Commit to Burning Monsanto Hybrid Seeds
Five Questions Monsanto Needs to Answer about its Seed Donation to Haiti".
(fonte: Plataforma Transgénicos Fora)


"É também interessante ler o blog da Monsanto e comentar, sobre o tema: http://www.monsantoblog.com/2010/05/13/monsanto-donates-seed-to-haiti/. As sementes doadas não são GM, mas sim híbridas. De qualquer forma é todo um modelo agrícola que está a ser exportado para o país, colocando em causa a sua soberania e segurança alimentar. Revolução Verde, monocultivo, híbridos de "alta produtividade" mas baixa resiliência, o que torna os agricultores dependentes de:
- agroquímicos (fertilizantes, pesticidas, fungicidas)
- aquisição anual de sementes à empresa (com vista a manter a produtividade e rendimentos no novo modelo de produção).
E, naturalmente, os OGM aparecem associados a este modelo de produção, embora não tenham necessariamente que fazer parte da equação."
(fonte: e-mail de Gualter Barbas Baptista - lista OGM)

Entretanto, os agricultores haitianos não estão a dormir, estão a reagir!

13 comentários:

  1. Ele já existem 15 (ou mais até) espécies de peixes GMO, aves também...
    Bem escrevo que este futuro não tem futuro...

    ResponderEliminar
  2. Deviam ter vergonha de se aproveitar da desgraca dos outros. Querem mesmo ajudar? Entao dêem-lhes sementes de plantas que no futuro possam dar novas sementes para re-utilizacao na agricultura. Agora usar esta desgraca para torná-los dependentes da empresa...deviam ter vergonha na cara.

    ResponderEliminar
  3. Monsanto haciendo negocios a costa de este pueblo? Qué otra desgracia les espera? Su ambición y desprecio por la vida del planeta no tiene límites. Un abrazo.

    ResponderEliminar
  4. Olá! Deixo um convite: Junte-se a nós no dia 10 de Junho, no Convento dos Frades, em Trancoso, num duplo evento: «Encontro de Bloggers e lançamento do livro "Aldeias Históricas de Portugal - Guia Turístico". Para estar presente, envie um mail para aminhaldeia@sapo.pt a solicitar o formulário de inscrição e o programa das festividades. Faça-o com antecedência, pois as inscrições são até dia 2 de Junho.

    Abraço
    Lena

    ResponderEliminar
  5. Voz

    Eu desconfio que os que mandam na Monsanto também devem ser transgénicos...

    ResponderEliminar
  6. Ecila

    A vergonha é uma emoção, e os presumíveis transgénicos que dirigem a Monsanto, devem ter no ADN alguns genes genes com silício (em vez de carbono) extraído das pedras, pois emoções, deve ser coisa que não têm. Já quanto a ter cara, Ecila, devem ter é muitas...

    ResponderEliminar
  7. Cris

    Honestamente, e com o historial de "vida" predatório da Monsant, não posso acreditar nas suas boas intenções!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Mimirabolante
    Concordo. Mas, mas face ao que disse antes, absurdo maior seria a Monsanto fazer uma doação sem esperar nada em troca!

    ResponderEliminar
  9. Helena Teixeira

    Muito obrigada pelo convite, seria uma honra participar, mas não sei se será possível. Se for, inscrever-me-ei até 2 de Junho.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. Olás,
    apesar de não deixar comentários, sou regular nas visitas ao blogue.
    Não, não é bom indício essa ajuda, disso tenho a certeza. A Monsanto (como dizem os antigos) "não dá ponto sem nó", o que é bastante preocupante.
    Enfim, o mundo capitalista onde a maioria quer sempre tirar vantagem dos outros, qdo o melhor negócio será sempre, ambas as partes ganharem.
    Haja solidariedade genuína, isso é que é bonito.

    Um loooongooooo abraço para as/os persistentes das boas causas.

    ResponderEliminar
  11. Olá Ana Teresa

    Eu também não acredito que o objectivo da Monsanto seja praticar uma boa acção, é claro que eles esperam o retorno - e com pesados juros!

    Muito obrigada e um grande abraço :)

    ResponderEliminar
  12. Olá a todos e parabéns a dona do blog.
    Achei ele por acaso, quando procurava curiosidades sobre alimentos.
    Meu nome é Ohana e estou na primeira fase do curso de ciência e tecnologia agroalimentar.
    Achei realmente interessante o dabate que rola por aqui.
    Sobre a monsanto hmm, vi um documentário que falava exatamente sobre isso; "O futuro dos alimentos".
    Na verdade a ambição daqueles que possuem muito não se acaba, quando nós pensamentos que os delitos deles são extremamente horríveis, utilizamos de uma visão humanitária, eles apenas estão cegos com o lucro absurdo que conseguem realizando isso. Com a idéia de patentiar as sementes eles detêm a facilidade de conseguir as terras que na escritura diziam ser suas.
    A mesma coisa acontece com as sementes que duram uma safra, a alimentação é necessária a todos e se eles têm o poder sobre elas, eles tem a humanidade em suas mãos.
    É isso, aí!!
    Se puder vou add o blog :)
    Té mais.

    Ohana.

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.