terça-feira, 1 de junho de 2010

No Dia da Criança, adira ao Cartão Solidário

Há dias chegou-me a casa o Cartão Solidário, pois já tinha o provisório há umas semanas. Custou-me apenas 10 euros e tem dois anos de validade. Cada vez que o titular usa este cartão nas lojas e empresas aderentes tem descontos e ao mesmo tempo contribui para a realização das obras sociais de 4 Instituições de Solidariedade Social. O Cartão Solidário é o primeiro projecto da Associação Sorriso Solidário, associação que nasceu da vontade de realizar e apoiar iniciativas orientadas para a minimização de desequilíbrios sociais, culturais e ambientais.

"O titular do Cartão Solidário beneficia de descontos que vão dos 5 aos 50% em várias marcas aderentes ao longo do país. Parte do valor desse desconto, é encaminhado pelas empresas associadas, para as Instituições Beneficiárias do projecto. De dois em dois anos, é realizada uma nova Edição do projecto, elegendo-se novas 4 Instituições, para que possa ajudar várias causas e contribuir para diferentes obras sociais propostas."

São mais de três dezenas as entidades aderentes, mas espero que a AEP, como parceira do projecto, impulsione rapidamente muitas mais empresas a aderirem.

A edição II do Cartão Solidário tem como beneficiárias as seguintes instituições, todas de apoio a crianças:

FUNDAÇÃO GIL - Fundação de Apoio a Crianças e Jovens Internados
"A Fundação do Gil tem como fins principais, contribuir para o bem estar, a valorização pessoal e a plena integração social das crianças e dos jovens que, por razões de natureza diversa, se encontrem internados, por períodos prolongados, em unidades hospitalares, prisionais ou outras. No âmbito do Cartão Solidário, a Fundação do Gil propõe-se a criar a Segunda Unidade Móvel de Apoio ao Domicilio para crianças cujos tratamentos se prolongam por um longo período de tempo."

ASSOCIAÇÃO NOVO FUTURO - Associação de Lares Familiares para Crianças e Jovens
"A Associação Novo Futuro tem por objectivo criar e gerir pequenos Lares para Crianças e Jovens privados de ambiente familiar ou retirados à família por ordem dos Tribunais."

ASSOCIAÇÃO RARÍSSIMAS - Associação Nacional de Doenças Mentais e Raras
"Apoia doentes, familiares e amigos que convivem de perto com as Doenças Raras. Para contribuir para um conhecimento mais aprofundados daquelas doenças, organiza congressos e seminários, forma voluntários, promove a pesquisa e estudos epidemiológicos e proporciona apoio domiciliário ao portador e família e realiza parcerias internacionais."

ASSOCIAÇÃO SOL - Associação de Apoio a crianças infectadas/afectadas pelo VIH/SIDA
"Assegura a higiene, alimentação, educação, medicação e acompanhamento hospitalar das crianças, dá apoio familiar e proporciona ajuda em géneros alimentares, fraldas, artigos de higiene, vestuário, medicamentos, pagamento de creches, amas, passes sociais, rendas de casa, aparelhos auditivos, etc."

Devemos reflectir sobre a educação que estamos a dar aos nossos filhos, pois ela é sobretudo o nosso exemplo e os nossos valores. Se nós ajudarmos os que mais precisam, as nossas crianças vão aprender essa acção e esse valor e irão ajudar a construir um mundo mais justo e solidário.

Neste Dia da Criança, semeie esta ideia. Regue-a e alimente-a, pois ela dará os seus frutos.

6 comentários:

  1. ihih... Desculpe o riso... mas teve de ser! Quando cliquei no link para as entidades aderentes não há sequer uma onde tenha gasto 0,01€...
    E também pelas que são... não vejo forma de lá ir comprar algo!
    Mas neste (estou como o outro!) quem são os responsáveis pela Associação?

    ResponderEliminar
  2. Minha Querida Amiga Manuela,
    Gostei do seu Post que veio ao encontro do que coloquei na Tulha e permiti-me "roubar-lhe" o seu final para reforçar a ideia igualmente por mim expressa que somos nós os responsáveis pelos Homens de amanhã.
    Um beijinho muito amigo e solidário.

    ResponderEliminar
  3. Voz

    De facto é uma pena que ainda sejam tão poucas as lojas e empresas aderentes.

    Eu também ainda não usei, mas conto usar na Repsol (gasto pouca gasolina, mas alguma) e no cinema (Castello Lopes).

    De resto, também não vejo para já...

    ResponderEliminar
  4. Olá Luís

    Obrigada pela visita, e um abraço para si também.

    ResponderEliminar
  5. Parece uma ideia muito inteligente! Já usei na Repsol, na People´s Phone e pretendo continuar a utilizar. Também concordo que era muito importante a participação de mais empresas para conseguirmos ajudar ainda mais!!

    ResponderEliminar
  6. Ascensão
    Concordo, a ideia é excelente, a adesão das empresa é que está muito baixa.
    Se tivessem mais empresas, de certeza que teriam muitos mais aderentes ao cartão.

    Obrigada pelo comentário

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.