quinta-feira, 27 de maio de 2010

Maior do que se pensa, a catástrofe ecológica no Golfo do México

Desde o dia 20 de Abril que centenas de milhares de litros de petróleo continuam a ser derramados por dia para o oceano numa plataforma da BP no Golfo do México. Aliás, aquilo que antes se pensava ser 1000 a 5000 barris por dia já vai em 25000 barris por dia, (Fonte: Naturlink) o que corresponde, afinal, a cerca de 4 milhões de litros de petróleo por dia (1 barril = 159 l). Ou seja, assim por defeito, são pelo menos 140 milhões de litros de petróleo já derramados.
O crude já chegou à costa da Louisiana, e a maré negra prepara-se para se dirigir para o Oceano Atlântico. Uma tragédia inadmissível, uma catástrofe ambiental sem precedentes, com estragos incalculáveis.

O problema tem sido muito mais grave do que o que transparece para a comunicação social. Como se fosse insuficiente a gravidade da situação, conforme se vê no segundo vídeo abaixo, a BP tem estado a tentar "disfarçar" o problema usando agentes dispersantes, que tornam o oceano uma suspensão de petróleo e agravam ainda mais a situação para a vida marinha!

Aparentemente a BP conseguiu hoje estancar o fuga (Fonte: Jornal de Notícias), mas mesmo que isso seja verdade, ainda estão muito longe de resolver o problema. Aliás, uma grande parte não será resolvida: as vidas e os equilíbrios que se perderam .



3 comentários:

  1. Manuela, já aqui vim várias vezes e comecei a escrever o meu comentário e depois ... apaguei e fui-me embora, porque invariavlmente escrevia coisas muito duras.
    Já nem consigo seguir as notícias sobre esta catástrofe. Dá-me um nó na garganta.
    Esta gente tira-me o ânimo, e a esperança em acreditar num futuro melhor.
    Desta vez consegui escrever o comentário sem resvalar para a agressividade que essa canalha me dá.
    Fico-me por aqui senão tenho de apagar isto outra vez.

    ResponderEliminar
  2. Lamentável, deveras.
    Hoje ouvi que afinal não pararam ainda a fuga, afinal. Também ouvi falar em 70 e em 80 milhões de litros, mais ou menos metade das contas que aqui fiz, com base nos dados de cientistas (na Naturlink) de 25000 barris por dia.

    Mas cá para mim, ainda ser+a muito mais que isso. E há ecossistemas irremediavelmente perdidos. Não há indemnização que pague isso.

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.