domingo, 23 de maio de 2010

Estado do Clima Global

A seguir fica uma tradução livre das conclusões das análises do estado do clima para o último ano e para o último mês, efectuadas pela NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration - National Climat Data Centre - U.S. Department of Commerce), que tem apresentado relatórios desde 1998, Ver relatórios na fonte clicando nos respectivos links (títulos).


Análise Global do Estado do Clima


"Ano de 2009:

  • As temperaturas anuais de superfície globais combinadas terra/oceano colocam 2009, em conjunto com 2006, como o quinto ano mais quente registado, superiores em 0,56°C acima da média do século 20.
  • A década de 2000-2009 foi a mais quente registada, com uma temperatura média da superfície global de 0,54°C acima da média do século 20, tendo superado o valor da década de 1990 em 0,36°C.
  • As temperaturas da superfície do oceano, colocam 2009, empatado com 2002 e 2004, como o quarto ano mais quente já registado, com 0,48°C acima da média do século 20.
  • Quanto às temperaturas de superfície terrestres, 2009, em conjunto com 2003, foi o sétimo ano mais quente já registado, com 0,77°C acima da média do século 20."

"Mês de Abril de 2009

  • As temperaturas médias de superfície, globais combinadas terra/oceano foram, em Abril de 2010 as mais quente já registadas, de 14,5°C, o que corresponde a 0,76°C acima da média do século 20, que foi de 13,7°C. Este foi também o 34º Abril consecutivo com temperaturas globais terra/oceano acima da média do século 20.
  • A temperatura global da superfície do oceano foi de 0,57°C acima da média do século 20, que foi de 16,0°C, tendo sido o Abril mais quente já registado. O calor foi mais pronunciado nas partes equatoriais dos maiores oceanos, especialmente no Atlântico.
  • A temperatura de superfície global terrestre foi em Abril superior em 1,29°C à média do século 20, que foi de 8,1°C, e a terceira mais quente já registada.
  • Para o ano 2010, e até à data, a temperatura de superfície global combinada terra/oceano foi de 13,3°C, tendo sido foi a mais elevada no período Janeiro-Abril. Esse valor é 0,69°C acima da média do século 20."

Há quem não "acredite" que o aquecimento global existe. Também há quem, convenientemente, não "acredite" que a acção do Homem possa contribuir para o aquecimento global. E há quem precise de ir ao Árctico para "acreditar".



13 comentários:

  1. Olá Manuela,
    Acabei de fazer link para este importantissimo post!
    Obrigado :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Eu acredito!
    Só não ACREDITA QUEM É ESTÚPIDO!
    beijinhos missixty

    ResponderEliminar
  3. Viva, passei por aqui para dizer que escolhi este blogue para blogue da semana no "2711". É merecido. :-)
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Só uma correcção:"há quem precise de ir ao Árctico extrair petróleo e gás"

    ResponderEliminar
  5. Ah... e outra coisa...
    Daqui por uns tempos vem alguém dizer que os números não estão correctos porque os lasers a bordo do Satélite estavam mal calibrados!!!

    Mas é engraçado como a tendência deste gráfico é semelhante ao destes e destes

    ResponderEliminar
  6. Olá, Manuela :)

    Muito obrigada pela útil e importante informação. Trata-se de um problema que inevitavelmente me preocupa. É quase inegável que o clima está a mudar, e de um modo cada vez mais acentuado.

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  7. Ana Paula Fitas

    Muito obrigada. É sempre uma honra ser "linkada" pel'"A Nossa Candeia" :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Olá Susana

    Embora alguns se refiram ao aquecimento global como uma "religião" ou como uma "crendice", não se trata de acreditar - trata-se já de entender as evidências. A ciência não tem certezas absolutas, ainda ninguém foi a outra galáxia para "ver" a Terra andar à volta do Sol, mas penso que já ninguém duvida duvidar disso.

    Beijinhos e obrigada pela visita

    ResponderEliminar
  9. Rui Figueiredo

    Muito obrigada, é gratificante ter escolhido este blogue para blogue da semana no blogue "2711". Espero que seja merecido, mas se não for, agradeço na mesma :)

    ResponderEliminar
  10. Voz

    Não duvido nada da possibilidade do que afirmou no primeiro e no segundo comentário... ao que tenho lido...
    Quanto à tendencência da subida do gráfico das temperaturas ser idêntica à subida da concentração de CO2 e outros gases de estufa na atmosfera, pode haver quem ache (convenientemente, como referi) que se trate apenas de uma "coincidência", mas não é o nosso caso!
    Não prescisa ir mais longe: basta ver o vídeo de baixo.

    ResponderEliminar
  11. Ana Paula Sena

    Infelizmente a quem mais deviam preocupar estes dados, estão mas é preocupados em "negá-los". Ou então, ignoram.
    Não digo que não haja fenómenos naturais a contribuir para o aquecimento, que os há, mas negar a evidência de que o Homem está a contribuir seriamente para as alterações climáticas, é uma opção muito estranha, senão "interesseira". Mas no fim todos perderão com isso.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Olá, Manuela
    Finalmente mudei meu blog.
    Passe lá pra pegar o novo banner, ok?

    http://essetalmeioambiente.com/?page_id=531

    Um abraço
    Diêgo

    ResponderEliminar
  13. Olá Diego

    Já substituí o banner. Ficou mais bonito o seu blogue, continuando verde.

    Um abraço

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.