sábado, 8 de maio de 2010

Comunidades em Transição

Porque há quem passe à acção e procure soluções para a insustentabilidade dos nossos modos de vida, para tornar as comunidades mais resilientes às consequências do pico do petróleo, e para diminuir as emissões de gases efeitos de estufa que contribuem para as alterações climáticas, surgiu a rede de Cidades de Transição (Transition Towns).
Não necessariamente cidades, mas comunidades em que a população participa e ajuda a encontrar e explorar os seus pontos fortes para se tornarem economicamente mais independentes, socialmente mais participativos e ambientalmente mais respeitadores.
E com o empenho da comunidade local, não há como os governos locais não sejam induzidos a participar e criar sinergias para que a Transição para a Sustentabilidade possa gradualmente emergir! (Imagem da net)

A Rede de Transição continua a crescer e a partilhar experiências e métodos pelo mundo fora, e parece-me que hoje germina a semente em Portugal, na cidade de Pombal. Parabéns a Pombal, ao empenho do João Leitão e àqueles que o ajudam nesta missão difícil mas possível!

Vejam o filme para entenderem melhor o processo de Transição. É pena não estar legendado em português, mas o inglês é bastante claro. Espero que fiquem interessados em saber mais sobre este assunto: visitem e façam parte da rede Permacultura Portugal, onde há também um grupo dedicado à Transição.




"Este vídeo é o 8º programa de uma série de TV – “The Powerdown Show”. Neste programa é delineada a história do processo de Cidades de Transição (Transition Towns) e explicado o conceito de Plano de Acção para a Energia Descendente Energia of (Energy Decent Action Planning - EDAP). São demonstradas parcerias viáveis entre a comunidade e os governos locais, comprometidos na procura de soluções para as alterações climáticas e do pico do petróleo, como forma de construir comunidades resilientes. Filmado em Kinsale, na Irlanda e Totnes, Reino Unido, este episódio apresenta Rob Hopkins, autor do Manual de Transição, Klaus Harvey da Cidade de Transição de Kinsale , Graham Strouts, da Faculdade de Educação Continuada de Kinsale, e Philip Davie, que coordena a rede irlandesa das Cidades de Transição , entre outros . Produtor: Rob Carr, Realizador: Davie Philip. Mais informações sobre o “The Powerdown Show em www.cultivate.ie" (tradução livre do texto apresentado no Vimeo)

8 comentários:

  1. Hola Manuela, paso a saludarte y felicitarte por el esfuerzo y el compromiso diario en defensa del planeta, nuestra casa. Un abrazo!

    ResponderEliminar
  2. Manuela, mais uma vez somos favorecidos com a qualidade informativa que aqui nos deixa. Desconhecia estas iniciativas, e apesar de sabermos que é muito difícil combater os poderes instalados, não é menos verdade que ao tomarmos conhecimento destes movimentos e iniciativas aumenta a nossa esperança num futuro melhor.
    Parabén ao Pombal.
    Mas só no Pombal ?
    É pouco ! se calhar é preciso que Almada se junte ...

    ResponderEliminar
  3. Passa por aqui muitas das soluções que podem ser facilmente aplicadas e de mais valias não não só para o ambiente mas para nós também.

    Joy

    ResponderEliminar
  4. Cris

    Muito obrigada pelas palavras de ânimo que me deixou :) e que retribuo ;)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  5. Eduardo

    Fico muito contente que alguém se entusiasme com a ideia. Este tema da Transição é de uma enorme importância para restaurarmos o nosso planeta, mas está muito pouco divulgado.
    Estou ansiosa para ver o que vai acontecer em Pombal, onde já estive num colóquio sobre este assunto.
    Eu bem gostaria de arranjar um grupo em Famalicão para começarmos a delinear estratégias de transição, mas a minha falta de tempo aliada a que não conheça bem quem poderia estar interessado no arranque (pois de quem bem conheço não estou a ver...), está a protelar em Famalicão... mas veremos...

    Eduardo, estude o assunto - mande-me-me o seu mail que eu mando-lhe uns textos. Eu quando os li fiquei entusiasmadíssima, logo enviei para 3 pessoas, mas não obtive resposta. Mas não desisti... estou a dar tempo de maturação.

    Arranje um grupo de 4 ou 5 pessoas com o mesmo objectivo de começar a Transição em Almada - é assim que se começa!

    ResponderEliminar
  6. JOY

    Concordo. Melhorar o mundo passa também e necessariamente pela transição para modos de vidas mais simples e interligados.

    Visitem a rede Permacultura Portugal (http://permaculturaportugal.ning.com/), onde há também um grupo de Transição (http://permaculturaportugal.ning.com/group/transitionportugal) para saberem mais um pouco deste assunto.
    E não deixem de ver o filme que aqui coloquei.

    Um bom domingo

    ResponderEliminar
  7. Obrigado pela pela divulgação do Movimento de Transição Manuela!

    Um grupo de cidadãos comuns iniciou esta divertida aventura em Pombal. Brevemente partilhará com o mundo de forma sistemática o que está a fazer.

    Sei que há projecto a iniciarem-se em Paredes, Sintra, S. Pedro do Rio Seco e talvez em Guimarães.

    Vai haver uma formação de âmbito nacional, possivelmente em Julho ou Agosto, para ajudar interessados no começo das suas Iniciativas de Transição.

    P.S: em Pombal, já somos mais felizes!

    ResponderEliminar
  8. Olá João

    Eu é que agradeço ter-me passado informação e entusiasmo nestas iniciativas de Transição. Já passei aqueles documentos que me enviou em português ali ao Eduardo Miguel Pereira, a ver se ele leva a Transição para Almada.

    Sucesso para Pombal e para todos que estão a arrancar com estas iniciativas de Transição!

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.