quinta-feira, 1 de abril de 2010

Portugal anda a dormir no que respeita aos transgénicos?

Para vossa defesa, pela vossa saúde, prestem bem atenção às palavras da deputada Heloísa Apolónia do Partido Ecologista "Os Verdes", no passado dia 17 na AR:

10 comentários:

  1. Eu ouvi em directo! Mas parece que realmente anda tudo a dormir!!!
    E mais... duvido que consigamos combater esta praga dos transgénicos!
    Eles querem dar cabo da saúde das pessoa e animais!
    Com o Durão e a Nova Ordem, ou o Tratado de Lisboa, estavam á espera de quê?! Isto é uma vergonha!
    Parece que nós devido ao nome do Tratado, somos o campo de experimentação da Europa! Tavistock em acção!!!
    Vergonha!! Venderam-nos!!

    ResponderEliminar
  2. A MANADA anda a pastar... literalmente!

    Deliciem-se agora com esta intervenção:
    "A Sr.ª Glória Araújo (PS): — Sr.ª Presidente, Sr.ª Deputada Heloísa Apolónia, já não é a primeira vez que discutimos esta matéria aqui, em Plenário, e, portanto, não será talvez necessário esgrimir os argumentos do costume. É público, notório e reconhecido, inclusivamente pela Sr.ª Deputada, que a Europa continua a ter a legislação mais restritiva a nível mundial no que diz respeito à aprovação de organismos geneticamente modificados.
    No entanto, Sr.ª Deputada, em relação a esta matéria devo dizer-lhe que, com a evolução científica e a avaliação cada vez mais aturada e rigorosa (exaustiva, até) dos riscos efectuada pela EFSA, que é a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos, onde considero e considera a própria União Europeia que está salvaguardado o princípio da precaução e da saúde pública, a Sr.ª Deputada corre o sério risco (pelos vistos, acompanhada por mais bancadas) de evoluir de uma situação de neovitalismo para uma situação de total catalepsia. A Sr.ª Deputada não aceita que seja possível evoluir no conhecimento acerca destas matérias. Este é um facto indesmentível.
    A Sr.ª Deputada falou na defesa dos nossos interesses — e muito bem! É aí, precisamente, que gostaria de centrar a minha pergunta. A Sr.ª Deputada, persistindo nesta sua dúvida metódica até ao limite da razoabilidade, tem de reconhecer que isso implicará coerência de pedir, por exemplo, a proibição de importação de carnes com origem no Brasil e na Argentina, do leite e ovos provenientes de todos esses países onde os animais são alimentados com matérias-primas que os Estados-membros usam.
    Sabendo a Sr.ª Deputada (e julgo que, pelo menos, considerará a questão da perda de competitividade) o que isso significa para a agricultura e o sector agro-alimentar europeus, está a Sr.ª Deputada na disponibilidade de pedir a proibição desse tipo de produtos?
    Aplausos do PS."
    Bravo... Bravo... Bis... Bis...

    ResponderEliminar
  3. O povo pode andar a dormir, mas há quem ande bem acordado... a tentar embalar os outros!

    ResponderEliminar
  4. Manuela, acho que Portugal anda a dormir, de facto e infelizmente, em relação a inúmeras questões.

    Agradeço-lhe a informação importante. Esta questão dos transgénicos é verdadeiramente preocupante.

    Um grande beijinho :) E os meus parabéns - o blogue continua excelente!

    ResponderEliminar
  5. Ana Paula
    É bem verdade o que diz! Não é só na questão dos transgénicos, que é mais que preocupante. Há falta muita falta de informação sobre este assunto, que anda a passar completamente ao lado dos portugueses. Muitos outros países europeus estão bem mais atentos!

    Fada, Voz a 0 db e Ana Paula:
    Obrigada pelos comentários e um bom fim semana

    ResponderEliminar
  6. Querida amiga Manuela,

    Vim trazer Votos de Páscoa Feliz.
    Tudo de bom para si.
    Voltarei.

    Beijinhos também para a Fada.

    ResponderEliminar
  7. Olá amiga Fernanda
    Muito obrigada, e votos de boa Páscoa também para si e para a sua família.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Impressionante... e ninguém quer saber!!! É bem verdade quando se diz que anda meio mundo a lixar o outro meio...
    Claro que uma pessoa fica revoltada... Estou sem palavras!!!!

    Beijinhos Nela

    ResponderEliminar
  9. Voz a 0 db
    Pela resposta estúpida que a deputada do PS deu à deputada Heloísa, que aqui transcreveu, que eu não conhecia e que hoje reli outra vez, fico mesmo a pensar que quem "manda" está alienado por "valores" que seguramente não são nada recomendáveis: os interesses das grandes corporações, aliado à defesa "cega" do (des)governo!
    Não há argumentos válidos para responder, claro, e foge à pergunta, à boa maneira dos "nossos tristes políticos", indo por caminhos falsos e estranhos, onde a lógica não existe! E ainda leva aplausos????
    Triste mesmo...

    ResponderEliminar
  10. Olá Susana
    É de ficar revoltada mesmo, andam a fazer tudo nas nossas costas, sem nos dar qualquer informação, sem nos dar o direito de participação... é urgente acordarmos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.