sexta-feira, 23 de abril de 2010

Menos e melhor plástico


O plástico português que aduba a terra

Uma boa notícia vinda de Portugal, que saiu no semanário Expresso do passado fim de semana. Uma empresa portuguesa de Porto de Mós, a Cabopol, prepara-se para lançar uma revolução no mercado dos sacos de plástico, com um novo produto denominado Biomind, um plástico realmente biodegradável desenvolvido exclusivamente em Portugal.
A administradora, Rita Meneses, engenheira química de 29 anos, obteve a patente deste produto (fórmula e processo de fabrico) e afirma que este plástico derivado de amido transforma-se em húmus em poucos meses, servindo para fertilizar a terra. (Fontes: Expresso - Caderno de Economia e AICEP. Foto digitalizada do Expresso)

O consumo excessivo de plástico

Eu espero que o Biomind venha a susbstitui o plástico não biodegradável naquilo que for possível, e deixo aqui os votos de sucesso à empresa. Mas não tenhamos ilusões, o plástico não biodegradável ainda cá está para durar. O problema do consumo excessivo de plástico, embora de difícil resolução, é de fácil atenuação. Basta um pouco de boa vontade de muita gente.

As embalagens de plástico não são biodegradáveis, e grande parte delas acabam onde não devem. Uma parte vai para os oceanos, dando à costa nas praias, ou acumula-se nas "sopas" do Pacífico ou do Atlântico. Outra parte vai para as nossa florestas (viu-se, no dia de Limpar Portugal!). Pelo caminho, quantas não são as espécies gravemente afectadas por esta peste!
Não custa nada reutilizar os sacos. Não custa nada deixar de usar água engarrafada quando tem água da torneira de boa qualidade. Não custa nada comprar embalagens maiores de produtos de higiene e limpeza em vez de embalagens pequenas (bom, talvez custe um bocado se tiver de as carregar a pé, mas compensa). Não custa nada acabar com o uso de pratos, copos e talheres de plástico. ... E ao plástico usado, não custa mesmo nada de nada encaminhar para reciclar.

14 comentários:

  1. Muito pouca informação para se poder ainda dizer que Sim, Talvez ou Não!!!
    Espero que as matérias primas, os métodos de produção, sejam o mais Sustentáveis possíveis... mas para já fico por um... Talvez.

    ResponderEliminar
  2. Dei um "enter" por engano...
    Já li um trabalho "Estudo das propriedades das blendas de amido termoplástico e látex natural"... mas sempre quero ler o que esta nossa cientista decobriu...

    ResponderEliminar
  3. Qd tenho sacos de papel já vão para o compostor qd n têm tintas mas produzir embalagens a partir de amido deve ser um processo muito menos intensivo, não?.

    Cada vez menos embalagens descartáveis e apenas em materiais compostáveis com pouca energia incorporada e estamos no caminho certo.

    ResponderEliminar
  4. Fica aqui um vídeo da situação em 2005 nos EUA relativamente há utilização de garrafas de plástico e a sua reciclagem!
    Em 2008 os EUA consumiram 32.802 milhões de litros de água engarrafada
    podem imaginar a cascata ainda maior!!!

    ResponderEliminar
  5. Olá amiga Manuela!

    Até parece que nos zangamos ;))))))

    Não sei da Helena há séculos e da Manuela um pouco mais, felizmente sei que estamos todas bem porque as vejo também muito activas no facebook.

    Pois esta é uma novidade absolutamente fantástica.
    Oxalá tenha pernas para se implantar.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá Manuela!

    Este é um avanço para ser aplaudido a dobrar; porque tem mérito em si mesmo, e porque aconteceu em Portugal - onde ultimamente só parece acontecer coisas degradantes ...
    Bom fim de semana!
    Um abraço.
    Vitor

    ResponderEliminar
  7. Olá, Manuela,
    Estava aqui a respirar pelos cantos do Sustentabilidade é Acção… Realmente é uma Excelente notícia… A ver se conselho de McGuire ("Vou dizer-te uma só palavra, uma só palavra: plástico. Plástico é o futuro") a B. Braddock (no filme: The Graduate) se consegue inverter!!!
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  8. Hola Manuela, es una noticia buenísima, ojalá se pueda implementar pronto y nadie ponga las trabas que se acostumbra cuando el beneficio va en detrimento de los bolsillos de los poderosos.
    Un beso enorme

    ResponderEliminar
  9. Querida Amiga Manuela Araújo,
    Que boa noticia hoje nos trouxe!
    E ainda por cima realizada por uma Portuguesa e desenvolvida por Portugueses. O plástico tem sido um "cancro" para o meio ambiente e por isso mesmo esta descoberta vem começar a debelar esse mal. Mas as medidas aqui preconizadas para a reciclagem desses materiais também ajudarão caso as pessoas cumpram com essas mesmas medidas.
    Parabéns por esta sua luta permanente na defesa do meio ambiente!
    Um bom fim-de-semana e muitos beijinhos amigos.

    ResponderEliminar
  10. Lembro-me que há cerca de 15 anos, andava eu na faculdade, já haviam canetas feitas de um plástico biodegradável à base de milho. Como eu fazia colecção de canetas, guardei-a junto com as outras e, cerca de 6 anos depois, quando as estava a arrumar, encontrei-a cheia de bolor, em plena bio-degradação!!!
    Que é possível, é, mas as canetas eram muito moles, por isso não sei se daria para muita coisa. A ver se este material dá para utilizar em mais coisas que não só nos sacos...

    ResponderEliminar
  11. Olá Manuela,
    Fico contente por esta notícia.De qualquer forma já existe em Portugal uma empresa que fabrica sacos de plástico biodegradáveis feitos a partir de amido de batata:
    http://www.fapil.pt/

    O porquê de não se fazer a mudança para este tipo de sacos não sei...

    Abraço,
    Ana

    ResponderEliminar
  12. Olá

    Esta alternativa de plásticos biodegradáveis é uma boa notícia, mas a redução do consumo do plástico é essencial, pois é provavel que a substituição de uns pelos outros venha a ser muito lenta. E mesmo assim, há que reduzir o consumo em todas as frentes.
    Eu também já tinha ouvido falar antes em plástico biodegradável, mas não sabia que a Fapil já os fabricava. Quanto não vale a ajuda da divulgação. É pena que os grandes meios de comunicação não dediquem mais tempo ou páginas a divulgar aquilo que é mesmo importante.

    Muito obrigada a todos por deixarem o vosso comentário, quer tenha sido para dizerem que gostaram da notícia quer tenha sido para dar o vosso contributo e enriquecer este "post".

    Um abraço

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.