sábado, 3 de abril de 2010

A história da água engarrafada

Mais um excelente vídeo com a Annie Leonard a desmistificar os nossos comportamentos! O vídeo "The Story of Bottled Water", A história da água engarrafada, foi lançado no passado dia 22 de Março (2010), Dia Mundial da Água.

A água engarrafada tem enormes custos energéticos, sobretudo no transporte, e ambientais, pois uma grande parte das embalagens não é reciclada, indo parar a aterros, contaminando o solo, ou pior, indo parar aos oceanos engrossando a enorme "sopa de plásticos", ameaçando uma enorme variedade de espécies.
Porquê beber água engarrafada e pagar 200 vezes mais, se podemos beber água da torneira segura e de tão boa ou melhor qualidade? Ideias que nos "enfiaram" na cabeça, como sempre. Em alguns sítios a água da torneira, devido ao tratamento, pode ter um paladar menos agradável: experimente deixá-la num vaso ou caneca de um dia para o outro, destapada. Na maioria dos casos resolve o problema. Se não resolver, experimente uma caneca filtrante.Vejam o filme.


The Story of Bottled Water (Português) from Guilherme L Rodrigues Machado on Vimeo.

14 comentários:

  1. Esta história desperta a nossa consciência ambiental, revelando mais uma vez que o que o poder economico supera a riqueza natural.
    A água merece e tem que ser preservada em prol da sustentabilidade futura. A sua degradação não acarreta custos, mas prejudica muito a qualidade e a saúde das populações.
    Este blogue é todo ele interventivo, pois alerta e aconselha todos, a lutar por um mundo melhor! Parabéns e continuação de um bom trabalho!

    ResponderEliminar
  2. Transmite em formato BD de forma simples e de fácil percepção a mensagem, como de resto todos os outros filmes, mas as pessoas ficam sempre com uma ideia que, na realidade, não será bem assim... para esses... Fica aqui a ligação para as pessoas verem a realidade...
    E para quem anda com a ilusão que em Portugal a reciclagem é muita... vejam aqui... mais uma vez, a Realidade não é bem aquela que pensamos que é!

    ResponderEliminar
  3. Esta questão da água engarrafada já há muito que me preocupa, Manuela. É por isso que evito consumir esse tipo de água ao máximo. De resto, prefiro mesmo a água da torneira.

    Trata-se de um grande negócio. Devemos estar atentos e remar contra a maré.
    Obrigada pelo vídeo.

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  4. Olá Manuela,
    Eu já há muito que utilizo a água da torneira, já li algo similar ao que publica, mas agradeço todas as informações úteis que aqui encontro.
    Desejo-lhe uma Boa Páscoa,
    Beijinhos,
    manuela

    ResponderEliminar
  5. Se não acreditam... façam o teste!
    Peçam a um familiar/amigo para colocar em dois copos iguais a mesma quantidade de água, 1 copo com água da torneira o outro com água engarrafada... e façam a prova!!!
    De qualquer forma a qualidade da água disponibilizada pela rede pública é (na minha zona) bastante boa... No entanto a qualidade também está directamente ligada com o estado das canalizações da habitação!!!
    podem ver aqui o relatório do 4ºTrim/09 das análises efectuadas...
    Melhor é difícil!!! digo eu...

    ResponderEliminar
  6. Há um outro promenor a ter em conta relativamente á agua engarrafada que tem a ver com tempo de armazenamento, pois regra geral ninguém confirma o prazo de validade estando nós muitas vezes a consumir água armazenada á vários meses.

    Boa Páscoa para todos
    Joy

    ResponderEliminar
  7. Grupo "Gota"
    Obrigada, e parabéns pelo vosso blogue, muito bom! É bom ver juventude assim interessada e activa.
    Continuação de bom trabalho para vocês também

    ResponderEliminar
  8. Voz a 0 db
    No que se refere ao paladar, há locais em que se nota a diferença, e épocas do ano também. Mas normalmente resulta deixar "pousar" de um dia para o outro. Mas em muitos sítios, não se nota.
    A realidade infelizmente é quase sempre pior do que o que pensamos... mas que isso nos dê mais força para mudar!

    ResponderEliminar
  9. Ana Paula
    Tal como a água engarrafada, há muitos "negócios" que nos são impingidos sem termos qualquer necessidade. Temos de ir abrindo os olhos aos poucos, pois se abríssemos tudo de uma vez, éramos capazes de ficar cegos!
    Beijinhos e espero que esteja a ter um bom dia de Páscoa.

    ResponderEliminar
  10. Manuela
    Faz muito bem beber água da torneira, está a contribuir para um melhor ambiente. Ainda bem que está atenta a estas questões, fossem todos assim. Eu é que agradeço a sua visita. Obrigada e beijinhos

    ResponderEliminar
  11. JOY
    Pois, essa questão é importante. O prazo não é propriamente da água, mas do plástico que a embala, e que ao fim de certo tempo se começa a degradar libertando químicos!
    Obrigada e continuação de boa Páscoa também

    ResponderEliminar
  12. A sugestão de beber água da torneira em alternativa à água engarrafada, à primeira vista parece-nos lógica; evita o despedício das embalagens de plástico e todos os impactos negativos para o ambiente relacionados com o tansporte, etc. No entanto, põe-se a questão: e os impactos desta opção para a nossa saúde? Será que a água das nossas torneiras é a melhor? Sabemos que muitos dos pontos de captação se localizam em rios poluidos (ex: Rio Douro_Crestuma/Lever - Porto)...O tratamento desta água, por mais eficiente que seja, poderá sê-lo ao nível bacteriológico(apesar das fugas existentes na rede não ajudarem)e quanto aos metais pesados, excesso de nitratos, tóxinas e outros contaminantes que nem sequer são analisados? E os quimicos adicionados no tratamento, que também têm efeitos prejudiciais para a saúde?
    Concluimos,concerteza que a água da torneira poderá ser boa, mas nem sempre e nem toda. A água de uma fonte pura é sempre melhor!Assim, penso que quem preferir beber água engarrafada, o que também é legitimo, deve poder ter a opção de comprar embalagens maiores (tipo depósitos recarregáveis) ou embalagens de vidro com devolução obrigatória. Também pode optar por águas da sua região, diminuindo o impacto da distribuição. O problema maior é o plástico e a quantidade de embalagens rapidamente inutilizadas, e não só de água...

    ResponderEliminar
  13. Francisca

    Obrigada pelo comentário.
    É um facto que quanto mais poluída for a água de origem, mais forte terá de ser o tratamento. O que por vezes, e acontece no concelho onde moro, tal acarreta um sabor desagradável à água da torneira.
    Agora, quanto às análises, embora seja impossível analisar sempre absolutamente tudo, os nitratos, a maioria dos metais pesados e muitos outros componentes ou poluentes das águas (que são expectáveis) são regularmente analisados e a água que é posta à nossa disposição nas torneiras, é segura.
    Já quanto às águas captadas em poços privados, posso dizer, da experiência que tive como analista de água, que a maioria é um risco, sobretudo pela contaminação microbiológica e pelo teor elevado de nitratos, sobretudo oriundo de um usos excessivo de fertilizantes na agricultura.

    São boas dicas essas de, caso tenha mesmo de beber água engarrafada, usar embalagens maiores, ou em vidro reutilizável, pois pelo menos diminui os resíduos.
    Quanto às embalagens de outras coisas que não água, muito haveria a dizer também... no entanto, por agora, faço apenas um apelo: façam um favor à vossa saúde (e ao ambiente) e evitem beber refrigerantes!

    ResponderEliminar
  14. Neste mundo da net um comentário com 5 dias de atraso é equivalente ao tempo decorrido entre a extinção dos dinossauros e hoje :))

    Mas aqui fica (um entre muitos estudos já efectuados):
    "ScienceDaily (May 22, 2009) — A new study from Harvard School of Public Health (HSPH) researchers found that participants who drank for a week from polycarbonate bottles -- the popular, hard-plastic drinking bottles and baby bottles -- showed a two-thirds increase in their urine of the chemical bisphenol A (BPA). Exposure to BPA, used in the manufacture of polycarbonate and other plastics, has been shown to interfere with reproductive development in animals and has been linked with cardiovascular disease and diabetes in humans."

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.