domingo, 14 de março de 2010

Um translação, 365 rotações - 1º aniversário

A Terra já deu uma volta ao sol e já rodopiou 365 vezes desde que me lembrei de dar à luz da blogosfera este espaço chamado "Sustentabilidade é Acção". Verdade se diga, quando nasceu o baptizei à pressa de "Sustentabilidade não é palavra, é Acção", e logo o "padrinho" Ferreira-Pinto chegou, e se pôs a dar palpites que era um nome demasiado comprido. Depois, arranjei uma "fada madrinha", a Fada do Bosque, que tocou com a varinha de condão no rebento e logo o encheu de cor! Estes padrinhos ajudaram a criar a criança com alegria, mas como é costume, depois de crescer um pouco, os "folares", diga-se, "posts", começaram a rarear um pouco, ficando a criança a carecer do seu brilho e inspiração. Ainda desafiei uma segunda "madrinha", a Cila, que tanto trabalho tem na defesa do ambiente no terreno, que nem tem tempo para este afilhado virtual, já que logo a seguir a um início prometedor, logo se desvaneceu da blogosfera. Quanto a mim, não imaginava nem de longe em que trabalhos me estava a meter. Mas, por vossa causa (sim, por você que está a ler este texto), tem valido a pena, pois tenho-me sentido amplamente recompensada.

Por isso, hoje quero expressar aqui os meus sinceros agradecimentos:
  • Aos contribuidores do blogue, Ferreira-Pinto, Fada do Bosque e Cila, por terem oferecido alguns preciosos textos a este blogue, que muito animaram e abrilhantaram, uma vez que, não por falta de boas intenções da anfitriã, mas antes por uma inata falta de inspiração da mesma, bem deles precisou (e continua a precisar).
  • Àqueles que durante este ano, se deram ao trabalho de aqui deixar comentários, importantes e imprescindíveis para permitir a troca de ideias e o diálogo, ou mesmo para uma simples palavra de apoio, e cujo contributo permitiu enriquecer 244 dos 263 "posts" publicados.
  • Aos que, solidariamente, se fizeram seguidores do blogue, quer através do Blogger (218), quer através do NetworkedBlogs do Facebook (153), pois são também um motivo forte para continuar este trabalho. No total serão cerca de 300 seguidores, mesmo contando que alguns seguem este blogue através das duas redes. Obrigada a todos pela vossa presença.
  • A todos os visitantes que por aqui passaram (e foram mais de 44 mil visitas) que procuram uma sociedade mais sustentável e mais amiga do ambiente.
  • E um agradecimento especial aos meus três filhos e ao pai deles, meu companheiro de viagem, pelo tempo que lhes roubei. E à minha filha Alice que fez a montagem da imagem deste "post" dedicado ao primeiro aniversário do blogue, um obrigada extra.

Photobucket

Espero poder continuar por cá, assim como espero poder contar com os outros colaboradores, para animar esta casa. E sobretudo, conto com a vossa opinião para poder melhorar este espaço, partilhando um pouco sobre este nosso mundo e a nossa relação com ele.

Continuemos a insistir e a agir por um um mundo mais sustentável. Dedico-vos uma fatia de bolo de aniversário e uma flor de cera da minha varanda :)
A todos, sinceramente, muito obrigada!

36 comentários:

  1. Agora sim,
    estou aqui para desejar a esse blog tão interessante e bem feito um FELZ ANIVERSÁRIO!!!
    Com certeza nesses 365 dias de vida, o planeta ficou mais protegido e os terráqueos mais bem informados.
    E eu ganhei uma nova amiga!!
    Parabéns Manuela!!! Muito sucesso!!

    O meu é no dia 26 agora!!!

    ah, o bolo estava uma deícia..rs.

    bjkasss Manuela

    ResponderEliminar
  2. Olá Manuela Araújo, e restante equipa.

    Recebi o convite há pouco, e antes de ir deitar decidi fazer um peueno devio até aqui- com muito gosto - para deixar os meus parabéns sinceros.
    Eu acho que este bebé, acabado de completar um aninho, está com um óptimo aspecto, ar saudável de quem tem sido bem cuidado e alimentado pelos dedicados progenitores - e cheio de vida.
    E assim irá certamente continuar, para satisfação de todos aqueles que gostam de vir até aqui visitá-lo, deixando-lhe algumas palavras de apreço e encorajamento, que bem merece. Estes são os meus votos -com a promessa de vou continuar a passar por cá.

    PARABÉNS!!
    Uma abraço para todos.
    Vitor

    ResponderEliminar
  3. Querida Amiga Manuela,
    Cá estou ofegante com a corrida que fiz para cá chegar mas vou provar do bolo e beber uma tacita que trouxe comigo para poder comemorar consigo tão bonito trabalho que tem conseguido fazer com os seus "padrinhos" colaboradores ao longo deste ano que passou!
    Desejo-lhes a continuação desta luta e das exitos conseguidos com os meus sinceros parabéns.

    ResponderEliminar
  4. Querida Manuela e ajudantes deste blogue

    PARABÈNS por este 1ºano...e (espero)os seguintes.
    OBRIGADA e VIVA A VIDA!

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pelo aniversário ao progenitor e padrinhos, que se repita por muitos anos, sempre com a mesma alegria e com muito mais amigos e seguidores.

    Beijinhos,
    Ana Martins

    ResponderEliminar
  6. Amiga Manuela,

    Como já tinha percebido, no meu comentário inicial tinha colado o meu comentário ao amigo Luís, onde recolhi, em primeira mão, a informação de que haveria festa hoje aqui.
    São as desvantagens de ficar o comentário para aprovação, mas compreendo, e ainda as pressas e o sono...

    Mais uma vez os meus Parabéns por este 1º Ano de um trabalho maravilhoso, dedicado às mais nobres causas e com a mestria de quem sabe muito bem o que faz, como receber, como divulgar, como ajudar.

    Pela sua simpatia bem como pela da Fada Helena, os meus parabéns em especial que são naturalmente extensivos à restante equipa.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Isto dos blogues foi realmente uma invenção e tanto, infelizmente encontra-se muita porcaria por aí mas obviamente esse não é o caso deste blogue. Descobri-o quando começamos o nosso projecto e desde aí tenho-o visitado constantemente (apesar de nem sempre comentar xD); já tive o prazer de estar com a "mãe" pessoalmente e só posso dizer que não me enganei: a simpatia é além teclas :D Muitos parabéns e esperanças de continuidade :D

    ResponderEliminar
  8. Aqui o padrinho continua a achar que o nome é muito grande, mas o engenho e arte da senhora dona menina princesa do blogue, a minha querida amiga MANUELA ARAÚJO, arranjou forma de contornar o óbice que eu lhe apontei inicialmente.

    Aliás, em abono da verdade, a MANUELA ARAÚJO, tem tal engenho e arte que consegue até sobreviver com a preguiça aguda de que o padrinho quase sempre padece ... qualquer dia, devo levar com um bom pau de marmeleiro nas costas ...

    De qualquer modo, há que parabenizar o projecto, as "manas", os leitores e comentadores por igual e com idêntica intensidade À que permitiu que este projecto seja hoje uma referência.

    Quanto ao bolo, espero que amanhã haja ainda uma fatia ...

    ResponderEliminar
  9. Parabéne Querida mana, que muito me orgulhas, na tua laboriosa missão para a sensibilização de um Planeta mais saudável e para uma humanidade melhor.
    Quanto ao padrinho, ahahhahahahahaa!
    São as tiradas dele que fazem falta! :)) muito gosto de o "ouvir". Sim e ele tem razão ao dizer que não sabe, como persistes com a nossa elevada dose de preguiça! Ora que grande virtude a tua, teres essa capacidade de tal forma vincada, que de transformaste este espaço num local de referência.
    Parabéns e obrigada a todos os comentadores, que mantém o espaço vivo e interactivo.
    Eu prefiro essa tua "flor de cera", tão rara e desde que me lembro, cultivada cá na família. detesto bolos...ahahhahahah e chocolate muito menos. :)) Mas a flor!...
    Á Cila um beijo grande, pois tem tanto trabalho que não lhe sobra tempo... anda sempre arrasada e sabemos que o trabalho dela, não sendo virtual, tem como mote a sustentabilidde.
    Um beijinho grande e um abraço terno para todos quantos aqui passam. Obrigada
    Para ti um especial, Nela! :)
    Parabéns minha laboriosa Fada Sininho! :)

    ResponderEliminar
  10. Muitos Parabéns Manuela! Obrigada por nos alertar para tanta noticia ambiental e humana importante! Precisamos de mais blogs assim :-)

    Agora um aparte, esse bolo tem um aspecto deliciosamente achocolatado! Que maravilha!

    ResponderEliminar
  11. Muitos parabéns! Espero que um dia blogues como o teu não sejam mais necessários, mas claro, isso é uma utopia...

    Bem hajas!

    ResponderEliminar
  12. Olá!Muitos parabéns! Está de parabéns pelo óptimo trabalho que tem desenvolvido.
    Além de gostar do seu trabalho é extremamente motivador!É que nem sempre é fácil remar contra a maré e juntos remamos muito melhor!
    Desejo muitos mais anos para o Sustentabilidade é Acção!
    Gostei do bolo!Estava delicioso:)

    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Manuela, Fada e Ferreira-Pinto, muitos parabéns por este aniversário de um trabalho maravilhoso.

    E como sustentabilidade "não é palavra" é "acção" como muito bem consta do nome do blogue, é também tempo de reflectirmos sobre o que na realidade fizemos pela sustentabilidade do nosso querido Planeta.

    Obrigada pelo bolo e pela flor e beijinhos para todos:))

    ResponderEliminar
  14. Parabéns aos colaboradores nesta obra de interesse público, que luta por uma causa nobre que merece o apoio de todos os cidadãos.
    Desejo que este ano sirva apenas de aperitivo para a continuação deste banquete de que todos recolheremos energias para uma vida mais feliz e saudável.
    Precisamos que as qualidades de vida do Planeta tenham sustentabilidade, para o que é necessária acção positiva de todos nós. Parabéns por este ano de vida e pelo título do blogue.

    Abraços
    João

    ResponderEliminar
  15. Ora então aqui vai um grande "muitos parabéns" para vocês todos (Manuela, Fada e FP), e um grande bem hajam por tão nobre e valoroso espaço de informação, convivio e ao fim e ao cabo, de civismo. Sim, que isto de sermos conscientes em termos ambientais é das mais elevadas formas de civismo que eu conheço.

    Parabéns e ... continuem.

    Manuela ... dia 20 está quase aí, já tem as luvas, ancinhos e baldes prontos ?

    ResponderEliminar
  16. Para assinalar e partilhar a comemoração desta "data" "cito" Celan (in, Kew Gardens):
    "Agora que
    tu cresces de novo
    nas minhas mãos,
    com o ano a morrer (…)".
    Eu é que agradeço a "hospitalidade" deste blog (que muito mais do que isso). Um abraço para todos.

    ResponderEliminar
  17. 365 dias! Só? Pela maturidade e pela seriedade deste blogue parece, a quem aqui chega, que já têm uma longa experiência. Parabéns por lutarem pela sustentabilidade e por nos ensinarem, em todos os "posts", que ela tem que se alcançar com acção. Abraços a todos.

    ResponderEliminar
  18. Muitos parabéns, um blogue como este vale ouro! Muita força e intervenção para mais um ano, vamos ver se o povinho acorda!!! Abraço

    ResponderEliminar
  19. !!!!!PARABÉNS!!!!!

    É com orgulho que deixo ficar a minha marca no vosso 1º aniversário!!

    Se o resultado do vosso árduo trabalho não fosse excelente, não haveriam tantos seguidores nem tantos visitantes do cantinho mais ecológico de toda a internet... :)

    À Nela, Lena, Cila e Ferreira-Pinto um grande bem-haja pelo empenho por um Mundo melhor e muita força para continuarem com esta tão nobre dedicação...

    Beijinhos,

    Susana

    ResponderEliminar
  20. Muitos Parabéns.
    Desejo que esta data se repita muitas vezes, porque a qualidade deste blog e a sua legião de seguidores assim o exigem.
    O bolo tem óptimo aspecto, parece-me muito delicioso, mas não o consegui provar.

    Com amizade
    Jorge Paulo Oliveira

    ResponderEliminar
  21. Bem... Manuela, o bolo estava quase tão bom como o Sustentabilidade é Acção a quem quero dar os Parabéns e saudar, mais uma vez, com um grande e sentido Bem-Haja por Existir!
    Claro que vou estar sempre por aqui porque nada melhor do que as boas companhias para nos tornarem melhores :))
    Um grande beijinho com votos de uma Vida Longa e Feliz :)

    ResponderEliminar
  22. Parabéns pelo vosso 1º Aninho!!!
    Já sopraram a vela do bolo? ;)

    Foram 365 dias dedicados à Sustentabilidade através de um excelente trabalho!!

    Um abraço
    Mab

    ResponderEliminar
  23. Caríssimos, amigos e companheiros da blogosfera,

    Érica
    Vítor Chuva
    Luís
    Ana Teresa
    Ana Martins
    Fernanda
    Celina
    Ferreira-Pinto
    Fada do Bosque
    Ecila
    Adoa
    Ana
    Josefa
    A. João Soares
    Eduardo Miguel
    Jeune Dame de Jazz
    Analima
    Rui Figueiredo Vieira
    Susana
    Jorge Paulo Oliveira
    Ana Paula Fitas
    MAb

    Com enorme satisfação registo as vossa amáveis palavras de incentivo. Estando consciente que em parte serão imerecidas, é verdade que me dão alento e força para continuar. Sem a vossa presença por esta casa, mais ou menos assídua, há muito teria deixado de dedicar uma parte significativa do meu tempo livre a este espaço. São vocês que me dão força e meneira de arranjar um bocadinho de tempo para me informar e divulgar o que julgo ser importante para ajudar um pouco a cuidar da nossa casa comum.
    Muito obrigada a todos por tudo, e pelos parabéns pelo primeiro aniversário do blogue.

    Um grande abraço :)

    P.S.: Fada do Bosque e Ferreira-Pinto, espero que continuem a participar com "posts", na medida da vossa disponibilidade, e assim dar ânimo e avivar o verde deste espaço. Um obrigada especial aos dois :)

    ResponderEliminar
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  25. Parabéns pela data tão importante....que muitos anos mais vcs comemorem.....mil beijocas,com muito carinho.....Monique

    ResponderEliminar
  26. Bem, aqui entrei há pouco tempo e pouco vi do trabalho realizado, mas avaliando pela amostra que nada faz supor não ser significativa, muito mais que os parabéns importa deixar o agradecimento por todo o esforço desenvolvido e, sobretudo, pela generosidade revelada.

    Da mesma maneira que não há democracia sem estado de direito, jamais haverá a cultura democrática sem uma sociedade civil forte, o mesmo é dizer activa e capaz de, no seu seio, produzir discurso(s) a respeito do que importa ao bem comum. Tiramos o chapéu e curvamo-nos em sinal de respeito perante todos aqueles que para tanto contribuem e esse é o caso de quem dá corpo a este espaço tão bonito.

    Não desejo longos anos pois sei que o pouco que cada um possa dar é que faz o muito que marca a diferença dos povos civilizados e conscientes dos seus deveres, os únicos que sabem zelar a preceito pelos seus direitos. Sem embargo, tenho a certeza que no momento em que as circunstâncias os levem a dizer adeus, muito terão contribuído para que outros tomem o lugar vago e continuem, qual formiguinha incansável, a levar estas pedrinhas ao moinho onde se amassa o pão de um futuro melhor.
    Os nossos filhos agradecem o vosso empenho e boa vontade, bem-hajam por isso
    Rudolfo Wolf

    ResponderEliminar
  27. Ainda que atrasado ( estou desculpado, ontem foi domingo...)quero deixar-vos um abraço de parabéns, porque este blog vai muito bem comigo,pois dedico-me às questões da sustentabilidade.
    Só uma coisa em relação ao post abaixo. E batatas GM também não queremos. A CE aprovou-as no dia 2 de Março e a União Luxemburguesa de Consumidores foi a primeira a protestar. Por cá, a DECO mantém-se em silêncio.

    ResponderEliminar
  28. Sue
    Obrigada, filhota, e beijinhos :)

    Monique
    Muito obrigada pelas palavras e pela vista. Beijinhos

    Rudolfo
    Agradeço sinceramente as palavras amáveis e sensatas, pois espero que este espaço dure apenas enquanto valer a pena. E se vale alguma coisa, é sobretudo porque tem o contributo valioso de quem por aqui passa e se dá ao trabalho de participar contribuindo para o diálogo e para a reflexão.
    Por isso, muito obrigada

    Carlos
    Muito obrigada pelos parabéns, pela visita.
    Quanto às batatas GM (da BASF), tem toda a razão, soube da triste notícia no início do mês, já como "facto consumado", infelizmente.
    Estive para falar das batatas também neste "post" sobre o arroz, mas não quis torná-lo muito longo.
    No que se refere à DECO, ainda não descobri a sua verdadeira "missão", mas desconfio!

    ResponderEliminar
  29. Olá Manuela,
    Parabéns pelo ANIVERSÁRIO DO SUSTENTABILIDADE E ACÇÃO e a minha admiração à titular e aos colaboradores que têm feito um trabalho bastante meritório numa área tão preocupante para muitos e que se deseja que seja uma preocupação para todos. Por aqui tenho aprendido bastante, conhecendo mais profundamente os problemas que vou lendo nos jornais.

    À Manuela, ao Ferreira Pinto à Fada do Bosque um incentivo para continuarem com este projecto.
    Beijinhos,
    Manuela

    ResponderEliminar
  30. Manuela....vi o seu agradecimento e o seu comentário......eu sou responsável por 3 blogs(www.mimirabolantes.blogspot.com ;www.miguelpereira-mimirabolante.blogspot.com ;www.arquivomimirabolante.blogspot.com )o de sustentabilidade é um blog com parcerias(tbm não sei e não estou entendendo o que está acontecendo....vamos aguardar )bjcas

    ResponderEliminar
  31. Depois e de alguma hesitação lá arrancou com toda a pujança. Foi bom ver que não desistes.
    Parabéns

    ResponderEliminar
  32. Feliz aniversário. Espero chegar lá também. Esou seguindo desde já seu blog, muito informativo. Passe lá no meu: www.bioletim.blogspot.com

    ResponderEliminar
  33. Manuela Freitas,
    Muito obrigada pelas suas palavras e pelo incentivo,espero bem que o resto da equipa não esmoreça.
    Um beijinho

    Monique
    Espero que alguém resolva lá o problema, vamos ver.
    Um beijinho e obrigada

    Cosimo
    Obrigada, vamos ver se há força para continuar. Acho que sim, mas não me parece que seja esta semana :) Um abraço

    Bioletim
    Obrigada, passei pelo seu blogue, à pressa, mais tarde passarei com calma.

    ResponderEliminar
  34. Olá Manuela,
    Um pouco atrasado, mas não posso deixar de lhe dar os parabéns pelo excelente serviço público que aqui realiza (não esquecendo os demais colaboradores).
    Desejo que continue com a força que tem manifestado ao longo deste ano.
    um abraço e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  35. A você Manuela e todos que ajudam a editar este belo blog, meus parabés e votos de continuidade por muuuito longo tempo.
    um forte abraço
    Liete

    ResponderEliminar
  36. Paulo e Liete
    Muito obrigada pelos parabéns, pela visita, e por ajudarem a melhorar este blogue com a vossa contribuição.
    Um abraço

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.