segunda-feira, 8 de março de 2010

Flordelis

Através da revista Única, do semanário Expresso desta semana, dedicado à Mulher, soube da história de Flordelis dos Santos, uma brasileira de 48 anos, mãe de 50 filhos com idades entre os 2 e os 34 anos, dos quais 4 são biológicos.

Flordelis nasceu e cresceu na favela de Jacarezinho, do Rio de Janeiro, filha de pastor evangélico e mais tarde pastora ela própria. No início da década de 90, Flordelis resgatou 5 adolescentes do tráfico e consumo de drogas. Em Fevereiro de 1994, na sequência do massacre de meninos de rua na Central do Brasil, os sobreviventes, 37 crianças e adolescentes, dos quais 14 bebés, bateram à sua porta à procura de ajuda. Tendo sido acusada de sequestro, os problemas com a Justiça e com a Polícia levaram-na a fugir com as crianças por várias vezes, para não as ter de entregar. (Ver mais aqui: Revista Ragga)

Li a sua história de coragem e solidariedade, e pensei que a vida dela dava um filme. Pesquisei na internet, e verifiquei que deu mesmo. Estreou em Outubro de 2009, no Brasil, o filme “FLORDELIS – Basta uma palavra para mudar”, que conta a história desta missionária evangélica, produzido por Marco António Ferraz e Anderson Corrêa ( aqui o trailer). Quanto à qualidade do filme, não vi e não faço ideia, mas os críticos não gostaram.

Escolhi esta história para assinalar o Dia Internacional da Mulher. Porque esta mulher fez a diferença para muitas crianças. Crianças que hoje estariam mortas ou estariam a cometer crimes.

10 comentários:

  1. Extraordinária!

    Não conhecia a história, Manuela. Nem o filme. Flordelis é uma MULHER com todas as letras maiúsculas, a sua vida assim o atesta.

    Portanto, foi muito bem escolhida e bem assinalada. Obrigada pela divulgação.

    Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  2. Manuela, desejo-lhe um excelente dia da Mulher.
    Um beijinho
    Maria

    ResponderEliminar
  3. Também não conheço o filme mas é um acontecimento de assinalar…
    Quanto ao "Dia Internacional da Mulher" às vezes pergunto-me se não será Dia Internacional da Mulher Ocidental…?! E, mesmo assim, consta que em Portugal (2008) 90% da violência doméstica atingia as mulheres…

    Um abraço..

    ResponderEliminar
  4. Ana Paula
    De facto, Flordelis merece ser homenageada. Foi preciso muita coragem para "tirar" adolescentes das garras dos traficantes de droga, e para cuidar de mais de 40 crianças!
    Obrigada e um beijinho :)

    ResponderEliminar
  5. Maria
    Obrigada e um bom dia para si também.
    Um Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Jeune Dame
    Pelas palavras dos críticos, o filme não faz justiça à homenageada, mas a história merece ser contada.
    Este dia devia ser sobretudo para lembrar as mulheres que sofrem apenas pelo facto de o serem, todas elas, e o maior sofrimento das mulheres não é de certeza as ocidentais...
    Mas o flagelo da violência doméstica é coisa que difícil de entender especialmente nas sociedades ocidentais.
    Uma praga a combater!

    ResponderEliminar
  7. Uma autêntica Mãe de Transição!!! :-)

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.